Saiba como o uso de dashboard pode auxiliar o seu negócio

Por Mais Empresas  |  21/11/2019  |  Comente »

Você sabia que um dashboard pode auxiliar o seu negócio de maneira bastante interessante?

Assim como indica a tradução, ele funciona como um painel de controle, onde dados de um negócio são verificados e analisados, permitindo uma tomada de decisões mais correta.

Nele, as informações a respeito de uma campanha são vistas de forma simples, fazendo com que o encarregado pelo bom desempenho de uma ação possa administrá-la corretamente.

Como atualmente é necessário acompanhar de perto todos os dados de uma campanha, o dashboard se torna indispensável para qualquer empresa, pois possibilita uma visualização detalhada na plataforma.

Para compreender mais sobre essa ferramenta fundamental de marketing, e como ela pode auxiliar o seu negócio, siga a leitura deste artigo.

O que é um dashboard e qual a sua função?

O dashboard é uma ferramenta do marketing digital, que possibilita uma análise de dados mais minuciosa.

Assim, uma empresa de aluguel de painel de led pode acompanhar o andamento da sua campanha de promoção na internet, utilizando esse controle.

Entre as características de um dashboard, podemos elencar as principais:

  • Análise comparativa entre diferentes meses;
  • Disponibilização de métricas diversas;
  • Emissão de relatórios;
  • Acompanhamento de campanhas de e-mail marketing;
  • Entre outros pontos.

Existem três tipos de dashboard, que funcionam com estratégias diferentes. São eles: dashboard operacional, tático e estratégico.

Dashboard operacional

No dashboard operacional, é possível acompanhar os dados, para que alterações possam ser feitas de imediato, como modo de resolver um possível problema em uma campanha.

Assim, uma empresa de venda de carpete em manta, por exemplo, pode administrar a sua ação de marketing detalhadamente e fazer ajustes para potencializar os seus resultados.

Dashboard tático

Este dashboard permite um panorama preciso das campanhas de propagandas, tais como as do Facebook Ads ou Instagram Ads, coletando dados a respeito de valores e visualizando as que deram melhores resultados.

Ao investir em anúncios pagos nas redes sociais, é possível coletar as métricas relacionadas ao custo de cada um deles, de modo a avaliar quais são os mais produtivos para o seu negócio.

Dashboard estratégico

O dashboard estratégico oferece dados comparativos sobre diferentes meses, aperfeiçoando uma campanha com longa duração para promover o seu serviço de projeto de terraplenagem, por exemplo.

Isso, porque nesse painel de controle, é possível acompanhar os pontos positivos e negativos de outros períodos, de modo a criar uma estratégia de ação, caso seja necessário realizar melhorias na campanha.

Onde os dashboards são encontrados?

Como eles oferecem métricas especiais de cada uma das campanhas que você esteja fazendo, seja via e-mail marketing, Facebook Ads ou mesmo os anúncios patrocinados do Google, você pode encontrá-los em plataformas variadas.

O Google Analytics é um desses pontos, que oferece um acompanhamento preciso para que os empresários possam verificar o andamento de seus investimentos com poucos cliques.

Até mesmo as planilhas de programas utilizados para controle financeiro em empresas já possuem essa funcionalidade, com um painel de controle que possibilita uma apuração abrangente sobre diferentes períodos de um negócio.

Então, o andamento da sua equipe pode ser facilmente notado e, assim, você pode fazer variados tipos de enquadramento ou de aperfeiçoamento, para que os pontos desejados para a sua empresa sejam alcançados.

Nesse sentido, podemos dizer que os dashboards também são fundamentais para estabelecimentos que apostam em Business Intelligence (BI) como um meio eficiente de administrar os seus negócios.

A importância do Business Intelligence para um negócio

O Business Intelligence se trata de um conjunto de estratégias que utilizam métricas indispensáveis para a tomada de decisões dentro de um negócio.

Pode-se dizer que o BI é aplicado em três etapas diferentes, que se complementam: coleta de dados, análise e organização dessas informações e tomadas de ações monitoradas.

Uma empresa especializada na fabricação e venda de telha de aço, por exemplo, pode aplicar o Business Intelligence como uma maneira precisa de administração de seu negócio.

Isso, porque na primeira etapa, onde ocorre a coleta de dados, são analisados diferentes pontos do funcionamento da empresa, tais como a produtividade geral, empenho em oportunidades distintas e como o estabelecimento é visto no mercado.

Na fase seguinte, ocorre a análise e a organização desses dados, que podem ser inseridos em uma base, tal como um dashboard, que oferecerá meios eficientes de mensuração e planejamento de novas ações.

Depois de uma organização bem estruturada, é possível colocar em prática novas diretrizes para o negócio, que devem ser baseadas nos dados coletados até o momento.

Nesse cenário, a observação de uma campanha para promoção de um novo tipo de camisa polo para uniforme pode ser medida e devidamente analisada em tempo real, para que se forem necessários alguns ajustes, eles sejam feitos no tempo certo.

Quais os benefícios do uso do Business Intelligence?

O BI pode oferecer uma série de benefícios para o seu negócio.

A começar pela liderança no seu segmento, afinal a estratégia demanda conhecimento e técnicas que podem fazer com que a sua empresa obtenha a liderança entre as concorrentes.

Assim, entre os principais benefícios do Business Intelligence podemos elencar:

  • Otimização de processos internos;
  • Apuração de erros;
  • Reconhecimento de novas oportunidades;
  • Prevenir riscos e administrá-los;
  • Gestão de informações.

A otimização de processos é uma das grandes vantagens do BI. Isso, porque uma análise sobre os dados internos da empresa possibilita mais agilidade, aumentando a produtividade, realizando o controle de qualidade, etc.

O Business Intelligence também permite que possíveis erros sejam identificados de maneira integral, oferecendo uma visão panorâmica do cenário e, com isso, facilitando a tomada de decisão para correção dessa dificuldade.

Desse modo, uma série de prejuízos podem ser evitados em uma empresa, fazendo com que a correção do problema aplicada a tempo possa reverter facilmente um quadro ruim.

Com o BI, ainda é possível encontrar oportunidades e investir nelas de maneira assertiva.

Assim, uma empresa que venda caixa de papelão ondulado pode encontrar possibilidades no mercado e ampliar a sua atuação para iniciar novos negócios.

As métricas coletadas no BI fornecem dados mais completos sobre o segmento de atuação de uma empresa e, com isso, permitem que oportunidades dentro da área de atuação de um estabelecimento possam ser aproveitadas por ele.

Com o Business Intelligence, alguns erros e falhas normais de qualquer negociação podem ser prevenidas ou administradas da melhor maneira possível.

O BI vai oferecer meios de contornar com facilidade um possível problema, de modo que os prejuízos colhidos pela empresa sejam maximamente amortizados.

Por fim, a gestão de informações proporcionada pelo BI faz com que um estabelecimento especializado em luminárias pendentes para balcão possa ser ainda mais eficiente para o negócio.

Isso é possível graças aos KPIs (Key Performance Indicator) chamados de Indicadores-chave de performance.

O que são os KPIs?

Podemos dizer que os KPIs funcionam com base nas métricas, tornando um trabalho muito mais previsível e possibilitando uma administração mais correta.

Eles são alcançados por números ou por porcentagem, com base em diversos pontos específicos obtidos durante uma campanha de marketing, por exemplo.

É possível medir a eficácia de um anúncio de etiqueta tag pelo número de visitantes, e por quantas páginas relacionadas àquele assunto o usuário visitou no seu site.

Desse modo, os números obtidos nessa análise servem como um KPI, ou seja, como um indicador de performance para medir a eficiência da sua campanha.

Assim como os dashboards, os KPIs possuem três classificações principais: os primários, os secundários e os práticos.

Entre os indicadores primários estão as análises envolvendo os leads do seu negócio, o tráfego, a sua taxa de conversão, etc.

Nos secundários temos informações, como os assinantes de newsletter, de blog, custo por leads e por visitantes no seu site, entre outros.

Já nos práticos podemos mencionar o tráfego, visitantes, landing pages, palavras-chave, etc.

Ao obter as métricas relacionadas aos pontos citados acima, é possível mensurar os KPIs do seu negócio, que resultam em informações de grande importância, tal como o ROI (Retorno sobre investimento).

Os dashboards em conjunto com o BI e KPIs

Em resumo, o Business Intelligence vai utilizar os KPIs obtidos pelas métricas, utilizando os seus principais dashboards para isso.

Sendo assim, o responsável pelo marketing da sua empresa deve estar sempre em busca das melhores maneiras de mensurar os seus resultados, acompanhando de perto cada elemento presente no seu dashboard.

Com a análise feita com seus indicadores, você pode medir a eficiência de uma ação na sua empresa e perceber onde há necessidade de novos investimentos, assim como acompanhar àqueles que estejam mostrando um bom desempenho.

Tanto os KPIs quanto os dashboards precisam ser levados em consideração no seu Business Intelligence, oferecendo os dados mais assertivos possíveis para o seu negócio.

Por isso, os dashboards são considerados fundamentais para qualquer negócio, atingindo uma visão mais detalhista de diferentes elementos e garantindo que seus resultados sejam satisfatórios.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Nenhum comentário ainda.

Deixe seu comentário: