Como aprender a desenvolver software

Por Mais Empresas  |  09/08/2019  |  Comente »

Você faz parte do grupo de pessoas que tem interesse em saber como funciona o mundo da tecnologia? Já se imaginou desenvolver seus próprios softwares, aplicativos e sistemas para Internet?

Afinal, qualquer pessoa já teve alguma ideia de software que gostaria de implementar e verificar se a ideia de negócio funcionaria ou não.

Se este é o seu caso, neste pequeno artigo, vamos falar sobre algumas linguagens de programação que são poderosas o suficiente para desenvolver praticamente qualquer tipo de sistema em software.

Principais linguagens para começar a desenvolver software

Vamos ver agora quais são as principais linguagens que são recomendadas para alguém que está iniciando na área de desenvolvimento de software.

HTML

O HTML é abreviação para a expressão “HyperText Markup Language”, que significa Hipertexto de Marcação de Linguagem. É o código mais utilizado em toda Internet. Isso porque é a base de qualquer página na Internet.

O documento HTML é estruturado como um conjunto de instruções que descrevem o conteúdo de um site, bem como características como parágrafos, títulos, subtítulos, imagens e vídeos.

Uma característica do HTML é que todo conteúdo é estático. Ou seja: nenhuma fonte de dados é consultado dentro do documento.

JavaScript 

Assim como o HTML, o JavaScript está presente na grande maioria das páginas. Porém é comumente utilizado para operações no lado do cliente, que exige algum tipo de processamento. 

É comumente usado em validação de formulários, bem como animações e conteúdos dinâmicos em páginas da Internet. 

Na prática, JavaScript pode ser usado em operações aritméticas que funcionam apenas do lado do navegador.  

PHP

PHP é um acrônimo recursivo para “PHP: Hypertext Preprocessor”, originalmente Personal Home Page). 

É uma linguagem interpretativa de server-side usada originalmente somente para o progresso de aplicações existentes e atuantes no lado. 

Foi uma das primeiras linguagens que manipulava o HTML, dispensando em vários casos o utilização de arquivos externos para eventuais processamentos de dados. 

O código é interpretado no lado do servidor pelo módulo PHP previamente instalado no servidor de aplicação. 

Nos dias de hoje, a linguagem evoluiu e passou a incorporar diversas funcionalidades, adequando-se aos cenários e desafios reais de mercado. 

É possível utilizar o PHP na maior parte dos sistemas operacionais gratuitamente. Caso tenha interesse em conhecer mais sobre a linguagem, recomendamos este curso de PHP.

Conclusão para desenvolver software

Quem pretende começar a desenvolver softwares necessita ter fluência em algumas linguagens, não sendo o suficiente focar em apenas uma. 

Para trabalhar com a interface, é preciso ter boas noções de HTML e JavaScript. É aconselhado, inclusive, ter noções avançadas dessas duas linguagens.

Para o backend, as linguagens mais indicadas para que pessoas pretendem iniciar são: PHP, Java e C#. São linguagens poderosas e com maturidade o suficiente para desenvolver a maioria das aplicações.

Um bom desenvolvedor de software é autodidata e é curioso por natureza. Por isso, para seguir carreira na área é necessário ter sede de estudos e muita força de vontade.

Esperamos que este artigo tenha sido útil para você. Caso tenha alguma dúvida, você pode utilizar a barra de comentários abaixo.

Considere também ajudar outras pessoas, compartilhando este artigo com seus amigos em suas redes sociais.

Nenhum comentário ainda.

Deixe seu comentário: