Investir no setor da saúde é um bom negócio?

Por Mais Empresas  |  29/03/2018  |  Comente »

O sistema público de saúde no Brasil não cresce tanto quanto a população, mas em contrapartida os investimentos privados são um local propício para investimentos com retorno garantido. Um bom exemplo é o surgimento, hora ou outra, de hospitais privados para suprir a carência de investimento e boas instituições públicas.

Hospitais demandam investimentos muito altos, mas existe um outro negócio que tem crescido e atraído empresários e profissionais da saúde. Estamos falando dos laboratórios de análises clínicas, onde se faz exames de sangue, urina, etc.

O que é preciso para montar um laboratório?

É preciso muito estudo e um bom plano de negócios para que tudo dê certo, apesar de ser um negócio que demanda um investimento considerável, pode ser muito lucrativo. O maior investimento é na estrutura, já que até as metragens do local devem seguir algumas normas.

Segundo a Agência de Vigilância Sanitária, o laboratório deve dispor de sala de coleta de material, uma área para classificação e distribuição de amostras e uma de preparo de reagente. Todas devem ter uma área de 3m².

A paredes devem ser pintadas com cores claras e que dão sensação de limpeza e as luzes também tem que seguir essa recomendação, sendo todas em tons de branco e não amareladas. A lista de equipamentos necessários você pode conferir aqui.

Profissionais

Existem cursos que capacitam pessoas a lidar com a parte técnica do laboratório, é o curso de análises clínicas. Ele prepara o profissional para diagnosticar doenças e também ser responsável pela coleta de sangue. Mas e a parte administrativa? Bom, é um negócio um pouco delicado mas com certeza lucrativo. É preciso estar atento às normas exigidas pela Vigilância Sanitária e pelo Conselho Nacional de Medicina, além de investir em equipamentos de qualidade .

Caso você prefira apenas ficar na administração, é possível contratar profissionais qualificados para trabalhar no laboratório. Lembrando que é imprescindível que eles tenham formação superior ou curso técnico com diploma válido. Você também pode terceirizar esse trabalho, e deixar com uma empresa de RH a tarefa de encontrar e contratar esses profissionais.

Mas o dono de um laboratório de análises clínicas não precisa ser um profissional da saúde, qualquer empresário pode se aventurar a administrar esse tipo de negócio. Entretanto, para responder junto à vigilância sanitária pela administração técnica do laboratório é preciso um profissional legalmente habilitado.

Mercado

Não podemos dizer que é um setor extremamente concorrido ou totalmente isento de concorrência. Mas é fato que algumas cidades necessitam do serviço mais do que outras, já que podem ter poucos laboratórios que não suprem a demanda do local. No Brasil são cerca de 17 mil laboratórios de análises que realizam cerca de 10 milhões de exames por mês, uma pesquisa de mercado pode tirar as dúvidas do empresário mostrando se o negócio é viável ou não.

Nenhum comentário ainda.

Deixe seu comentário: