7 dicas para otimizar o marketing do seu escritório de advocacia

Por Mais Empresas  |  22/10/2019  |  Comente »

Uma das preocupações mais comuns de um escritório de advocacia é como otimizar o marketing jurídico que produz. Afinal de contas, é necessário manter um fluxo constante de clientes para ter lucro e não sair do mercado.

No entanto, ao mesmo tempo que há essa necessidade, também existe uma série de preocupações com o Código de Ética da OAB e também em manter a produtividade da atuação jurídica. Por isso, surge o dilema: como melhorar o marketing, sem deixar cair a produtividade?

Para ajudar a resolver essa questão, separamos 7 ótimas dicas que otimizarão o marketing do seu escritório de advocacia. Quer saber quais são? Então siga a leitura!

1. Aprenda sobre SEO para otimizar o marketing do seu escritório

Atualmente, a maneira mais fácil de ser encontrado por clientes é pela Internet. Afinal, quando você precisa de um serviço, a primeira coisa que faz é procurar por alguma empresa no Google, não é mesmo? Seus clientes fazem o mesmo.

No entanto, apenas 5% de todas as buscas feitas no Google vão até a segunda página; 95% ficam apenas na primeira. Isso dá origem a uma piada entre publicitários de que “o melhor lugar para esconder um corpo é na segunda página do Google”. Afinal,  ninguém vai lá.

Por essa razão, é importante que o escritório de advocacia aprenda sobre SEO, que é um conjunto de técnicas que visa aprimorar o seu site para aparecer na primeira página do Google. Isso garante que seu conteúdo será exposto para as pessoas e você conseguirá mais clientes sem precisar gastar muito por isso.

2. Use um software jurídico para melhorar o seu marketing

Parece que a dica não tem conexão, mas tem. Usar um software jurídico pode ajudar a melhorar o seu marketing. Isso por causa de algo chamado “marketing boca a boca”.

Cerca de 92% dos consumidores admitem que compram ou experimentam um produto que foi indicado por um amigo ou familiar. Por causa disso, é essencial conseguir que seus clientes indiquem o seu serviço para um conhecido.

Isso só acontece, no entanto, se o cliente for muito bem atendido e ganhar o caso com você. E, para aumentar as suas chances de fazer um bom trabalho, é importante aumentar sua produtividade e eficiência. Como se faz isso? Com um software jurídico.

Logo, o software jurídico aumenta a qualidade do seu serviço, que vai encantar o cliente e gerar recomendações. Não demorará para mais e mais clientes surgirem na porta do escritório com essa estratégia.

3. Invista em Marketing de Conteúdo com o seu escritório

O Código de Ética da OAB proíbe muitas coisas dentro do Marketing Jurídico. No entanto, o documento libera o uso do Marketing de Conteúdo para escritórios de advocacia. E você deve aproveitar isso.

O Marketing de Conteúdo é uma das maneiras mais baratas e eficazes de conquistar novos clientes. Basicamente, consiste em produzir conteúdo educativo e informativo de modo a construir uma imagem de autoridade e criar uma relação de confiança com o consumidor.

Quando ele precisar de um escritório de advocacia, lembrará do seu, que o ajudou a resolver problemas com vídeos, textos e infográficos.

4. Faça parcerias para conseguir novos clientes na sua advocacia

Uma das maneiras de otimizar o marketing de um escritório de advocacia é criando parcerias com outros profissionais que trabalham em segmentos diferentes. Isso permite conquistar clientes a custo baixo e ter uma estratégia mais eficaz.

Por exemplo, suponha que o seu escritório seja especializado em Direito Tributário e só atenda empresas. É interessante fazer uma parceria com um escritório especializado em Direito Trabalhista. Assim, quando uma empresa chegar lá pedindo ajuda para resolver um problema tributário, eles indicam os seus serviços (e vice-versa).

5. Busque reduzir custos para otimizar o marketing de advocacia

Um dos grandes problemas do marketing para um escritório de advocacia é o seu custo. Como não dá para fazer o próprio conteúdo e outras técnicas estão proibidas pelo Código de Ética da OAB, o profissional jurídico fica sem saber o que fazer e acaba gastando muito.

No entanto, é importante lutar para tentar reduzir os custos, mas sem perder resultados. É importante avaliar o desempenho da sua estratégia e trabalhar para que ela se torne cada vez mais eficiente.

Por isso, analise os relatórios de desempenho e veja onde a sua estratégia está sendo mais bem sucedida e foque seus investimentos ali, cortando campanhas e ações que não dão resultados.

6. Otimize o marketing de advocacia trabalhando com vários canais

É importante que o escritório de advocacia pense no marketing como um organismo vivo e não como uma ciência exata que funciona de maneira linear. Aliás, é justamente o contrário: o marketing, especialmente na área do Direito, é completamente circular e fora de ordem.

Imagine a jornada comum de um cliente. Para muita gente, ela é assim:

  • o cliente tem um problema jurídico;
  • ele abre o Google e digita “escritório de advocacia”;
  • encontra o primeiro e liga;
  • faz uma reunião e fecha negócio.

No entanto, as coisas não são lineares assim. Essa é só a etapa final da jornada do cliente. No começo, ele nem sabe que tem um problema. Por isso, ele precisa aprender. Depois que aprende, ele pensa que não é tão sério assim.

Então ele faz algumas pesquisas no Google e admite que, ok, ele tem um problema. Mas não precisa resolvê-lo, ou não tem como.

Depois, andando pelo Facebook, ele dá de cara com um vídeo explicando que é possível sim resolver o problema dele com uma ação judicial. Certo, mas como escolher um advogado para esse caso? Esse é mais um problema.

Dias depois, no Instagram, ele curte um post contando o caso de um cliente que teve um problema igual ao dele. No entanto, é só duas semanas depois, ao ler um e-mail mostrando como o escritório de advocacia resolveu alguns casos parecidos, que ele decide marcar uma reunião.

Viu como a jornada é muito mais confusa e gera interação em diversos pontos? No nosso exemplo, a interação aconteceu por blog, Facebook, Instagram e e-mail. Por essa razão, é importante que tenha uma campanha completa, agindo em várias plataformas para conquistar clientes.

7. Experimente coisas novas para otimizar o marketing da sua advocacia

Às vezes, o segredo para ter um marketing mais eficaz é tentar uma estratégia nova. Faça testes e veja o que funciona e o que não funciona. Analise os resultados e tente novamente. Pesquise novas plataformas, novos canais e aprenda como eles funcionam. Quem sabe quantos clientes estão nesses lugares?

Seguindo essas 7 dicas, você não terá problemas para otimizar o marketing do seu escritório de advocacia. Em breve, o fluxo de clientes ficará estável e você poderá crescer de maneira sustentável.

Gostou das nossas dicas? Deixe um comentário abaixo contando qual delas você já testou e quais os resultados obtidos!

Nenhum comentário ainda.

Deixe seu comentário: