A importância do Direito Ambiental dentro das empresas

Por Mais Empresas  |  22/12/2017  |  Comente »

Em um país com recursos naturais abundantes, o Direito Ambiental se faz essencial para que esses recursos sejam utilizados de forma consciente

O direito ambiental, como o próprio nome sugere, se preocupa com as questões ambientais de cada país. Por meio de um conjunto de regras e normas jurídicas zela tanto pela fauna e flora, quanto pelas interações desses bens com a sociedade.

No Brasil o direito ambiental é indispensável em vista da quantidade de recursos naturais disponíveis. Porém, apesar de ter leis ambientais avançadas, na prática são pouco aplicadas.

 

Dentro das empresas

Quando se fala em direito ambiental dentro das organizações, relaciona-se a melhoria na qualidade ambiental dos serviços, produtos e do ambiente de trabalho. Sejam essas empresas públicas ou privadas, o compromisso com o direito ambiental estabelece que sejam adotadas práticas que causem o menor dano possível a natureza. Desde a produção, até os resíduos produzidos.

E as empresas que se relacionam mais estreitamente com as legislações ambientais, são as de produção de alimentos e construção civil. Por exemplo, para a viabilização do projeto de um condomínio, é necessário juntar toda uma documentação referente a vários aspectos da obra. Tudo para garantir a proteção dos recursos naturais cuja utilização é comum para toda a sociedade.

Apesar de ser uma área considerada nova no meio jurídico, encontra-se em expansão. E o mercado empresarial só tem a ganhar, pois aliado a consultoria ambiental cria um trabalho multidisciplinar e participativo que auxilia as empresas a cumprirem a legislação ambiental. Dessa forma sanções penais e administrativas são evitadas e os empreendimentos não sofrem com pagamento de multas e até paralisação de suas atividades.

 

Especialização

A área não compõe a grade dos cursos de Direito, o que faz com que os interessados tenham que buscar uma pós-graduação. E não somente profissionais da área jurídica como advogados, promotores e procuradores podem procurar essa especialização. Pessoas que já atuam na área ambiental podem investir, como cientistas, biólogos e até engenheiros.

Nenhum comentário ainda.

Deixe seu comentário: