5 dicas para adotar o design thinking em sua empresa

Por Mais Empresas  |  30/05/2019  |  Comente »

É normal que conceitos de determinadas áreas contribuam com a elaboração de práticas favoráveis para outros setores e este é o caso do design thinking. Uma ideia com origem no design, mas que é capaz de levar soluções para qualquer área, inclusive a corporativa.

Sua base tem relação com a possibilidade de revolucionar a forma de enfrentar desafios, em que as soluções são direcionadas para aspectos reais e não suposições.

Para aplicar o design thinking na sua empresa, é só seguir as seguintes dicas:

1) Aposte na flexibilidade

A adaptabilidade é crucial para as empresas que adotam esse tipo de abordagem no dia a dia.

Mas naturalmente, determinadas diretrizes e procedimentos não devem ser negligenciados, principalmente os que são indispensáveis para uma boa atuação da empresa.

O ideal é observar o que pode contribuir de fato para que a empresa esteja aberta para inovações.

2) Conheça de fato o público

Conforme será abordado, a coleta e informações é uma etapa importante do design thinking.

Uma dica significativa é que a empresa aposte em uma equipe engajada e de fato comprometida em realizar os estudos necessários para o levantamento de informações a respeito dos clientes, da empresa e do mercado.

3) Colaboração como prioridade

É importante para a produção de resultados cada vez melhores, que existam diferentes perspectivas e cooperação na procura da melhor solução e esse é um dos pilares do design thinking.

Por esse motivo, uma organização colaborativa têm grande significado para o processo, em especial, para as discussões de ideias.

4) Estímulo de ideias

Se a inovação é um dos principais pontos ao se tratar do design thinking, estimular ideias entre os colaboradores é o mínimo.

É algo fundamental no dia a dia de qualquer tipo de corporação e pode ser trabalhado de diversas formas, como por meio de reuniões, momentos de descontração ou debates.

5) As ideias devem ser testadas

Não basta apenas apostar na colaboração e estímulo de ideias, é possível observar se há potencial, testá-las.

Como o auxílio de testes deve ser analisada brevemente para que não haja o comprometimento absoluto recursos financeiro.

Desta forma,  as etapas do design thinking apresentadas prevalecem com grande importância ao longo do texto

Entenda como funciona o design thinking em empresas

Quando se pensa no mercado de forma geral, inclusive no comportamento dos consumidores, a exigência cresce cada vez mais.

Por exemplo, uma empresa de construção civil que adotava determinadas estratégias em sua atuação para a venda de tijolo refratário, assim como empreendimentos de outros setores, pode comumente se deparar com resultados que precisam ser alterados, seja com ajustes ou exclusões de determinados métodos empregados.

Por isso utilizar o  design thinking é um grande diferencial, uma vez  que o seu funcionamento conta com quatro etapas, que ganham nomenclaturas extremamente diferente das que estão neste conteúdo.

De forma geral, os passos consistem essencialmente na detecção de onde encontrar oportunidades inovadoras, a identificação e desenvolvimento, testes e a execução. Os passos são:

  • Imersão;
  • Ideação;
  • Prototipagem;
  • Execução.

A primeira fase consiste na aproximação do problema e por meio de diferentes pontos de vistas, na qual,  pesquisas de mercado são realizadas para alcançar informações mais sólidas para encontrar o contexto do problema.

É uma etapa que comumente exige dados relevantes a respeito dos clientes e até mesmo da empresa.

Todo esse material é utilizado para a próxima fase, onde ideias  a respeito da oportunidade de inovação no negócio são discutidas e público-alvo definido.

Para compreender a aplicação da etapa seguinte, é possível citar como exemplo uma empresa que apresenta soluções para coberturas, como ferragem armada, estrutura metálica para telhado e perfil U.

Nas etapas anteriores, basicamente, ocorreu o filtro de ideias e na prototipagem é onde tudo começa a ganhar de fato uma forma material e formal para a validação do conteúdo.

A partir deste ponto ocorre o período de testes e em seguida, caso seja viável, a solução é implementada.

Os benefícios do design thinking para as empresas

Sem dúvidas, para que melhorias sejam empregadas nas empresas, o trabalho deve ser constante e em meio às diversas opções que podem ser desenvolvidas em prol de resultados mais satisfatórios.

Dessa maneira, é preciso que os profissionais responsáveis busquem alternativas compatíveis com as necessidades do negócio.

Com um envolvimento maior da equipe na produção como um todo pode ser alcançado e a integração é imprescindível para qualquer tipo de empresa.

Pois assim gera oportunidades para que a perspectiva multidisciplinar alcance níveis cada vez mais altos, inclusive com a valorização do serviço realizado.

Dessa maneira, os funcionários também podem se sentir mais motivados.

Além das vantagens apresentadas, é válido ressaltar que por meio dessa abordagem soluções mais favoráveis podem ser identificadas e ainda mais, com valor agregado para o cliente.

Uma vez que questões como a viabilidade e praticabilidade de determinadas ações também são averiguadas.

No entanto, para cada caso é imprescindível que exista equilíbrio para que a corporação tenha foco adequado no consumidor enquanto sua competitividade e inovações também são trabalhadas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Nenhum comentário ainda.

Deixe seu comentário: