Saiba Porque Sua Empresa Precisa de Um Sistema de Gestão

Por Mahmod Issa  |  28/11/2017  |  Comente »

O sistema de gestão se tornou um dos pilares da administração contemporânea. Conhecido como ERP, ou Enterprise Resource Planning, ele cria uma interface virtual da empresa, ajudando a garantir alto nível de controle e integrar pessoas, tecnologias e processos.

Ainda assim, muitos empreendedores questionam o real valor da ferramenta para seus negócios. Vejamos algumas das principais vantagens de se ter um sistema de gestão e como sua empresa pode se beneficiar de cada uma delas.

Informações Confiáveis, Disponíveis e Centralizadas

O primeiro grande ganho auferido com o uso de sistemas de gestão está na forma pela qual ele recebe, organiza e disponibiliza as informações. Trata-se de uma ferramenta que cria um diretório estruturado com tudo o que é essencial para o controle do negócio.

Assim, de acordo com as entradas que cada setor realiza, você tem uma fonte de consulta unificada, de fácil acesso e em tempo real. Isso permite analisar a empresa de forma ágil e objetiva, proporcionando maior segurança no processo decisório.

Tal aspecto é válido para toda a gama de documentos e informações empresariais, como: indicadores, procedimentos operacionais, emissor de notas fiscais eletrônicas, ordens de serviço e compra, por exemplo.

Visão Sistêmica do Negócio

O sistema de gestão é projetado para controlar e articular sua empresa em vários níveis. Não existem informações isoladas ou fora de contexto. A ideia é que o gestor tenha uma visão completa das interfaces e conexões entre áreas e resultados, permitindo decisões assertivas.

Não basta ter uma grande massa de dados. É preciso saber qual o impacto disso para cada parte do negócio e definir intervenções que levem em consideração todos os lados da questão.

Como gerir o fluxo de caixa sem pensar no estoque? Como definir a demanda sem analisar a escala de pessoal? Como combinar um prazo sem conhecer a produtividade? O sistema de gestão fornece a visão holística da organização, aumentando o conhecimento e o poder de decisão de quem administra.

Informações Analíticas

Toda organização pode ser representada por um emaranhado de dados. Eles têm as mais diversas fontes e razões, mas só fazem sentido quando convertidos em informações e interpretados de maneira apropriada. O problema é que esse processo toma tempo e, caso não siga um padrão, pode não alcançar o resultado esperado.

A grande vantagem do sistema de gestão nesse ponto é realizar toda a parte manual de tratamento de dados, de maneira ágil e seguindo uma metodologia única. Torna-se algo corriqueiro realizar a extração de relatórios que representem uma determinada situação na empresa.

Os gestores ficam então munidos de diversas linhas de raciocínio para analisar o negócio e definir a rota de ação mais adequada a cada desafio com o qual precisem lidar.

Comunicação Ágil

Já imaginou se as discussões e as interfaces entre várias áreas e pessoas de uma mesma empresa se basearem em fontes de informação distintas? Cada um com sua planilha de Excel, recheada de dados que os setores conheçam individualmente e sem a devida troca entre as partes.

Isso aumenta em muito o tempo para colocar todos na mesma página e ainda abre margem para que cada gestor siga uma linha de raciocínio individual. Trata-se do tipo de situação em que os processos não fluem como deveriam, uma vez que cada indivíduo age baseado em interesses setoriais, não empresariais.

Esse é um dos principais problemas resolvidos pelo sistema de gestão. Ao criar uma fonte central, todos aqueles que têm interesse em determinado processo podem ter acesso a informações que otimizem a relação entre setores. Isso promove uma linguagem única e assertiva, integrando áreas e fluxos.

Sistema de Gestão: A Tecnologia que Pode Mudar Seu Negócio

Não importa qual o seu desafio empresarial, o sistema de gestão ERP certo pode ajudá-lo. Trata-se do tipo de ferramenta pensada para favorecer cada área e processo do negócio, concedendo o tipo de clareza que todo administrador precisa.

Não se trata de uma moda de mercado ou de um item supérfluo. Os sistemas de gestão abrem as portas para uma informatização robusta da sua empresa, permitindo o tipo de agilidade e controle de quem quer sobreviver a um mercado cada vez mais competitivo.

 

Nenhum comentário ainda.

Deixe seu comentário: