Sou MEI, quero emitir nota fiscal, como fazer?

Por Mais Empresas  |  21/08/2019  |  Comente »

Profissionais autônomos, liberais e empresários de pequenos negócios podem formalizar a sua atividade de maneira simples e barata. Trata-se do MEI, sigla para microempreendedor individual. 

Todos os profissionais interessados podem se tornar MEI, desde que faturem por ano até R$ 81 mil e não precisem mais do que um funcionário de carteira assinada. Outros requisitos para ser MEI é não ser sócio de outra empresa e ter a sua atividade prevista nesse enquadramento.

Para tanto, basta acessar o Portal do Empreendedor, conferir se a sua atividade pode ser enquadrada como MEI e, se atender os demais requisitos, já se formalizar. O passo a passo é rápido e, em pouco tempo, você tem o CNPJ da sua empresa em mãos.

Além de contar com benefícios, como muitos outros trabalhadores, quem se enquadra nessa modalidade de empresário pode emitir nota fiscal. Mas como isso deve ser realizado? 

Se você deseja responder à pergunta: sou MEI, quero emitir nota fiscal, como fazer? Continue lendo este artigo. Aqui, você encontra informações importantes sobre o assunto nos tópicos a seguir:

  • Como funciona emissão de nota fiscal para MEI
  • Tipos de notas fiscais para MEI
  • Como um sistema ERP pode ajudar 

Como funciona emissão de nota fiscal para MEI

Antes de saber como emitir nota fiscal para MEI, é importante entender que o empresário enquadrado nessa categoria não é obrigado a gerar o documento quando vender produtos ou serviços a pessoas físicas. A obrigação é somente ao comercializar para pessoas jurídicas.

Ou seja, outras empresas, no entanto, se o cliente que é pessoa física, por alguma razão, quiser a nota fiscal, também é possível emiti-la. Além disso, de acordo com o tipo de nota fiscal gerada pelo MEI, a cobrança de impostos sobre ela possui um valor reduzido.

Tipos de notas fiscais para MEI

Nota Fiscal Avulsa

Uma forma simples do MEI que vende produtos emitir nota fiscal é por meio da avulsa, ideal para os profissionais que necessitam gerar o documento eventualmente. Conforme o seu estado, essa nota fiscal pode ser em papel ou eletrônica.

Por isso, é necessário se informar com a Secretaria da Fazenda do seu estado e, assim, solicitar a autorização para emitir o documento avulso eletrônico ou em papel. A nota fiscal eletrônica (NF-e) já é uma realidade em quase todo o país, então, você pode se deparar com ela.

Nota Fiscal Eletrônica

Já o MEI que vende produtos e precisa emitir nota fiscal com frequência pode aderir à nota fiscal eletrônica, sendo que existem softwares gratuitos, oferecidos pelo governo e por entidades. No entanto, nem sempre são soluções práticas.

Dessa maneira, muitos empresários preferem ter os seus próprios programas de emissão de nota fiscal eletrônica que, além dessa função, podem oferecer demais vantagens para o seu negócio. Nesse caso, o MEI vai emitir a NF-e como qualquer outra empresa.

Notas Fiscais para Prestação de Serviços

As opções descritas anteriormente são adequadas para o MEI que fabrica ou vende produtos. Assim, o MEI que é prestador de serviços deve emitir nota fiscal de acordo com as regras da sua cidade, pois é o município que rege as regras do setor.

Em algumas cidades, é possível ainda usar a nota fiscal de papel, em outras, é disponibilizado apenas o sistema de NF-e. No caso da geração de documentos eletrônicos, o empresário deve ter uma certificação digital, o que acarreta gastos.

Mas se a sua ideia é crescer e, em breve, se tornar um microempreendedor, então, já é uma forma de pensar no futuro do seu negócio.

Como um sistema ERP pode ajudar 

Um sistema ERP oferece muitas vantagens para os seus usuários, inclusive, novos empreendedores, que desejam organizar a sua empresa de maneira apropriada desde o início. Entre as suas funcionalidades, está a emissão de nota fiscal eletrônica.

Quem gera esse documento sabe que nem sempre os softwares disponibilizados gratuitamente são eficientes e apenas tornam o trabalho de emitir NF-e mais dispendioso. Mas com o ERP, é possível não só gerar esse documento como gerenciar todas as notas fiscais.

Mesmo quem é MEI pode contar com esses e muitos outros benefícios, como controle financeiro, gestão de estoque, emissão de boleto, gestão de vendas, etc. Além disso, o sistema funciona online, permitindo que seja acessado de qualquer lugar.

Também pode ser utilizado a qualquer momento. Essa versatilidade é especialmente importante para empresários que estão sempre em trânsito e mesmo assim não querem deixar de acompanhar as movimentações do seu empreendimento. 

Não só o empresário, como toda a equipe faz uso dessa ferramenta, em todas as suas tarefas cotidianas. A centralização das tarefas em um único software permite o cruzamento de dados e a formação de um banco de dados completo.

Nenhum comentário ainda.

Deixe seu comentário: