Descubra quais são os desafios de empreender em 2018

Por Mais Empresas  |  25/09/2018  |  Comente »

Abrir o próprio negócio é sempre um risco. Seja uma microfranquia ou uma nova empresa, o empreendedorismo é um desafio que envolve muitas variáveis e, se você quer investir nesse universo, é preciso estar preparado para tomar decisões difíceis e passar por novos desafios.

Por mais que o ano já esteja na reta final, é muito comum que novos empreendedores desejam abrir seus negócios agora no segundo semestre, principalmente se a opção for uma microfranquia no setor de varejo. Afinal, datas comemorativas como o Dia das Crianças e o Natal são uma ótima época para impulsionar a receita.

Clique aqui para conferir mais artigos desse assunto 🙂

Se você faz parte desse grupo de pessoas, é essencial que você conheça os principais pontos de atenção ao empreender este ano para que possa se preparar para esses casos.

Então veja abaixo quais são os desafios de empreender em 2018:

Avanço lento da economia

Há alguns anos, a economia do País começou a desacelerar e a instabilidade econômica e política fez com que muitos investidores ficassem com o pé atrás em relação a novos negócios.

Isso significa que as chances de conseguir empréstimos e financiamentos diminuíram consideravelmente. Dessa forma, o capital inicial que você precisa para investir na abertura do seu negócio é muito maior.

Imprevisibilidade do resultado das eleições

Mesmo um mês antes das votações, ainda é muito difícil prever quem serão os candidatos eleitos para cargos importantes, como de presidente da república, deputados federais e estaduais e governadores.

A instabilidade política afeta o mercado diretamente, já que os governantes têm muita influência sobre os investimentos nacionais e internacionais. Por isso, talvez seja uma boa ideia esperar o resultado das eleições para começar a planejar o seu negócio.

Excesso de feriados

A maioria das microfranquias está inserida no mercado de varejo. Esse setor sofreu bastante com o excesso de feriados em 2018, já que nesse período é mais difícil que as pessoas comprem (exceto no caso de datas como o Natal, Dia das Crianças e a Páscoa, já que esses eventos incentivam o consumo).

A diminuição dos dias úteis faz com que as vendas caiam e, ao mesmo tempo, que o ano pareça mais curto. Porém, se a sua ideia é abrir uma microfranquia ainda em 2018, você poderá aproveitar a temporada de compras de dezembro e começar o planejamento para o lucro de 2019.

Competitividade do mercado

Apesar de este não ser um desafio específico de 2018, vale a pena mencionar o fato de que existem diversas empresas e franquias no mercado, fazendo com que este seja um ambiente bastante competitivo para novos empreendedores.

Ao começar o seu próprio negócio, é imprescindível que você faça uma extensa pesquisa do mercado. Além de ter uma dimensão dos tipos de empresa que já existem, é possível entender as necessidades do seu público alvo para que você possa criar soluções inovadoras de acordo com o que eles esperam dos seus produtos e serviços.

Ter um diferencial é a melhor forma de garantir que o seu próprio negócio estará um passo à frente da concorrência, o que aumenta consideravelmente as chances de que a empresa seja bem-sucedida.

Por mais que 2018 seja um ano caracterizado pela instabilidade política e econômica, incerteza do futuro do país e uma queda generalizada do varejo, é preciso ter em mente que o empreendedorismo sempre envolverá diversos riscos.

O importante aqui é que você seja capaz de se planejar para todos os obstáculos que podem surgir no caminho. O planejamento orçamentário, a definição de prazos e cronogramas e a execução cautelosa do projeto podem fazer toda a diferença na hora de começar o seu próprio negócio ainda este ano. Boa sorte!

Ficou com alguma dúvida ou quer saber mais sobre os desafios de empreender em 2018? Então deixe o seu comentário no espaço abaixo e aproveite para compartilhar nas redes sociais!

Nenhum comentário ainda.

Deixe seu comentário: