A tecnologia está tornando o mercado de vendas melhor ou pior?

Por Mais Empresas  |  05/07/2018  |  Comente »

A tecnologia mudou completamente a gestão de negócios. Isso é um fato. Nos últimos anos, independentemente do segmento ou porte da empresa, atividades desde as mais banais até as mais complexas assumiram novos contornos graças a uma ampla diversidade de recursos tecnológicos.

Algumas dessas atividades, tradicionalmente, envolvem em grande medida o fator humano. Um dos principais exemplos disso se refere à área de vendas. Ponto vital para qualquer organização, ela passou a contar com elementos que a aproximaram de um processo mais objetivo e racional.

Muitas pessoas têm suas dúvidas sobre os benefícios dessas modificações e por isso trazemos hoje alguns aspectos relativamente novos na gestão de vendas e que representaram grande impacto nos resultados da área.

Sincronia Gerencial: As Vendas e os ERP’s

O primeiro exemplo de recurso tecnológico que trazemos e que causou profundas modificações no dinamismo do processo de vendas é o dos softwares de gestão empresarial online. Projetados para constituir uma forma robusta de controle do negócio, eles representam uma das principais ferramentas da atualidade para integração de processos.

Por meio dessa sistemática, as atividades de vendas deixaram de estar isoladas das demais e representam uma parte do todo. Seus impactos são automaticamente identificados sobre questões como o controle de estoque  e a gestão financeira, proporcionando uma visão consistente do todo.

É possível realizar projeções mais realistas, identificar impactos e ações necessárias de outras áreas, além de tomar decisões mais assertivas.

Foco Total no Cliente: As Vendas e os CRM’s

Outro recurso tecnológico desenvolvido nos últimos tempos e que está diretamente relacionado às vendas é o CRM. Criado com a ideia de aprimorar a relação organizacional com os clientes, trata-se de uma ferramenta utilizada desde a prospecção até o pós-venda.

Suas funcionalidades permitem uma gestão de todo o funil de vendas, permitindo o controle de cada etapa, o acompanhamento de pendências e a análise das estatísticas da cadeia comercial, além de oferecer maior agilidade de comunicação com o cliente e com os demais colaboradores da instituição.

Assim, aspectos que ficavam centralizados em indivíduos passam a ser de domínio do negócio, elevando a confiabilidade, a segurança da informação e criando bases para o aprimoramento constante do processo. Um fato importante sobre os CRM’s é que a maioria pode ser facilmente integrada com seu ERP online.

Marketing Digital: Abrindo as Portas do Seu Negócio para o Mundo

O terceiro aspecto que queremos destacar e que tem enorme impacto sobre as vendas, se refere ao marketing digital. Essa forma de captação de clientes e de gestão de imagem da empresa é desenvolvida inteiramente on-line e oferece uma série de oportunidades para negócios de qualquer porte e segmento.

Os dois fatores básicos que fizeram com que ela trouxesse amplas alterações ao processo de vendas foram a escala e o alcance. Esses dois aspectos influenciam diretamente a capacidade do negócio de alcançar e de atender seu público. Dessa forma, o marketing digital representa uma forma poderosa de globalização da organização.

Trata-se de uma estratégia que criou um contexto de mercado inimaginável até meados da década de 90, mas que representa o presente e o futuro das transações. É difícil pensar em empresas que sobrevivam aos próximos anos sem um forte trabalho online.

A Tecnologia e As Vendas: Adapte-se ou Fique pelo Caminho

Os três fatores que descrevemos aqui mostram como as vendas foram impactadas pela tecnologia nos últimos anos. Trata-se de um processo que já foi longe, mas que ainda tem muito a oferecer.

As ferramentas apresentadas trabalham em aspectos críticos do processo comercial e, portanto, devem ser prioridade para quem espera manter o fôlego em um mercado cada vez mais competitivo. Se você ainda não caminhou nesse sentido, talvez seja hora de começar a pensar em investir em tecnologia.

Ela é um dos principais fatores competitivos da atualidade e não se deve questionar sua validade enquanto ferramenta de negócio. Sem o uso apropriado da tecnologia, dificilmente qualquer negócio manterá sua rentabilidade nos próximos anos.

Pense nisso como uma mudança nas regras do jogo: todos estão regidos pelos mesmos fatores. O grande fato é que tem bem mais chances de alcançar o sucesso quem aceita o novo contexto e se adapta a ele.

Nenhum comentário ainda.

Deixe seu comentário: