Saiba quais os principais desafios e oportunidades do agronegócio na atualidade

Por Mais Empresas  |  21/05/2018  |  Comente »

Atualmente o maior negócio no Brasil é o agronegócio, e em passos largos o país está prestes a se tornar a maior potência agrícola mundial. Hoje o Brasil é o maior exportador mundial de suco de laranja, café, açúcar, tabaco, álcool, carne bovina e couro. Exportamos também soja, carne de frango e milho.

Essa é a prova que o agronegócio tem alta rentabilidade na economia, e vem se modernizando cada vez mais em seus diversos segmentos. Mas por outro lado esse negócio se tornou muito desafiador, com obstáculos que devem ser ultrapassados para ganhar destaque em um mercado com tanta concorrência.

Existem vários desafios quando se trata do agronegócio e um deles é o desperdício de produção, por isso é importante ter conhecimento sobre como manusear e armazenar os produtos de forma correta para evitar perdas, e evitar também o aumento de custos operacionais.

Outro problema muito comum é a logística de entrega, transportar os produtos sem que eles sejam danificados. Normalmente isso acontece com alimentos que percorrem longas distâncias, que não foram armazenados adequadamente, etc. Isso pode ser evitado com um bom planejamento logístico aliado ao uso da tecnologia.

Um grande obstáculo é se atentar às questões ambientais e sociais, dar uma boa qualidade de trabalho para quem trabalha no campo e ter cuidados necessário para que a própria produção não agrida o meio ambiente. Nesse ponto é preciso também tornar o campo atrativo para atrair mão de obra qualificada.

O que pode trazer uma dorzinha de cabeça é o excesso de burocracias nos processos ligados ao agronegócio, principalmente quando se trata de importação e exportação. Por isso é muito importante sempre buscar informações e saber das novidades e medidas adotadas em cada país para essa troca de mercadoria. Isso evita muitos outros desafios que possam surgir.

As oportunidades do agronegócio

Com a superação do agronegócio frente a crise econômica em que o país se encontra tem-se visto uma melhora na eficiência da produção no campo. As empresas estão cada vez mais focadas em desenvolver soluções eficientes com o uso da tecnologia, o que interfere diretamente no aumento da produção das fazendas.

Há um aumento na produção sustentável, pois os consumidores estão cada vez mais conscientes sobre o que comem e os malefícios da produção exacerbada de alimentos ou o uso dos agrotóxicos para o meio ambiente e para a saúde. A busca por alternativas sustentáveis força as grandes propriedades a desenvolver soluções nessa área.

É importante conhecer os desafios do agronegócio e estar por dentro das tendências atuais e futuras para o campo, assim é possível tomar atitudes corretas e corrigir os problemas que possam surgir. Os desafios também são importantes para produzir com mais qualidade.

Nenhum comentário ainda.

Deixe seu comentário: