Marketing de conteúdo, uma estratégia poderosa

Por Mais Empresas  |  06/11/2017  |  Comente »

O Marketing de Conteúdo é mais antigo do que se pensa. Os primeiros registros desta iniciativa datam do século XIX. Uma ação inovadora na época, do fabricante americano de equipamentos agrícolas John Deere. Em 1895, a John Deere publicou a primeira edição da revista The Furrow, cujo foco eram assuntos ligados à agricultura. O objetivo era geração de conteúdo informativo para o público rural que possuía negócios ligados à agricultura, como venda de implementos ou alugueis de equipamentos.

Uma forma de posicionar a marca como líder em seu ramo de atividade e gerar valor ao público específico da área. A ação foi um sucesso e a revista The Furrow existe até hoje bem como a John Deere ainda é a líder no seu segmento.

De lá para cá muita coisa mudou. Conceitualmente o Marketing de conteúdo continua o mesmo, porém as mídias mudaram radicalmente e seu alcance e velocidade idem. Tal mudança foi proporcionada pelo avanço da tecnologia da informação e pela hiper-conectividade que vivenciamos à pleno desenvolvimento em nossos dias.

Para pessoas e organizações um deleite estratégico que se bem aproveitado torna-se um poderoso instrumento de marketing, aliás o mais poderoso instrumento de marketing que temos à nossa disposição . Uma matéria publicada neste minuto na rede tem o potencial para atingir seu público global instantaneamente, em tempo real. Porém como tudo o que traz seus grandes benefícios, também traz seus efeitos colaterais e há a necessidade de estratégias específicas para o sucesso no marketing de rede.

 

Marketing Digital e a Exposição da Rede

Ao participar de um Curso de Liderança verá que um de seus fundamentos é a assertividade da comunicação para o público o qual o líder se dirige. Vamos entender melhor.

Não adianta a comunicação do líder ter alcance, porém para um público que não se sensibiliza com o que comunica. Significa que houve uma comunicação, mas não houve a interlocução ou a relevância para o público que captou esta comunicação. Ou ainda não houve feedback.

Para uma organização é um enorme problema, pois ações de marketing corporativo demandam esforços, investimentos e tempo das organizações. E se não receberem o direcionamento adequado, não chegarão ao público que tem interesse no que a empresa faz.

Daí concluímos que a exposição na rede é importante, mas também a exposição para o público que se interessa pelo conteúdo que está sendo exposto. Caso contrário não haverá boas possibilidades de negócio.

A seletividade com inteligência na rede, requer a expertise de profissionais do marketing digital.

Chegamos então à um dos fundamentos da comunicação estratégica : A comunicação ser exposta para o público que se interessa por aquilo.. Ou ainda a comunicação estrategicamente direcionada.

 

Marketing Digital e a Relevância

Outra questão fundamental é a relevância. Ela é uma das características importantes da comunicação e a percebemos claramente quando estamos em contato direto com o público. Em um Treinamento in Company percebemos muito bem a relevância dada à um determinado tema pela expressão direta ou indireta dos trainees, afinal estamos partilhando o mesmo ambiente e a leitura das reações é bem visível.

Mas e na rede, quando o compartilhamento dos ambientes e o contato pessoal não é possível? A leitura da reação de quem está acessando a página de uma organização não é detectada. Como, então, perceber a relevância do que estamos expondo ao nosso público?

Mais uma vez os prestadores de serviço que dedicam-se ao Marketing Digital tem um papel importante na estratégia empresarial de comunicação na Internet.

Na rede existem as famosas palavras chave que representam o que cada público pesquisa sobre temas que tem uma relevância específica. Estas palavras ou expressões desenham um mapeamento de buscas que pode ser dividido por temas, ou por palavras. E indicam o que cada público tem interesse em suas pesquisas. Se tem interesse é por que são relevantes à este ou aquele público.

Chegamos então ao segundo fundamento da Comunicação Estratégica : A Relevância do que se publica, ou se comunica

Afinal, não é razoável que uma organização atinja o seu público com matérias ou temas que este não percebe como relevante. O resultado é que chega-se ao lugar certo, ou ao o público de interesse, mas sem relevância. Não tendo relevância, o público não irá interagir com sua matéria e não voltará à sua página.

A busca por estas palavras chave e como posicioná-las na rede é uma das matérias primas mais importantes para um bom marketing digital. E é especialidade das empresas que dedicam-se à esta atividade.

Fica claro que os fundamentos do marketing digital acabam por definirem-se em : Exposição ao público correto e com relevância. A chave para os bons negócios na rede.

O segredo não é a super-exposição mas, a exposição para quem interessa para a organização, e para que tem interesse no que a organização faz.

Um bom suporte de empresas de marketing digital é a melhor escolha na hora de se pensar em negócios na rede.

 

 

Autor Convidado

Nenhum comentário ainda.

Deixe seu comentário: