Casa em cidade turística? Conheça os principais aspectos de valorização

Por Mais Empresas  |  08/07/2019  |  Comente »

Na hora de adquirir um imóvel, por se tratar de uma troca de alto valor, é muito importante encará-lo como investimento. Ainda que não seja sua intenção no presente, um dia você pode querer vender ou trocá-lo por outro. Sendo assim, o processo de escolha do imóvel deve ser avaliado com muita cautela.

Uma vertente de investimento imobiliário que tem oferecido rentabilidade destacável frente a outros tipos de investimento é a aquisição de imóveis em cidades turísticas. A Baixada Litorânea, no estado do Rio de Janeiro, por exemplo, oferece diversas opções de casas em Rio das Ostras, em Macaé e em Cabo Frio, que garantem ganhos extras para o locatário especialmente durante a temporada de verão.

Os fatores que tornam essas cidades atrativas quanto à aspectos de valorização imobiliária são diversos, e no post de hoje você poderá conhecer um pouco mais sobre o assunto:

Atrativos comerciais 

Cidades turísticas costumam destacar seus aspectos culturais através da arte, dança, e até mesmo da gastronomia. Por isso, é mais comum encontrarmos nestas cidades centros comerciais com lojas de artesanatos ou produtos industrializados que sejam relevantes para região, restaurantes com comidas típicas e espaços de realizações de eventos.

Da mesma maneira, de modo a dar suporte para a economia local, estabelecimentos focados no setor de prestação de serviços também se instalam na região e propagam facilidades para todos ao seu redor. 

Bairros que se localizam no entorno de centros comerciais e até mesmo shoppings centers, costumam ser mais valorizadas que outros. Isso porque estimulam a criação de emprego e melhoram a vizinhança, garantindo segurança e conforto para quem transita pela localidade.

Além disso, promovem facilidades para quem vive na região, uma vez que as pessoas têm cada vez mais buscado se instalar em espaços que permitam realizar suas atividades cotidianas a pé, ou com pequeno deslocamento de carro.

Logo, por oferecerem bancos, lojas, supermercados, farmácias e outros estabelecimentos de grande importância no nosso dia-a-dia, estas regiões geram maior comodidade.

Atrativos naturais

Com a maior preocupação das pessoas em relação a saúde e prática de exercícios físicos, ter fácil acesso à espaços naturais, como áreas verdes de parques e orlas arborizadas à beira-mar, acaba sendo um diferencial que eleva a qualidade de vida.

Estas regiões também são capazes de tornar o ambiente ao seu redor mais agradável, uma vez que reduzem a sensação térmica e melhoram a qualidade do ar respirado. 

Estes atrativos naturais também estão em consonância com o desejo das pessoas em viver em equilíbrio com o meio ambiente.

Na busca por um estilo de vida mais leve, o incentivo à prática de meditação ao ar livre, piqueniques em família e contemplação da natureza se tornaram cada vez mais comuns.

Acessibilidade

Regiões próximas às vias de acesso rápido, que garantem uma entrada e uma saída mais facilitada da cidade, destacam-se pois permitem que o morador passe menos tempo em trânsitos e congestionamentos quando se locomove de uma cidade para outra.

Um local com boa sinalização, ruas asfaltadas e acessos de qualidade são mais procurado no mercado e, consequentemente, se tornam mais valorizados. 

Também é interessante procurar saber dos investimentos em obras e transporte público previstos para a região.

Mesmo nos casos em que o morador tenha carro próprio, é comum valorizar locais com boas opções de transporte público, no caso de eventualidades.

Potencial de Urbanização

Regiões limítrofes à bairros populares costumam apresentar bons investimentos, uma vez que, com o aumento populacional, é em direção às margens que a cidade cresce.

Sendo assim, na grande maioria das vezes, os imóveis destas regiões são mais baratos que em bairros consolidados, mas, com o passar dos anos e com novos investimentos, tendem a se tornar mais valorizados.

Uma vez que a região recebe atenção do governo local, através da infraestrutura de iluminação, asfaltamento, coleta diária de lixo e linhas de ônibus, novos moradores e comerciantes são atraídos. 

No caso de cidades turísticas, a tendência ao processo de urbanização e investimento em infraestrutura tende a ser ainda mais intensa.

Isso porque, com o passar dos anos, devido a grande atração e recebimento de visitantes, diversas pessoas se acabam se instalando na cidade, contribuindo para o aumento da população e arrecadação de impostos através do turismo.





Nenhum comentário ainda.

Deixe seu comentário: