Como otimizar os custos com marketing na sua empresa

Por Mais Empresas  |  02/12/2019  |  Comente »

Os custos com marketing de uma empresa estão entre os primeiros a serem cortados em um momento de crise. Isso é um erro que deve ser evitado. A razão disso é simples: não é inteligente para quem passa fome vender a vara de pescar.

Na prática, isso significa que não é sábio acabar com os recursos de um setor responsável por arranjar mais clientes em um momento de crise. Na verdade, se possível, a intenção da empresa deve ser outra: aumentar os gastos com marketing.

No entanto, não adianta gastar indiscriminadamente. O objeto deve ser otimizar os custos para que cada real seja mais valioso e traga mais resultados do que antes. Assim, é possível fazer mais com menos e superar qualquer dificuldade. Quer saber como? Então siga a leitura!

Estabeleça parcerias para otimizar os custos com marketing

Suponha que a sua empresa vende doces para festas de aniversário, como bolos, brigadeiros e afins. Além dos seus serviços, quem organiza uma festa infantil precisa de mais o quê?

Pensando superficialmente, podemos lembrar da fantasia infantil, da decoração, da música e de um fotógrafo. Assim, por que não firmar uma parceria com empresas que atuem nessas áreas? Desse modo, é possível criar um ciclo de indicações para clientes em comum.

Esse é apenas um exemplo de parcerias que ajudam a otimizar os custos com marketing. Na prática, essas parcerias não custam nada. No entanto, elas trazem retornos incríveis, já que são indicações feitas para um público altamente interessado. A conversão costuma ser excelente.

Aposte na segmentação detalhada para ter resultados melhores

A estratégia anterior usa um determinado conceito de maneira superficial. Trata-se da segmentação de marketing. Explicando de forma simples, segmentação é direcionar sua comunicação para um público específico, que teoricamente teria mais interesse na sua mensagem.

Um dos benefícios da estratégia é que ela tem uma taxa de conversão muito maior, além de um custo bem menor, o que faz com que sua adoção seja mais interessante.

Vejamos um exemplo a seguir

Pense novamente naquela empresa de doces para aniversários. Ela tem a chance de pagar R$ 1 milhão para colocar um comercial de 30 segundos no intervalo da novela mais assistida no Brasil.

A audiência é de 10 milhões de pessoas. No entanto, desses 10 milhões, 50% já têm filhos adultos e ainda não possuem netos, o que faz com que não se interessem pelos doces. Sobram 5 milhões.

Mais 30% já fizeram festa de aniversário naquele ano e não precisam de um contato agora. Outros 15% não têm renda o suficiente para comprar o produto, não consideram isso algo essencial ou já contam com alguma empresa que presta o serviço.

Dos 10 milhões, sobraram 500 mil potenciais clientes. É bastante. No entanto, desses 500 mil, 50% se distraíram e esqueceram o nome da sua empresa depois do comercial. Outros 25% não gostaram da peça publicitária. 5% levantaram para ir ao banheiro e não viram a propaganda, além de mais 10% que trocaram de canal.

Resultado: 50 mil pessoas se interessaram pelos seus serviços, ligaram para você, pediram orçamento e negociaram. A taxa de conversão foi de 10, ou seja: você fechou 5 mil negócios por causa daquele comercial. Ótimo? Pode ser. No entanto, houve um desperdício de mais de 9 milhões de pessoas que não precisavam ver aquele anúncio, já que nunca comprariam.

A segmentação corrige isso. Em vez de fazer você pagar muito mais para alcançar muita gente que não está interessada, ela limita o seu foco apenas naquele grupo que tem o interesse. O valor do anúncio, portanto, é muito menor, mas a conversão é bem maior e os ganhos são impressionantes.

Use um controle de métricas para aprimorar os custos com marketing

Uma das belezas do Marketing Digital é poder fazer essa conta que fizemos anteriormente com facilidade. Antigamente, era praticamente impossível fazer o levantamento de quantas pessoas viram um comercial, qual o perfil e tudo mais.

No entanto, o Marketing Digital traz métricas completas, que permitem à empresa fazer uma análise de alto nível sobre os seus gastos. Dá para saber onde o dinheiro está sendo bem gasto e onde não está, de modo a elaborar respostas estratégicas que mudem a situação.

Por isso, é essencial controlar métricas como o ROI, CTR, taxa de conversão, bounce rate e tantas outras que dão o diagnóstico de cada campanha de marketing conduzida pela sua empresa.

Entenda o comportamento do cliente na jornada de compras

Nem todo consumidor tem um processo linear na jornada de compras. Na verdade, isso é a exceção. São poucos os que passam pelas fases de descobrir um problema, aprender sobre a solução, considerar opções e decidir qual comprar.

Alguns começam pela consideração de opções. Depois voltam para a descoberta do problema. Avançam para aprender sobre a solução. Retornam. Avançam de novo. Enfim, fazem um caminho complexo.

É importante entender o comportamento do seu cliente para poder estabelecer ações e estratégias que se adaptem à variação para não perder nenhuma oportunidade de venda.

Tenha uma visão contábil para analisar os gastos

Todo mundo é vítima da “visão de vaidade”. Isso acontece em todas as áreas e setores, mas é especialmente comum no marketing. Estamos falando do “problema” de focar em elementos que fazem bem ao ego, mas não trazem resultados.

Por exemplo, quantos fãs têm a página da sua empresa no Facebook? 5.000? 10.000? 200.000? E quantos deles comentam suas postagens todos os dias? 10? Menos? Pior: quantos compram com você?

De nada adianta ter 1 milhão de visualizações em um vídeo se ele não converte, não gera vendas, não cumpre seu objetivo.

Por isso, é importante simular uma espécie de consultoria de contabilidade com seu orçamento de marketing: analisar cada gasto, ver os resultados e estabelecer o que deve continuar ou não.

Só assim é possível reduzir os custos com marketing, mas, acima de tudo, manter ou melhorar os resultados obtidos pelas campanhas.

Seguindo essas dicas, ficará mais fácil otimizar os custos com marketing dentro da sua empresa. Assim, os resultados se manterão ou melhorarão, mas os gastos serão menores, o que trará mais lucro para sua companhia.

Gostou de aprender como otimizar os custos com marketing? Então deixe um comentário abaixo com a sua opinião sobre o assunto!

Nenhum comentário ainda.

Deixe seu comentário: