Saiba como utilizar o inbound marketing no seu negócio

Por Mais Empresas  |  03/06/2019  |  Comente »

Nos dias de hoje,  há diversas práticas de marketing digital que levam soluções para os clientes e buscam cada vez mais eficácia, como o inbound marketing.

Trata-se de uma modalidade também nomeada de marketing de atração, pois atende a premissa de que os clientes vão até as corporações.

Como desenvolver uma estratégia de Inbound Marketing?

Os pilares do inbound marketing estão relacionados essencialmente com a atração, conversão e encantamento dos clientes.

Mas para que isso seja possível, naturalmente, há algumas etapas que são cruciais para que as práticas sejam implementadas e reparadas com eficácia, tais como:

  • Determinar um objetivo;
  • Identificar o público;
  • Atrair adequadamente;
  • Fechar;
  • Organizar conteúdos e atualizações.

A definição de um objetivo tem impacto em todos os outros passos, pois tem influência no período da ação para alcançá-lo, como cerca de um ano.

Com isso, é sempre bom identificar o público-alvo e as pesquisas que são relacionadas devem ser sempre atualizadas, uma vez que o mercado está em constante evolução.

Além disso, estabelecer uma persona contribui com estratégias mais precisas e para encontrar com maior facilidade o público, pois corresponde a uma representação do consumidor ideal, ou seja, um perfil semi fictício.

Já a atração ocorre essencialmente por meio do desenvolvimento de conteúdo de qualidade, capaz de levar soluções para as pessoas e por esse motivo, é praticamente uma das principais etapas do inbound marketing.

Por isso é recomendado que um material prazeroso de ler seja criado.

Para a conversão do lead, que corresponde a oportunidade de negócio, é preciso dispor de ofertas atrativas, como por exemplo cartões exclusivos, e-books, e-mails, entre outras técnicas que contribuem para a jornada de compra.

As últimas etapas são cruciais para não comprometer todo o trajeto, pois a organização e devida manutenção contribui com que os compromissos sejam atendidos, assim como o conteúdo seja devidamente atualizado.

Por exemplo, uma empresa que atua com a produção de chapa de inox e comercialização de produtos deste material, além de atender as medidas apresentadas, também pode reiniciar o método de inbound marketing para a atração de novos visitantes, como com a venda de conexões de aço inox.

Quais ferramentas podem ser aplicadas?

Para que as técnicas de inbound marketing sejam implementadas, uma série de ferramentas podem ser utilizadas.

Como um blog por exemplo, que viabiliza postagens informativas e interessantes para os consumidores em potencial.

Além da relevância do conteúdo, é interessante que ele seja de fato atrativo para o público-alvo.

Por esse motivo, apostar em infográficos, imagens de qualidade, vídeos, listas, curiosidades, entre outras possibilidades, pode ser ainda mais vantajoso.

Tanto o site, quanto o blog da empresa são otimizados para promover melhor experiência para o cliente.

Mas para alcançar uma visibilidade maior nos mecanismos de busca também é incisivo e faz parte das práticas que podem ser adotadas no inbound marketing.

As otimizações para os buscadores correspondem às técnicas SEO (Search Engine Optimization) e são ideais para a elevação do tráfego orgânico.

As redes sociais também são ferramentas importantes nesse cenário, especialmente ao considerar a contribuição que podem apresentar para o fortalecimento da imagem da empresa.

Para isso, é preciso que exista muita cautela no conteúdo publicado e uma identidade visual clara.

Além disso, é interessante aproveitar da melhor maneira possível  os espaços para interações com os usuários.

As particularidades do Inbound para cada empresa

Naturalmente, é necessário considerar que cada tipo de corporação apresenta suas particularidades, desde determinadas metas até o público-alvo.

Não basta somente que ocorra o investimento em inbound marketing, é preciso que cada estratégia a ser executada conte com os recursos necessários.  

Afinal, o público de uma empresa que comercializa esticador de cabo de aço é distinto da que presta serviço de gravação a laser, assim como a abordagem deverá ser divergente e provavelmente canais de atuação.

É preciso que a estratégia e planejamento sejam realizados com foco na persona e de acordo com as etapas abordadas em cada tipo de negócio.

Empresas de pequeno porte podem buscar maior competitividade, assim como as maiores podem enxergar no inbound marketing uma oportunidade de expansão.

Por mais que existam determinadas particularidades a serem respeitadas de acordo com cada modelo de negócio.

É importante analisar que com a aplicação adequada das práticas, há possibilidade de que o interesse do cliente cresça de maneira significativa.

Como consequência, a fidelização é alcançada com maior agilidade e solidez.

Diferentes soluções podem ser encontradas com eficácia e independentemente do porte ou setor de atuação, é importante sempre que a estratégia seja elaborada adequadamente.

Caso contrário, os prejuízos podem ser severos para a empresa devido a falta de retorno ou até mesmo para a sua imagem.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Nenhum comentário ainda.

Deixe seu comentário: