Aprenda como fazer marketing de conteúdo para hotéis

Por Mais Empresas  |  31/10/2019  |  Comente »

Já se foi o tempo em que desenvolver uma plataforma era o suficiente para vender mais, independente do produto ou serviço. Isso também se aplica em conteúdo para hotéis.

O modo como o seu futuro cliente busca por você foi sendo refinado, e com esta maneira, as próprias ferramentas buscadoras foram aperfeiçoando cada vez mais suas métricas.

O mesmo é válido para empreendimentos hoteleiros, considerando a enorme concorrência. O marketing de conteúdo para hotéis ou inbound marketing precisa se focar no ambiente em que o mesmo está inserido. Neste artigo, você encontrará dicas para alavancar o conteúdo do seu hotel.

O que é o marketing de conteúdo para hotéis?

Trata-se do desenvolvimento de textos, fotos, vídeos para site, blogs e redes sociais de empreendimento hoteleiros. Não importa se são grandes redes hoteleiras ou pequenas pousadas.

Lembre-se: Conteúdo é tudo que compõe a página que vai atrair seu cliente, a foto é fator de peso neste caso, para isso indicamos conhecer sobre HDR em fotografias para hotéis.

O conteúdo é bom se corresponde a alguma necessidade que o público do hotel tenha. Por exemplo, se o hotel também é um flat e conta com uma cozinha no apartamento, quem pesquisa gostaria de saber se o local conta com:

  • Utensílios de cozinha;
  • Panelas;
  • Fogão ou forno micro-ondas para cocção;
  • Se tem frigobar ou uma geladeira pequena para armazenar alimentos perecíveis.

‘Ah, mas eu não tenho ideia. Como vou saber o que o hóspede quer?’

Para encontrar essa resposta basta perguntar aos recepcionistas, pessoal de reservas e ao responsável pela comunicação em geral. Com toda a certeza, existem perguntas recorrentes que poderiam gerar um conteúdo ótimo.

Que tipo de conteúdo para hotéis posso utilizar para chamar a atenção?

Quanto mais específico sobre a realidade do hotel ou pousada melhor. O marketing de conteúdo para hotéis será mais efetivo quando for pontual. Veja alguns exemplos:

  • Se o local é uma praia, falar sobre a previsão do tempo pode ser a informação crucial para que o cliente defina ir ou não. E ninguém melhor para isso do que o próprio hotel.
  • Pontos turísticos – você pode até achar que são assuntos batidos, que já tem muita gente tratando disso. No entanto, tente partir para algo que não foi feito ainda, como dar luz a pontos que apenas os moradores da região conhecem. Além de aumentar as chances de aumentar o número de diárias, incentivará o turismo local. Todos ganham!
  • Falar de acontecimentos locais como eventos que a cidade sediará e fatos em tempo real. Notícias mais sérias também podem entrar em sua lista de possíveis conteúdos.
  • Dicas sobre viagem em geral. Quem nunca pesquisou sobre a melhor forma de organizar a mala, objetos para levar na viagem e etc.?

Esta lista poderia se estender muito mais, mas paremos por aqui, pois, com certeza, sua mente já está borbulhando de ideias.

Seja um hotel, um restaurante, sempre tem algo a ser comunicado.

Periodicidade no conteúdo para hotéis

O marketing de conteúdo para hotéis deve ter uma periodicidade pré-definida, entretanto, não precisa ser algo muito rígido. Definir quando publicar depende principalmente da plataforma utilizada.

Redes sociais são mais dinâmicas, então, dispor de um conteúdo diário, ainda que seja uma foto bem produzida, pode manter seu público interessado. Quando o marketing para hotéis usa o blog como plataforma principal, manter um espaçamento entre as publicações é o mais indicado para não sobrecarregar o leitor.

Neste último, é necessário dizer, que por se tratar de um conteúdo com maior relevância, mais dados e informações densas, o público precisa de um tempo para assimilar. É por esta razão que o texto deve ter qualidade, informações relevantes e boa imagens.

O formato do texto importa?

Sim! É primordial, principalmente, se for inserido em um blog por exemplo.

O responsável pelo marketing de conteúdo e as publicações deve atentar-se ao conforto de quem lê.

  • Escolha uma fonte confortável e em tamanho que possibilite a leitura sem dificuldades;
  • Usa subtítulos para definir os assuntos e levar o leitor até o desfecho do seu pensamento;
  • Não redija parágrafos muito longos, pois dificulta a leitura e pode ficar confuso;
  • Use imagens em boa qualidade para ilustrar sua postagem, desde que tenham relação com o texto. É mais uma maneira de facilitar o entendimento;
  • Listas (como esta aqui) são ferramentas utilizadas para organizar o pensamento e, claro, facilitar o desenvolvimento do argumento;
  • Insira espaçamentos, mas sem exageros. E sempre veja a prévia do artigo publicado para verificar se não ficou demais!

A utilização de imagens com qualidade e de informação relevante também deve ser empregada nas redes sociais para manter um padrão!

Não tenho tempo para cuidar de tantos detalhes!

É para isso que agências de comunicação e relações públicas especializadas na produção de textos e na publicação das mesmas nas plataformas da empresa.

Em muitos casos, o desenvolvimento inclui análise do Google Analytics para definição de pauta e planejamento, feitura dos textos, revisão e a publicação dos mesmos. O cliente não precisa se preocupar com nada.

Se optar por uma agência, verifique o que os clientes dizem nas avaliações de Facebook, Reclame Aqui e demais sites. Analise o atendimento, o serviço prestado em marketing de conteúdo para hotéis, compare o valor cobrado.

Nenhum comentário ainda.

Deixe seu comentário: