Como o Endomarketing pode ajudar a rotina de sua empresa?

Por Mais Empresas  |  11/09/2019  |  Comente »

O endomarketing é uma estratégia capaz de contribuir para a satisfação dos funcionários, aumentando a produtividade e diminuindo o índice de rotatividade de funcionários. 

Grande parte das empresas, de todos os tamanhos e segmentos, foca os seus esforços de marketing para aumentar a visibilidade da marca através de anúncios, produtos e campanhas. 

O Endomarketing ainda é deixado de lado por muitas organizações, o que acaba resultando em dificuldades na hora de se implementar uma cultura organizacional ou de se estabelecer uma comunicação interna eficiente entre colaboradores, gerando perda de tempo e de dinheiro.

Entretanto, o endomarketing pode ser uma ferramenta extremamente importante para o desenvolvimento das atividades de uma empresa.

O que é o Endomarketing?

O Endomarketing é conhecido por muitas pessoas como “marketing interno” em uma empresa. Ele pode ser caracterizado por uma só palavra: relacionamento. 

Quando uma organização cria estratégias de marketing, ela está procurando impulsionar a venda de um produto. O endomarketing funciona de modo semelhante. Contudo, ao invés de vender produtos ou serviços, as equipes de uma empresa “vendem” ao seu público interno objetivos, valores e missões. 

Assim, o Endomarketing nada mais é do que o marketing direcionado aos colaboradores de uma empresa. Ele pode ser utilizado tanto em empresas que trabalham com produtos, como é o caso de lojas revendedoras de peças automotivas, quando na área de serviços, como a instalação de sistemas de aquecimento de piscina, por exemplo.

Os objetivos dessa estratégia são, principalmente:

  • Conquistar uma equipe mais feliz e produtiva;
  • Aumentar a lealdade dos trabalhadores;
  • Reduzir a rotatividade de colaboradores nas empresas;
  • Aprimorar o clima organizacional;
  • Melhorar a qualidade de vida dentro do trabalho, entre outros.

Nesse sentido, uma campanha de marketing interno eficiente é capaz de trazer uma série de benefícios para uma organização. 

Assim, o Endomarketing pode aparecer em atividades as quais envolvem premiações e brindes (como comissões de vendas, vales para spa, jogos, shows, entre outros). Também envolve o reconhecimento do trabalho de funcionários, tratando-os da maneira que merecem em decorrência dos seus serviços prestados. 

Para exemplificar, uma distribuidora de chapa galvanizada pode reconhecer determinado colaborador da linha de produção como sendo o “funcionário do mês” ou “funcionário destaque”.

Como aplicar o Endomarketing

O Endomarketing pode ser aplicado de várias maneiras diferentes. Entretanto, todas elas envolvem a valorização dos colaboradores e a integração deles dentro dos diversos processos empresariais realizados dentro de uma organização.

1) A oferta de cursos e palestras

Uma das principais ações de endomarketing é o oferecimento de cursos e palestras por parte dos gestores de empresas. 

Pode-se pensar em palestras capazes de integrar os colaboradores aos valores, visão e missão da empresa. Afinal, uma firma especializada no serviço de construção de galpão, por exemplo, que possui como uma das suas metas principais a construção sustentável, não deve carregar essa cultura organizacional somente para si, mas também levar isso aos seus colaboradores, alinhando o trabalho deles às expectativas da empresa. 

Atitudes como essas permitem que as atividades dentro da empresa aconteçam de uma maneira integrada entre todas as partes, que devem atuar para um mesmo objetivo comum.

Além disso, o oferecimento de cursos é essencial para a qualificação dos trabalhadores de uma empresa. Esta, por sua vez, pode pagar aos seus funcionários alguns cursos de pós-graduação, técnicos, profissionalizantes, entre outros. 

Assim, os funcionários de uma marcenaria em Suzano, por exemplo, podem passar por um curso para trabalhar com um tipo especial de madeira, permitindo com que essa empresa, futuramente, conquiste mais lucros do que conseguiria sem a qualificação dos seus funcionários. Outro detalhe importante é que os cursos possibilitam que os colaboradores e atualizem com relação às demandas do mercado, cada vez mais dinâmicas e exigentes.

Por último, um treinamento focado na segurança de trabalho pode ser muito importante para muitas empresas. Entender o uso de EPI’s, medidas de segurança e cuidado com a saúde são conhecimentos fundamentais o trabalho em linhas de produção. É o caso de colaboradores de fabricantes de cabeamento de rede, por exemplo. 

Entretanto, a segurança no trabalho também pode estar presente em diversos outros setores, não só os industriais. O objetivo é garantir o bem-estar dos colaboradores, assegurando que potenciais acidentes e afastamentos não atrapalhem o andamento dos trabalhos.

Todos os cursos e treinamentos são essenciais para a empresa se aproximar dos funcionários e para que eles se sintam mais engajados dentro da corporação.

2) Organização de eventos de confraternização

Os eventos de confraternização servem para promover a integração entre os funcionários de uma organização. Afinal, em alguns casos, saber desenvolver uma atividade não é o mais importante dentro de uma empresa, e sim trabalhar em equipe para alcançar um objetivo de forma mais eficiente. 

Nesse sentido, os eventos de confraternização podem ser: festas comemorativas, aniversários, momentos de happyhour, festas em datas especiais (Páscoa, Natal, Ano Novo, entre outras).

Em situações assim, pode-se criar um relacionamento mais saudável entre todos os trabalhadores, demonstrando uma certa nivelação desde os funcionários da linha de produção de uma indústria fabricante de forro de alumínio, por exemplo, até os supervisores e os líderes da empresa.

3) Estratégias de comunicação interna

O trabalho com comunicação interna é extremamente importante para deixar os colaboradores de uma organização antenados a respeito dos acontecimentos e de informações relevantes a respeito da empresa. Portanto, é possível utilizar softwares de comunicação para disparo de mensagens, murais de avisos e recados, reuniões periódicas, entre outros tipos de ações.

Todas essas ferramentas agregam tanto para a motivação dos funcionários quanto para a comunicação de assuntos importantes para o andamento dos trabalhos dentro de uma empresa. 

Portanto, a comunicação interna como estratégia de Endomarketing, colabora para se estabelecer relações de confiança entre os líderes e os colaboradores. 

Questões que afetam o funcionamento de uma organização, como alterações de público, mudanças no mercado, crises na economia, entre outros aspectos de alta relevância, precisam ser repassadas aos funcionários. 

Assim, a comunicação interna faz com que os colaboradores não se sintam alheios às decisões e ações da empresa, e sim integrados à elas.

4) Campanhas motivacionais

Fazer uso de frases e discursos motivacionais pode parecer uma estratégia eficiente para alavancar a produtividade de uma equipe. Mas é preciso que os empreendedores estejam cientes de que a motivação é muito mais um resultado de valorização com ações concretas, do que de palavras apenas. Por isso, é preciso que eles encarem salários, bônus, benefícios e os esforços para a construção de um ambiente de trabalho agradável como um investimento para aumentar a produtividade da empresa. Assim é possível suprir as demandas dos colaboradores de acordo com as suas posições. 

Dessa maneira, uma empresa que presta serviços de aluguel de andaimes, por exemplo, consegue alinhar melhor as expectativas dos funcionários junto aos objetivos e metas da organização.

Contudo, não se pode deixar de lado os pequenos gestos. Agradecimentos, feedbacks e reconhecimentos são atitudes simples, mas que, somadas a todas as ações que compõem a cultura organizacional de uma empresa, podem aumentar a lealdade e a produtividades dos colaboradores durante seus trabalhos. 

Considerações importantes sobre o Endomarketing

Antes de pensar em desenvolver estratégias de Endomarketing dentro de uma empresa, é necessário descobrir se há algum problema interno, prejudicando o desempenho dos colaboradores. Para isso, pode-se pensar na aplicação de pesquisas, com atenção ao clima organizacional do ambiente.

Conversar com as pessoas e permanecer atento às necessidades dos funcionários, desde os trabalhadores do chão da fábrica até os gestores, é um passo muito importante para que os líderes entendam o que está acontecendo dentro da sua companhia. 

Um exemplo claro são as fábricas de churrasqueira pré moldada com fogão. Nelas os trabalhadores que atuam de forma mais próxima ao processo produtivo possuem um conhecimento prático maior a respeito do seu serviço. 

Isso permite que se obtenha uma compreensão mais clara do que deve ser feito dentro de uma empresa. 

Portanto, o planejamento de estratégias de Endomarketing envolve muita empatia e reflexão sobre a situação dos colaboradores, além da abertura para que os próprios funcionários colaborem com sugestões, opiniões e críticas a respeito do trabalho desempenhado.

O Endomarketing é um conjunto de estratégias que estão pautadas no respeito tanto entre os funcionários e os seus superiores, quanto entre os próprios colaboradores no geral. Para conquistar tal respeito, é necessário ter conhecimento a sobre a história de cada pessoa. Além disso, essas diferentes narrativas que compõem um ambiente empresarial podem ser utilizadas para o crescimento e desenvolvimento dele próprio.

Dessa maneira, pequenas ações são suficientes para começar a tornar o espaço de trabalho mais promissor, respeitável, seguro e menos estressante. Tudo isso serve para gerar resultados interessantes no quesito de lucratividade e melhor visibilidade para uma empresa.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Nenhum comentário ainda.

Deixe seu comentário: