Cidadania Digital: Entenda como funciona

Por Mais Empresas  |  26/11/2018  |  Comente »

Para que pessoas de diferentes classes, idades e pensamentos consigam viver bem e em harmonia, existem algumas regras, conhecidas como cidadania digital, que devem ser respeitadas para que tudo funcione de modo organizado e correto.

O mesmo, deve acontecer com os meios tecnológicos e para isso, utilizamos os principais conceitos da cidadania digital. Conheça a Contraktor, empresa referência em assinatura digital.

O que é cidadania digital?

“A cidadania digital é, acima de tudo, agir como um cidadão também em ambiente virtual, respeitando as normas de conduta, direitos e deveres que são estabelecidos pela nossa constituição.” Fonte.

De acordo com as definições de Mike Ribble, a cidadania digital, é o uso responsável e apropriado da tecnologia.

Sabemos que a tecnologia conseguiu transformar para melhor, a vida de milhares de pessoas desde a sua invenção.

Especialmente, através dos tempos em que foi possível evoluir e trazer os diferentes recursos para tantas outras pessoas, nos mais diferentes lugares.

Segundo Mike Ribble, existem alguns elementos que fazem parte da cidadania digital que devem ser respeitados, para que toda e qualquer pessoa possa fazer o bom uso das tecnologias, nas suas diferentes aplicações.

  • Acesso digital;
  • Comércio Digital;
  • Comunicação Digital;
  • Alfabetização Digital;
  • Etiqueta Digital;
  • Lei Digital;
  • Direito e Responsabilidade Digital;
  • Saúde e bem-estar digital;
  • Segurança digital.

A cidadania digital tem como objetivo, proporcionar o direito à cultura digital e utilizar a tecnologia de forma responsável e ética.

Todos os conhecimentos e ensinamentos que são disponibilizados através dessa ciência.

São divulgados para que as pessoas tenham a correta consciência sobre o impacto que as publicações online que podem causar na vida das pessoas.

Assim como informar sobre os cuidados que devem ser tomados enquanto se utiliza a internet.

A partir disso, será possível construir uma reputação digital positiva, que poderá trazer vários benefícios para uma pessoa, trazendo-a à reflexão a respeito das redes sociais e também, do uso de ferramentas digitais.

Como funciona a cidadania digital?

A cidadania digital faz com que um usuário consiga exercer os seus direitos, mas também cumprir os seus deveres, de modo que toda a relação entre os meios tecnológicos possam ser vividos de modo adequado.

Vale a pena ressaltar que tanto os direitos como deveres de um determinado usuário são legalmente estabelecidos, para que possam ser aplicados às atividades que serão desenvolvidas em ambiente virtual.

Todo esse conhecimento e também, as normas que devem ser seguidas são feitas de modo a respeitar a exposição e segurança de cada pessoa.

As assinaturas eletrônicas

Uma das principais formas de manter essa exposição e principalmente a segurança de cada pessoa são as assinaturas eletrônicas.

As pessoas se tornam usuários no ambiente virtual, o que consequentemente aumentam a cada dia o número de acessos aos meios tecnológicos.

Principalmente por ser uma atividade que realizamos todos os dias.

Muitas vezes nem sequer paramos para pensar ou nem ao menos sabemos, que realmente se trata de uma cidadania digital que está sendo exercida naquele momento.

Ao utilizarmos um mecanismo válido e que pode conferir uma identidade digital, assim como a legitimidade da mesma, estamos colocando em ação uma das seguintes possibilidades:

  • Assinatura com senha;
  • Código de segurança;
  • Certificado emitido digitalmente.

A partir do momento que você confere e se torna válido qualquer uma dessas assinaturas eletrônicas, você passa a exercer a sua cidadania digital.

Podendo até mesmo assegurar a sua proteção e também, de outras pessoas.

Esses procedimentos são simples exemplos de validações que podem ser solicitadas para ter acesso a documentos até mesmo empresariais e que são de grande importância, para diferentes corporações.

Uma vez que através dos meios tecnológicos é possível ter acesso a esse tipo de informação pela internet, pode se tornar muito mais fácil gerenciar contratos, documentos e outras informações a partir de diferentes dispositivos.

Isso torna a vida de milhares de pessoas muito mais fácil.

Principalmente pelo fato de que não será mais necessário permanecer apenas no ambiente físico, que pode ser limitado pelo tempo e espaço.

O que acaba tornando mais difícil a realização até mesmo de atividades como essas que foram citadas acima.

Cenário atual

Nos dias de hoje, podemos contar com diferentes empresas de alta qualidade que disponibilizam toda a infraestrutura necessária para disponibilizar esse serviço aos seus clientes.

Isso facilita a vida das pessoas a partir da utilização da tecnologia.

Muitos avanços já foram realizados nessa área e os especialistas indicam que, à medida em que a tecnologia avançar, o mesmo irá acontecer com a cidadania digital.

Hoje o que acontece é que os direitos e deveres que encontramos em nossa constituição devem ser igualmente respeitados seja no ambiente físico ou virtual.

No entanto, como as pessoas estão diretamente conectadas a cada dia, se torna mais necessário leis e regras que sejam exclusivas para o ambiente digital.

Proporcionando assim que cada cidadão saiba exatamente como deve se portar nesse ambiente, nas diferentes situações que forem apresentadas.

Nenhum comentário ainda.

Deixe seu comentário: