Controle de vendas: como a tecnologia pode ajudar?

Por Mais Empresas  |  10/01/2019  |  Comente »

A gestão empresarial pode ser uma atividade bastante difícil de ser realizada. São muitas informações e responsabilidades que precisam ser administradas e acompanhadas para que a empresa cresça de forma sustentável e gere lucro.

As vendas são fundamentais para esse crescimento e manter esse controle organizado, acompanhando os resultados, é essencial para agir rapidamente quando há algum problema ou mesmo para planejar as ações seguintes.

Ter um controle eficiente de vendas melhora as operações e o planejamento da empresa como um todo, permitindo que o negócio funcione com mais previsibilidade financeira, que tenha um bom controle de estoque e um ótimo relacionamento com os clientes.

O que é o controle de vendas?

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o controle de vendas não se resume apenas à contagem do número de vendas feitas pela empresa.

O controle de vendas é o acompanhamento de todas as etapas do processo de vendas de uma empresa, assim como a conversão final.

Controlar as vendas significa ficar de olho não apenas na venda em si, mas em todos os processos que a empresa possui que ajudam a consolidar essa venda. E nesta lista estão incluídos o orçamento, o recebimento de produtos, estoque, entre muitos outros aspectos.

Quais os benefícios do controle de vendas?

Controle e organização são importantes em qualquer aspecto da vida, ainda mais em uma empresa. Conheça os principais benefícios de fazer um controle de vendas eficiente:

  • Melhora o planejamento financeiro da empresa

Um dos principais benefícios do controle de vendas é melhor funcionamento do planejamento financeiro da empresa. Ao controlar as etapas do processo de vendas, a empresa pode identificar problemas antes que eles aconteçam e assim evitar custos extras desnecessários, além de programar a reposição de estoque na quantidade certa, sem investir mais do que é preciso.

  • Otimiza a distribuição de produtos

O controle de vendas eficiente coleta dados mais detalhados sobre o consumo dos clientes. Dessa forma é possível identificar os produtos mais vendidos e criar uma projeção de reposição e de vendas futuras, aperfeiçoando a distribuição de mercadorias.

  • Organiza decisivamente o seu estoque

O estoque é uma dos setores mais importantes de uma empresa, apesar de muitas vezes ser negligenciado.

Decisões equivocadas podem comprometer o capital de giro da empresa e gerar impactos negativos em toda a estrutura do negócio. E para isso o controle de vendas é fundamental.

Manter um controle de vendas mais robusto e rígido evita problemas como excesso de estoque de produtos que encalham nas prateleiras ou a perda de vendas por falta de produtos com muita procura, por exemplo.

O controle eficiente das vendas oferece informações precisas sobre os produtos com maior procura e onde eles são mais vendidos.

Isso garante que o investimento em novos produtos seja feito de maneira eficiente e evita que o capital investido fique parado no estoque.

  • Melhora o relacionamento com o cliente

O controle eficiente de vendas passa pela interação constante entre empresa e clientes, e proporciona a melhor avaliação sobre o perfil dos consumidores e suas preferências. Isso ajuda a intensificar o relacionamento com o cliente e a identificar pontos de melhoria de produtos ou serviços.

Ao fortalecer a relação de confiança e oferecer um atendimento de qualidade, com produtos e serviços que atendam ou superem as expetativas do cliente, as chances de ele se fidelizar e voltar a fazer negócios com o empreendimento aumentam bastante.

Como fazer o controle de vendas eficiente?

Depois de entender a importância de fazer um controle de vendas eficiente na empresa, chega a hora de saber como fazer isso.

A melhor forma é aproveitar os recursos tecnológicos disponíveis para auxiliar a gestão empresarial. Utilizando um sistema de gestão empresarial ERP o controle de vendas se torna muito mais prático e eficiente.

Com ele você controla de forma simples e intuitiva os orçamentos, vendas, estoque, recursos financeiro, comissões de vendedores, emissão de notas fiscais, emissão de boletos e muitas outras funcionalidades sem complicação.

O controle de vendas é uma importante estratégia de negócio que deve ser utilizada em todas as empresas para que se tornem bem-sucedidas.

Agora você já sabe o que é o controle de vendas e a importância dele para a sua empresa. Escolha um bom sistema de gestão empresarial e comece hoje mesmo a controlar as vendas da sua empresa para colocá-la no rumo do crescimento e da lucratividade garantida.

Nenhum comentário ainda.

Deixe seu comentário: