Como conquistar um estágio e adquirir experiência

Por Mais Empresas  |  22/11/2018  |  Comente »

Estágio durante a faculdade

Saiba como conquistar um estágio e adquirir experiência no mercado

        O estágio é que dá ao aluno de universidade e futuro profissional a oportunidade da transição para o mercado de trabalho. Ele tem o objetivo de fazer com que o universitário adquira experiência e melhore sua compreensão sobre a prática daquilo que aprendeu na teoria.

        Existem os estágios obrigatórios e os opcionais, que na maioria são remunerados. Normalmente existe uma dificuldade em encontrar um bom estágio, com um bom monitor e que dê a oportunidade ao aluno progredir. Mas existem alguns caminhos que podem ser seguidos para que isso ocorra.

10 dicas para conseguir um bom estágio

  1.    Comece o processo na faculdade

Não é mistério que para conseguir um bom estágio é preciso ter uma experiência prévia, e a melhor forma de adquiri-la é dentro da universidade. Veja a área que mais se identifica do curso e procure fazer uma Iniciação Científica, isso dará ao currículo um peso maior na hora de conseguir um estágio, e o próprio professor pode indicar o aluno para uma vaga.

  1.    Conheça suas vontades

A melhor forma de se organizar e saber quais são seus objetivos é criar uma lista com os pontos fortes e habilidades. Esse processo auxilia na escolha das empresas que tenham o foco parecido com o seu, o ambiente que você procura, além de ser importante para o autoconhecimento.

  1.    Qual empresa quero trabalhar

Conheça as empresas que oferecem estágio na área que pretende atuar, pesquise sobre a história, segmento, plano de carreira, etc. Para que o trabalho seja eficiente é preciso um ambiente agradável e que respeite as leis trabalhistas.

  1.    Esteja nas redes sociais

Para conhecer mais sobre alguém basta dar uma olhada nas redes sociais da pessoa, e não é diferente com o futuro empregador, para ter uma ideia de quem você é eles sempre vão olhar seu perfil na internet. Por isso é importante ter sempre as redes atualizadas e com compartilhamentos relevantes. Atualmente você é o que compartilha.

  1.    Esteja sempre atualizado

Para ser um destaque dentre os outros candidatos a algum estágio é preciso ter conhecimento sempre atualizado. Buscar informações sobre a área de atuação, ser curioso e saber um pouquinho de tudo. Seja antenado e se mostre sempre interessado e disponível para aprender mais.

  1.    Faça um bom currículo

Prepare um currículo enxuto e com as informações necessárias. Ele é a porta de entrada para uma entrevista, por isso valorize seu currículo, coloque as informações pessoas, formações e experiências anteriores. Nada de muitos textos, isso não causa a curiosidade do empregador.

  1.     Crie uma rede de contatos

Quanto mais pessoas você conhece na sua área de atuação, maior é a chance de ter um emprego dos sonhos. Invista no aumento da rede de contatos, se misture, socialize com as pessoas e crie laços de amizades, isso poderá te levar longe profissionalmente.

  1.    Abuse da criatividade

A criatividade é um meio para se destacar dentre a concorrência, use isso a seu favor. Mostre suas habilidades de maneira diferente, faça um currículo diferenciado, crie um vídeo ou imagens que falem mais sobre você e suas experiências. Essas atitudes podem de dar maior evidência, mas siga essa dica importante: criatividade e bom senso devem andar sempre juntos.

  1.    Seja um bom aluno

A instituição de ensino e o desempenho dentro da sala de aula podem influenciar a escolha de muitas empresas. Por isso mantenha uma postura proativa nas aulas, um bom profissional é aquele que sabe se comunicar, que seja aplicado e esteja sempre aprimorando seu conhecimento.

  1.  Faça trabalho voluntário

O currículo se torna mais interessante com atividades voluntárias, e isso também ajuda na valorização do profissional. Mostra as experiências que teve e como conseguiu administrar a convivência com pessoas diferentes. O voluntariado ajuda a pessoa a desenvolver o trabalho em equipe e a empatia com o próximo. Além de ser um crescimento profissional, é um crescimento pessoal.

 

Nenhum comentário ainda.

Deixe seu comentário: