O papel do marketing quando se trata do agronegócio

Por Mais Empresas  |  21/05/2018  |  Comente »

Segundo a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), a agricultura e o agronegócio foram responsáveis pela contribuição de 23,5% do Produto Interno Bruto (PIB) do país em 2017, a maior participação em 13 anos. E se for analisado, o marketing é um dos grandes influenciadores nessa representatividade tão notória.

O marketing no agronegócio é extremamente importante para consolidar a presença dos produtores rurais no mercado nacional. E nesse ciclo auxilia os agro empresários a gerar novos negócios dentro desse nicho tão competitivo no Brasil e no mundo.

O marketing é um meio de comunicação já consolidado e que tem grande importância em vários segmentos, e dentro do agronegócio não é diferente. As vantagens têm sido cada vez mais exploradas e as estratégias apresentam benefícios claros, seja em pequenas ou grandes empresas do ramo.

Vantagens concretas com a adoção do marketing no agronegócio

Para ser lembrado e indicado na hora de fazer uma compra é preciso interagir com o público-alvo, pois uma boa comunicação com o consumidor é crucial na hora da decisão de compra. E essa interação se dá por meio da produção de conteúdo e da publicidade, por exemplo.

E para ganhar a confiança desse cliente e melhorar o relacionamento “empresa e consumidor” é preciso, além de divulgar a marca, esclarecer quais as vantagens em adquirir aquele determinado produto. E esse processo passa por um ciclo de relação, o antes da compra, durante e depois da venda, essa atenção acaba fidelizando o cliente.

A atuação do marketing, tanto no campo digital, quanto no tradicional, está diretamente ligada com a capacidade do aumento das vendas. A empresa só é lembrada quando é vista, e esse ditado é verídico, pois somente assim, um negócio consegue manter um crescimento das vendas em um período onde a economia não anda muito estável.

Outra estratégia ligada ao marketing e ao branding (a gestão da marca) que consolida as empresas na área do agronegócio é o posicionamento correto das mesmas em relação a alguns assuntos do campo. Isso interfere na maneira que a população enxerga determinada marca, impactando clientes e influenciando pautas na mídia e formadores de opiniões da área, os famosos influencers.

É indiscutível a importância do marketing no crescimento dos números em relação ao agronegócio. E esse viés que movimenta a economia no Brasil é o assunto que vem sendo cada vez mais pautado e discutido tanto nos meios de comunicação, quanto na sociedade. O Brasil hoje respira agronegócio, e os empresários devem usar isso a favor das suas marcas e produtos, mostrando principalmente sua preocupação com o meio ambiente, já que um fato está ligado ao outro.

Nenhum comentário ainda.

Deixe seu comentário: