Tire 5 principais dúvidas sobre a publicidade no YouTube

Por Mais Empresas  |  04/06/2018  |  Comente »

Sem dúvida, o YouTube é umas das plataformas de compartilhamento de vídeo mais populares do mundo. Os números não deixam mentir: além de ter mais de 50% de crescimento por ano, ele tem cerca de 1,8 bilhão de usuários. Com essa quantidade de pessoas, ter um negócio e não investir em publicidade no YouTube é uma loucura!

A plataforma disponibiliza oportunidades incríveis para os anunciantes, já que é possível segmentar o público e construir ações de engajamento, fazendo com que a campanha seja mais efetiva e reflita em bons resultados de vendas.

Por isso, neste texto, nós vamos tirar algumas dúvidas de como lidar com ela! Confira!

1. Como funciona?

O YouTube oferece 3 maneiras de mostrar anúncios na plataforma:

  • texto — é um formato que tem 20% de espaço na tela. Geralmente, fica na região inferior do vídeo. É ideal para quem quer que sua propaganda seja vista rapidamente;
  • banner — são anúncios gráficos. Eles ficam abaixo do vídeo, porém, podem aparecer na rede de display de um canal;
  • vídeos — esses são os mais visíveis. Costumam aparecer antes do vídeo, no meio ou no final. Existem duas categorias: TrueView e Bumpers e, em alguns casos, podem aparecer na rede de display.

2. Quais são as opções de publicidade para vídeo no YouTube?

Os anúncios estilo TrueView são cobrados apenas se todo o conteúdo foi assistido ou, pelo menos,  se o espectador interagir com algum dos comandos.

Eles ainda têm mais duas subdivisões — In-stream (é reproduzido antes, durante ou após o vídeo principal, e o usuário tem a opção de pular após 5 segundos) e Vídeo Discovery (utilizado em pontos de descoberta, como em listas de conteúdos relacionados, assim como nos resultados de pesquisa e na página inicial do aplicativo).

Já os Bumpers são mais específicos, funcionam melhor quando o objetivo é alcançar clientes e criar uma imagem de identificação. Eles podem ser mostrados antes, durante ou depois do vídeo. Precisam ter uma mensagem mais eficaz e são sempre cobrados após mil exibições.

3. Quais são as vantagens de se investir na publicidade do YouTube?

Os anúncios em vídeo têm uma capacidade de alcance bastante eficaz, como versões para diferentes dispositivos. Ao analisar o monitoramento, esse tipo de plataforma conta com a parceria de ferramentas. O apoio do Analytics, por exemplo, é um ótimo recurso que viabiliza determinar perfis de clientes, definir taxas, analisar quais são as melhores formas para interagir etc.

Além disso, a rede social oferece meios de interação bem dinâmicos, com a chance de selecionar anúncios, determinar aonde eles podem ser vinculados e compartilhá-los em outras redes sociais.

4. Como atingir o público-alvo?

Como vimos, o YouTube tem diferentes formas de apresentar publicidade e, de fato, é uma maneira bem efetiva para atrair clientes. Com anúncios produzidos com conteúdo determinado para o perfil do seu público, é possível se conectar com diferentes pessoas que tenham o mesmo interesse muito rapidamente.

Além dos anúncios, é importante ter um canal e publicar vídeos regularmente — criando material explicativo sobre a sua empresa —, assim como fornecer dicas sobre os assuntos relacionados com os seus produtos e serviços. A inserção de palavras-chaves é outra possibilidade disponibilizada para atrair pessoas por região ou sexo e idade.

5. Como fazer publicidade na plataforma?

Além da produção de vídeos, um empreendedor consegue investir em anúncios segmentados, utilizando as palavras-chave que relacionam as buscas das pessoas com aquilo que produz. Esse recurso pode ser usado tanto nos vídeos quanto na rede de display. Também é possível por meios da criação de tópicos, atingir usuários.

Desenvolver conteúdo pensando em público-alvo é igualmente facilitado pelo YouTube, já que a plataforma consegue ser muito mais precisa para criar para pessoas com gostos mais específicos e que tenham mais certeza do que querem. Lembrando que ele é diferente da TV, em que se atinge uma quantidade maior de consumidores do que qualidade.

É possível ainda usar a estratégia de “remarketing” e atrair mais por meio das interações com os vídeos publicados no canal ou nos anúncios.

Com certeza, deu para perceber como a publicidade no YouTube é bastante abrangente e oferece oportunidades de engajar em diferentes níveis. Gostou do nosso conteúdo? Quer continuar aprendemos mais? Então, assine a nossa newsletter agora!

Este texto foi escrito por Thiago Távora, consultor de e-commerce da iSET, empresa de tecnologia que oferece como principal solução uma poderosa plataforma de e-commerce SaaS, 100% em nuvem e em formato White Label para revenda.

Nenhum comentário ainda.

Deixe seu comentário: