4 Dicas Essenciais Para Emitir Nota Fiscal Eletrônica Corretamente

Por Mais Empresas  |  26/09/2019  |  Comente »

O trabalhador moderno precisa, cada dia mais, saber como emitir nota fiscal eletrônica corretamente. Por mais que para alguns esse ainda seja um processo desconhecido, ele é mais simples do que parece.

Hoje, você irá conferir como emitir uma nota fiscal eletrônica passo a passo sem dificuldades, mantendo sua empresa regular em termos de pagamentos – tanto para você, quanto para os seus clientes.

A nota fiscal eletrônica também pode ser chamada de NF-e, então fique atento à essa sigla!

Dicas para emitir nota fiscal corretamente

A emissão de nota fiscal eletrônica é feita pela Sefaz de cada estado e mais de um tipo dela está disponível. Dentre as opções, pode-se citar: nota fiscal de produto, que é a NF-e, propriamente dita, NFS-e, que é a nota fiscal de serviço e a NFC-e, que é a nota fiscal do consumidor.

Nesse artigo, vamos focar na emissão da NF-e, que cobre uma vasta gama de profissionais da atualidade na hora de cobrarem por seus serviços e garantir uma documentação legal de seus pagamentos.

– Cada regime de tributação diferente pode contar com algumas mudanças na hora de efetuar a emissão, então é importante ficar atento!

·         Por exemplo, diferentemente de outros tipos de tributação, o MEI – microempreendedor individual (aquele que ganha até R$81000,00 por ano) não precisa necessariamente emitir nota fiscal para pessoa física.

·         Isso só acontece se o próprio cliente solicitar. Por outro lado, ele é obrigado a emitir nota fiscal para empresas jurídicas, como é o caso de outros tipos de tributação.

1-) Tipo de tributação

Levando os pontos acima em consideração na hora de emitir nota fiscal eletrônica, é importante ficar atento ao seu tipo de tributação para seguir os passos corretamente.

– Aqueles que não são MEI, como os participantes do Simples Nacional, não seguem exatamente as mesmas regras dos que optam pelo Lucro Presumido.

A diferença está na porcentagem do pagamento de impostos, com o Simples Nacional começando a 6%. Nesse caso, a principal função da emissão da nota fiscal é comprovar o recebimento de dinheiro para quaisquer fins.

·         Os que optam pelo lucro presumido (ou até mesmo o lucro real), também devem prestar contas à Receita e, para isso, também devem sempre emitir nota fiscal.

2-) Conte com um sistema para emitir notas fiscais

Para ter a certeza de que você vai emitir nota fiscal corretamente, você pode – e deve – contar com um programa para emitir nota fiscal eletrônica Eles automatizam o processo de emissão para você.

– Um exemplo desse tipo de sistema é o GestãoClick, que minimiza amplamente a burocracia com a qual você terá que lidar.

·         Com ele, basta você adicionar os dados de recebimento, o CNPJ da sua e da outra empresa (ou CPF para o qual você está enviando a nota) e mais algumas informações simples e intuitivas, e sua nota será gerada automaticamente para você!

Isso economiza amplamente o seu tempo e garante que você fará um trabalho sem erros!

3-) Analise o tipo de venda que está sendo feita

Especialmente ao se falar de e-commerce, que é uma área em constante crescimento em todo o mundo, se tornou muito simples cometer erros no valor final de emissão de sua nota, sem deduzir valores.

Para conseguir mensurar o valor final a ser colocado na sua nota de maneira correta, é essencial que você saiba qual o tipo de venda que você está fazendo.

·         Vendas diretas que fazem parte de produções suas devem levar em consideração o lucro obtido pelas empresas e plataformas que foram usados para divulgar aquele produto!

Por exemplo, ao colocar um e-book seu em uma plataforma para venda, possivelmente uma porcentagem de cada venda será destinada a ela. Na hora de cobrar por seu produto, é preciso levar isso em conta!

·         Se você estiver vendendo o produto de outras pessoas, é preciso ficar ainda mais atento a isso, uma vez que você pode receber – e provavelmente o vai – menos de 50% daquela venda.

Portanto, o valor a ser colocado na hora de emitir nota fiscal eletrônica deve ser correspondente ao seu ganho – e não ao valor total da venda. Afinal, são os seus lucros que precisam ser justificados, não os de terceiros!

4-) Passo a passo para emitir nota fiscal

O site do Governo Digital é um site que permite a você emitir nota fiscal eletrônica de forma simples, gratuita e rápida. Confira um passo a passo para isso!

– Entre no site do Governo Digital.

– Clique em “Primeiro Acesso” e crie seu login e senha. Esses dados serão pedidos sempre que você entrar para emitir uma nota fiscal eletrônica.

– Clique em NF-e, no canto esquerdo da tela e preencha os dados pedidos, como Dados do Tomador (CPF / CNPJ, Nome, entre outros). É normal que muitos dados se preencham automaticamente apenas ao colocar o CPF / CNPJ.

Liste seus ganhos, se necessário, na Descrição ao emitir nota fiscal e coloque quaisquer observações que desejar. Adicione o valor ganho. No final, clique em Emitir e pronto! Você já poderá enviar a nota para quem desejar. Simples, né?

Nenhum comentário ainda.

Deixe seu comentário: