Quais são as diferenças entre SEO e SEM?

Por Mais Empresas  |  25/10/2019  |  Comente »

Que empresa não quer alcançar o topo de sites de busca como o Google? As estratégias de SEO e SEM são utilizadas para isso: melhorar o posicionamento do empresa na internet, ao mesmo tempo em que geram leads e melhorias nas taxas de conversão.

Apesar das siglas serem bem parecidas e complementares, há diferenças que demarcam cada técnica. 

Enquanto a primeira significa o termo Search Engine Optimization e se refere otimização de sites de mecanismos de busca, a segunda é conhecida por Search Engine Marketing e também está ligada a otimização de sites, mas não se limita a ferramentas e sim a uma área.

Se você quer saber mais detalhes sobre as diferenças na prática e como as técnicas podem ser utilizadas para ajudar no rankeamento de empreendimentos, como uma empresa que oferece máquinas de corte e gravação a laser – técnica usada para a fabricação de placas, brindes e fachadas, este artigo é para você.

Leia mais e saiba as principais diferenças, características e benefícios dessas estratégias na prática.

SEO e SEM: entenda os conceitos

Como mencionado logo no início desse conteúdo, essas duas siglas são fatores de influência na otimização dos sites em sites de busca. 

Contudo, há algumas diferenças. O SEM é uma área com uma visão mais ampla. Além de otimizar o site e melhorar o posicionamento do negócio online, essa técnica também valoriza os links patrocinados, ou seja, os anúncios e possui o objetivo de aumentar o tráfego.

Já o SEO é uma parte que está dentro de tudo isso e o foco é a otimização dos sites, a partir de produção de conteúdo relevante, qualidade de links, usabilidade e outros mecanismos que influenciam o algoritmo de busca.

A principal diferença entre os dois é a forma de financiamento. Ao utilizar as técnicas de SEO para divulgar o trabalho de áreas como empresas de consultoria ambiental em sp, por exemplo, o trabalho do profissional de marketing é angariar visibilidade de forma orgânica.

É por isso que um bom planejamento do conteúdo com temas relevantes e ricos que fazem parte da área ambiental, bem como o uso de ferramentas para mapear os temas mais buscados e palavras-chave mais estratégicas é importante.

Para negócios que desejam alavancar a presença online, é importante conhecer os dois conceitos e o investimento em ambos pode resultar em um bom custo-benefício.

Agora que você já conhece as principais diferenças entre ambos, vamos abordar algumas curiosidades e exemplos práticos de cada técnica. Veja os tópicos seguintes.

Boas práticas de SEO

Estudos revelam que a maioria das pessoas só clica em um link quando faz uma pesquisa em algum site de busca. Logo, ter um bom rankeamento é essencial. Para isso, ter boas práticas de SEO faz toda a diferença.

Uma das formas mais interessantes e recomendadas para sua empresa ser encontrada no Google é a criação de um blog. Mas atenção, nada adianta ter o blog sem alimentá-lo com conteúdo relevante, certo? 

Vamos imaginar que você tem uma empresa de sustentabilidade ou trabalha com algum material reciclável como a sucata de alumínio

Procurar bons temas ligados ao produto, destacar a importância da reciclagem para o meio ambiente, trazer informações sobre a resistência e versatilidade do alumínio pode ser algo muito interessante para seu público-alvo.

Um primeiro passo para produzir conteúdo relevante é entender o que seu público procura de solução. Por isso, faça estudos, pesquise, monte e explore as possibilidades que a persona do seu negócio procura na web. 

O que seria relevante para pesquisar? Quais são os temas relacionados ao assunto? Essas perguntas devem ser respondidas nos seus artigos.

Em ferramentas como o Planejador de Palavras-Chave, você poderá encontrar quais são as palavras que mais se relacionam com os materiais recicláveis como as sucatas de alumínio ou o papelão ondulado, que geralmente é produzido a partir de fibras virgens de celulose, encontradas em fontes 100% renováveis.

Existem outras ferramentas que podem ser utilizadas para monitorar as palavras-chave também. 

Além da definição do tema, é importante você ter em mente que o conteúdo deve ser produzido não só com o objetivo de ser encontrado pelo algoritmo, mas sim para as pessoas que o acessarão. 

Separamos alguns exemplos de boas práticas e fatores de rankeamento. Confira abaixo:

  • Produza conteúdos de qualidade para uma boa entrega ao usuário;
  • Invista em bons links para seu site ser mencionado como referência;
  • Tenha um site responsivo;
  • Ofereça conteúdos interativos;
  • Evite técnicas de Black Hat SEO — condutas antiéticas para enganar o algoritmo.

São exemplos de Black Hat, práticas que infringem as normas do Google e manipulam os algoritmos apenas para ganhar posicionamento. Imagine que um site promete um tutorial de fumigação de paletes, uma técnica utilizada para tratar os paletes feitos de madeira e proteger o material contra pragas por meio de substâncias químicas.

Em vez de oferecer uma resposta, o site em questão utiliza conteúdo oculto, duplica informações, faz inserção de links pagos e repete informações, sem trazer conteúdo rico. Provavelmente esse site será punido e pode ser até excluído do buscador, dependendo da gravidade.

Fatores de influência 

Além do conteúdo rico, existem outros fatores que contribuem para a otimização de um site. O design responsivo e uma boa acessibilidade das informações, tanto em dispositivos móveis quanto desktop é muito importante.

Quanto mais leve o carregamento das páginas, melhores as chances de rankeamento. De acordo com uma pesquisa do próprio Google, mais de 50% das pessoas sai de um site se a página não carrega em 3 segundos no celular.

Outros estudos indicam que 83% dos usuários esperam que a velocidade de um site seja de no máximo 3 segundos ou menos.

Além disso, um site pensado não só em termos de design, mas também em UX – User Experience ou experiência do usuário em navegabilidade é muito importante. A otimização das URLs, a escolha de imagens apropriadas e a formatação adequada do conteúdo também são fatores de influência.

Curiosidades do SEM

A velocidade das páginas, o investimento em UX e um domínio seguro e confiável também influencia as ações de SEM.

Como vimos anteriormente, a presença de anúncios patrocinados nessa estratégia é um diferencial. Digamos que você deseja anunciar um serviço de obras terraplenagem ou está buscando esse tipo de solução e resolve pesquisar sobre o tema.

Se um site de uma empresa do ramo estiver bem otimizado, provavelmente o anúncio será exibido na sua tela pouco tempo depois. É como se o Google adivinhasse seus pensamentos e te entregasse justamente o que você procura no momento.

O caminho mais natural para criar anúncios nesta técnica é o Google ADs, mas nada impede que a sua empresa também utilize as redes sociais mais estratégias para o anúncio ao pensar em uma campanha nova.

Independente do formato de anúncio, lembre-se que toda campanha é melhor otimizada pelos mecanismos de busca quando há uma segmentação adequada. 

Se a sua empresa oferece serviços especializados em lavagem de aeronaves, por exemplo, algumas dicas são válidas:

  • Defina os objetivos da campanha;
  • Destaque os benefícios como: conservação de peças /prevenção de contaminações;
  • Entenda o seu público-alvo;
  • Segmente o anúncio por interesses, idades, localização, buscas;
  • Monitore as métricas da campanha.

Por que otimizar um site é importante?

O ditado popular que diz que “quem não é visto, não é lembrado”, é muito real quando se trata de autoridade, relevância e popularidade na internet.

Em tempos de vendas online e marketing na era digital, não há como ignorar a otimização dos mecanismos de buscas e ficar para trás enquanto a concorrência pode avançar e vender mais justamente por causa da internet.

Cerca de 75% das pessoas procura valores online antes de efetuar uma compra, e 97% dos internautas costumam procurar informações na internet antes de comprar em alguma loja física.

É por isso que otimizar um site é muito relevante para quem deseja alavancar os negócios online. Seja em nichos de mercado comuns ou nas áreas mais específicas como empresas que trabalham com prova de carga estática, uma técnica que ajuda a determinar a resistência das fundações de uma construção, ser encontrado na internet é lucro.

Quando seu site é encontrado, saiba que esse é um dos principais cartões de visita dos negócio online. O site traz mais credibilidade e é considerado um dos centros de distribuição das principais estratégias de conteúdo.

Por isso, investir em boas práticas e técnicas para uma otimização de qualidade é fundamental para obter retorno a longo prazo e tanto o SEO quanto o SEM são fundamentais para essa missão.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Nenhum comentário ainda.

Deixe seu comentário: