A importância de bons relacionamentos no ambiente de trabalho

Por Mais Empresas  |  13/12/2018  |  Comente »

Muitas empresas buscam hoje pessoas que saibam trabalhar em equipe. O profissional precisa ficar atento não apenas ao serviço dele mesmo, mas também ao todo, enxergando a organização como uma unidade e trabalhando e se emprenhando para que essa unidade caminhe.

Isso faz com que a parte técnica nem sempre seja o mais importante em uma entrevista. A pergunta correta agora é: Será que essa pessoa está preparada para entender, compreender e atuar nesse conjunto que formamos?

 

Relacionamento em equipe gera vendas

 

Importância de um bom relacionamento nas empresas

Um bom relacionamento é a chave e ajuda a aumentar a confiança entre os membros da equipe, diminuindo os conflitos e colaborando para o crescimento individual e coletivo. O foco tem que ser da equipe, e não de uma ou mais pessoas e a missão organizacional e o cumprimento das metas estabelecidas são os pontos centrais em que cada um dos trabalhadores deve estar concentrado.

Tudo isso faz com que seja essencial que o gestor, empresário ou líder esteja atento a esse problema e trabalhe não apenas para contratar pessoas com características adequadas ao empreendimento e ao trabalho em conjunto, mas também atuar diariamente para que o bom relacionamento ocorra e permaneça.

Essa atitude afetará diretamente na produção da equipe, na manutenção de bons profissionais, no relacionamento com o mercado  e, como consequência, no aumento da lucratividade quando o trabalho for bem desenvolvido para não virar festa.

Relacionamento em equipe para melhorar produtividade

Como agir para que isso se dê de maneira mais natural?

Separamos algumas dicas que podem ser usadas no dia a dia empresarial visando unir, motivar e melhorar o relacionamento da sua equipe de trabalho:

Seja franco: o ambiente de trabalho precisa de transparência. Claro que isso não quer dizer que o gestor precise falar tudo sempre, mas o que puder ser comunicado à equipe, deve ser feito de maneira homogênea. Para isso, reuniões e esclarecimentos de metas e conquistas são importantes. Lembre-se que um bom relacionamento só é possível quando há confiança e sem transparência, a confiança não tem como existir.

Educação é fundamental: por favor, bom dia, com licença, tudo bem, como vai, olá, entre outras palavras simples devem fazer parte da rotina das pessoas em uma organização. Isso também é válido para o chefe. Mesmo quando o assunto a ser tratado for mais sério ou grave, a educação e calma devem ser mantidas.

Sorria: claro que há tempo para tudo. Se algo está péssimo, a notícia é ruim ou catastrófica, o sorriso se torna até inconveniente. Porém, no cotidiano, um sorriso quebra um clima ruim e aproxima as pessoas melhorando o relacionamento do grupo é como uma massagem no ego.

Humildade: todas as pessoas têm limites e cometem erros. Assumir isso e pedir ajuda é essencial para uma boa relação. Além disso, é uma maneira de valorizar os demais membros da equipe, o que é bastante positivo.

Entenda: as pessoas são diferentes, agem diferentes e pensam diferentes, aceite isso e saiba lidar da melhor maneira. As diferenças são enriquecedoras quando você sabe aproveitá‑las.

Na sua organização há uma harmonia entre os colaboradores? Como vocês trabalham isso? Conte pra gente nos comentários!

Nenhum comentário ainda.

Deixe seu comentário: