Até que ponto o nome da faculdade influencia no currículo?

Por Mais Empresas  |  21/08/2017  |  Comente »

Há muito tempo se ouve falar que após escolher o curso que se quer fazer, deve-se concentrar as energias em pesquisar e escolher uma boa faculdade para que futuramente, quando seu currículo for analisado, a fama da instituição de ensino o ajude a conseguir um emprego. Mas o tempo passa e os processos mudam, hoje em dia há muitas outras formas de se fazer notar do que apenas cursando uma boa faculdade.

A profissional de recursos humanos da empresa 8020 Marketing Digital, Raquel Belalian,  explica “A fase de análise de currículo embora seja “fria”, nós conseguimos identificar pontos que podem ser relevantes sobre o perfil do candidato, por exemplo se ele saiu da cidade natal para cursar algum curso específico ou até se tendenciou para alguma área específica dentro da faculdade, mas não julgo ser determinante para a seleção”, diz.

Outra questão que norteia este assunto, seria a possível preferência dos recrutadores por pessoas que tenham se formado em universidades públicas de renome, porém Raquel reafirma que para ela esta informação não é determinante “O perfil e valores que se aproximem ao da empresa pesam mais na contratação do que a instituição de estudo” constata.

É um erro deixar recair sobre as instituições que estudou ou os cursos que fez toda a responsabilidade de sucesso em uma entrevista, pois elas não resumem toda a sua capacidade intelectual. Antes de quantidade, é preciso pensar em qualidade e comprometimento, não adianta ter cursado a melhor faculdade e feito os melhores cursos se você não soube aproveitar e absorver este conhecimento.

É importante investir em outros pontos que deixarão seu currículo mais interessante, como cursos complementares à sua área de formação, um curso de idioma, colocar no documento se você se envolveu em projetos durante a faculdade, estágios e qualquer experiência que tenha te agregado conhecimento. Raquel lembra ainda da importância de se aproveitar as oportunidades ainda dentro da graduação “É possível que o candidato tenha tido contato com professores renomados e projetos importantes durante o curso, e isso serve de bagagem para o estudante e soma na vida profissional. Mas o que vale de verdade é o interesse do aluno em buscar as informações, a internet hoje pode suprir muitas oportunidades de conhecimento antes difíceis de alcançar” diz.

Outro quesito apontado por Raquel, é a da organização visual do currículo. É essencial que ele esteja bem formatado e apresentando as informações de maneira simples, clara e objetiva. Fique atento também a erros de português ou digitação, é sempre bom revisar todo o texto antes de enviar.

Ao se candidatar a uma vaga tente saber mais sobre os valores da empresa, além de se inteirar sobre as atividades que ela desempenha e analise se o perfil de funcionário que estão procurando se encaixa em você. Seguindo estas dicas simples, você conseguirá se destacar sem depender da fama da universidade em que estudou.

 

Nenhum comentário ainda.

Deixe seu comentário: