Indústria 4.0 e o que a automação industrial tem a ver com isso?

Por Mais Empresas  |  15/08/2018  |  Comente »

O setor da produção está passando por um momento transformador. Fatores como o avanço das tecnologias de comunicação, informação e a combinação entre mundo real e realidade virtual, têm revolucionado os processos industriais tradicionais. Este conjunto de mudanças foi chamado de indústria 4.0, e para que você entenda tudo sobre esse processo revolucionário preparamos este post

O que é a indústria 4.0?

Este é um conceito que começou a ser a ser implantado nas indústrias em 2013, fruto de um projeto do governo alemão que combinava estratégias de tecnologia e meios de produção. O fundamento básico da indústria 4.0 é a conexão de máquinas e sistemas autônomos, que são capazes de prever falhas em processos e se adaptar a mudanças nas etapas de produção das fábricas.

Segundo Tiago Machado, engenheiro elétrico e empresário, as empresas serão totalmente transformadas, “Os processos e a gestão serão feitos de maneira bem mais inteligente, baseada em dados em tempo real. No final tudo irá se resumir em maior eficiência na produção industrial; produzir mais gastando menos”, explica.

E logo quando pensamos em transformações na indústria logo nos vem à mente a automação industrial, ou seja, a realização de algum trabalho por meio de máquinas controladas automaticamente. De acordo com Tiago “a indústria 4.0 é na verdade um novo patamar de automação. No passado automação se resumia simplesmente no fato de colocar uma máquina para fazer um trabalho que antes era manual ou arriscado. O que muda com a indústria 4.0 é que esta mesma máquina agora precisa gerar dados e se comunicar com outras máquinas e com os sistemas da indústria” esclarece.

Principais impactos

O resultado mais evidente da revolução industrial poderá ser notado no mercado de trabalho. “O principal impacto positivo será no boom de demanda por mão de obra capacitada. Robotistas, programadores, desenvolvedores, projetistas e engenheiros serão o grande motor da indústria 4.0. O impacto negativo será na redução de demanda por trabalhos manuais e que não exigem capacitação” observa Tiago.

A experiência do cliente também será transformada já que com sistemas inteligentes, a capacidade de personalização de acordo com suas preferências será elevada, tornando a experiência do consumidor e o relacionamento com as empresas mais forte e próximo.

Podemos concluir que a indústria 4.0 é um conceito que se tornará realidade muito em breve e transformará totalmente a forma como lidamos com a produção de bens de consumo e materiais, proporcionando uma melhor distribuição de riquezas e materiais e tornando o planeta mais sustentável.

Nenhum comentário ainda.

Deixe seu comentário: