O que é marketing de proximidade?

Por Mais Empresas  |  12/07/2019  |  Comente »

Marketing de Proximidade, tudo que o varejo físico precisa!

Se você está em busca de novas soluções e estratégias para aumentar os resultados do seu negócio, o marketing de proximidade é uma grande oportunidade para você adotar dentro das suas ações de marketing.

O marketing de proximidade vem se tornando uma grande tendência para os varejistas impactarem seus clientes e possíveis consumidores em locais físicos, e o melhor é a precisão que as novas tecnologias possibilitam para essa nova grande tendência de marketing.

Muitas marcas e lojas com a sua adoção, acabam desenvolvendo o conceito omni-channel de uma forma muito mais eficaz, integrando os canais off-line e online.

A Ciclo, como uma agência de e-commerce, promove esse pensamento 360º, sabendo que hoje o cliente vê um único canal, a empresa, seja onde ela estiver.

Mas, afinal, o que é marketing de proximidade?

O marketing de proximidade é um conceito que foi criado por conta das novas tendências que a tecnologia anda proporcionando para marcas e empresas, desenvolverem suas estratégias de venda em locais físicos, fazendo com que clientes ou prospects que estiverem “próximos” aos locais sejam impactados com seus anúncios, mensagens ou qualquer outro objetivo que relacione o consumidor com a marca em uma determinada localização física.

Com o grande avanço tecnológico desenvolvido hoje, existe a possibilidade até de impactar um determinado consumidor com a distância de apenas 1m de um determinado objeto, loja ou etc. Já imaginou impactar um cliente, quando ele estiver próximo de uma determinada gôndola da sua loja e você disparar uma mensagem especifica para ele? Essa é a grande sacada que o marketing de proximidade trás.

Os canais disponíveis para marketing de proximidade

marketing de proximidade todos os canais

Para auxiliar em suas ações, existe um aparado de ferramentas tecnológicas para ser aplicado no marketing de proximidade, os canais disponíveis são:

  • GSM: Muitas empresas utilizam através de ações de SMS Marketing. Essa tecnologia utiliza as antenas telefônicas para definir a localização dos possíveis clientes, não é tão precisa, pois utiliza uma distância em torno de 2km.
  • NFS e QRcode: Uma das primeiras ações que me deparei, quando participei de projeto relacionado a marketing de proximidade, foi a utilização dessas duas tecnologias, que são bem similares e simples. Essas tags, quando criadas, podem ser impressas em adesivos, materiais de PDV e etc, basta apenas o usuário fazer a leitura com seu smartphone para que abra a mensagem embutida nele.
  • Bluetooth Marketing e Beacons (Ibeacons): Os beacons ou Ibeacons são pequenos dispositivos que ficam posicionados em locais estratégicos da loja ou estabelecimento, e transmitem, mensagens via Bluetooth. Leia mais sobre.
  • Social Wi-fi: Utiliza a rede de conexão para interagir com os clientes dentro do estabelecimento que solicitarem o acesso a rede, isso possibilita novas formas de engajar o cliente a consumir ainda mais.
  • Indoor: Tecnologia Brasileira, desenvolvida pela Inlocomedia, trás novas possibilidades e precisão na hora de se relacionar com os clientes.

Como fazer o marketing de proximidade?

Você precisará de auxílio de profissionais e empresas capacitadas na utilização das tecnologias e também de estratégias eficientes para que seu investimento nesse canal não seja em vão.

Integração off-line e online

A melhor estratégia que você pode adotar ao utilizar ações de marketing de proximidade é a integração com os canais digitais. O que quero dizer com isso?

Imagine você utilizar ações em sua loja física para fazer a capturar emails, através dos smartphones de seus clientes e trabalhar em conjunto com uma ação de email marketing. O importante é que você conseguirá trabalhar e medir toda a jornada de compra e pontas de contato de compra que seus clientes tiverem com sua marca.

Fatores do por que adotar o marketing de proximidade

  • Quase 38,7% dos consumidores desejam receber ofertas relevantes nos aparelhos móveis;
  • Segundo o (eMarketer,2014), 96% das vendas ainda acontecem no mundo físico;
  • A utilização de mobile ads que utilizam a geolocalização geram um aumento de 2.5X de visitas ás lojas físicas.
  • 1,6 bilhão de pessoas usando smartphones
  • Número de Smartphones em uso no Brasil, chega a 168 milhões

Gostou desse conteúdo ou ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário!

Nenhum comentário ainda.

Deixe seu comentário: