Como a automação de marketing pode ajudar os seus negócios?

Por Mais Empresas  |  10/12/2019  |  Comente »

Se você já investe em marketing na sua empresa e possui um setor especializado para as suas campanhas, é essencial optar pela automação da área.

Para que você consiga maior efetividade nas suas ações de marketing e traga mais resultados para o seu negócio, é importante conhecer as melhores ferramentas para tornar os seus processos mais funcionais e produtivos.

Isso não quer dizer, que você precisará contratar novos profissionais, mas que deverá investir em mecanismos para garantir que a rotina seja automatizada.

Quando você lança uma campanha de marketing para promover o lançamento de um modelo de carpete corporativo, por exemplo, você deixa o processo nas mãos da equipe de marketing, que em conjunto com os seus vendedores, atuarão de maneira eficiente.

Ou seja, eles vão precisar entregar bons resultados para que a sua ação de marketing renda bons frutos. 

Para fazer isso, eles podem precisar de alguns elementos que tornem essa tarefa mais dinâmica, otimizando os esforços para atingir a meta.

Um desses componentes é a automação de marketing, que não se trata apenas de repetir processos de maneira rápida, mas sim de facilitar grande parte das ações em envolvidas em uma campanha.

Se você ainda não sabe como oferecer esse suporte para a sua equipe de marketing, garantindo que eles possam trabalhar de modo mais eficiente, siga a leitura deste artigo para entender mais sobre o tema.

O que é a automação de marketing?

Tudo o que envolve automação já nos traz à mente uma série de gastos de implementação, as vezes pouco lucrativos. Mas isso não é verdade.

A automação de marketing vai exigir que você disponibilize para a sua equipe um software e algumas tecnologias que podem facilitar a administração das suas campanhas, como um modo eficiente de melhorar os seus lucros.

Se você precisa investir em uma ação de marketing para promover os seus serviços de remoção industrial, será necessário desenvolver um trabalho específico para isso, contanto com os processos de automação.

Para essa campanha, certamente será preciso:

  • Desenvolver conteúdos para o seu blog;
  • Divulgação em redes sociais;
  • Gerar leads;
  • Enviar e-mail marketing.

Esses elementos são os responsáveis por trazer resultados para a campanha, garantindo que o dinheiro retorne para o empreendimento com os devidos lucros.

Desenvolvendo conteúdos

Desenvolver conteúdos para o seu blog faz parte de um processo criativo, em que é preciso produzir artigos e materiais com informações importantes sobre temas relacionados a um produto, tal como a instalação de um nobreak industrial.

Isso é fundamental para que os seus leitores comecem a perceber as necessidades estruturais relacionadas ao seu negócio e, assim, realizar a compra de determinados equipamentos, investindo nele.

Essa etapa do processo pode ser essencial na sua campanha de marketing, já que ela desperta a atenção do cliente e faz com que ele efetue uma compra.

Do mesmo modo, um determinado conteúdo deverá ser postado nas plataformas sociais para que os seus seguidores conheçam mais sobre a loja de artigos decorativos e optem por comprar um Papai Noel inflável no seu estabelecimento.

Cuidar dessas postagens exige concentração e disciplina. Isso porque é preciso criar uma frequência de interação com o público, para que eles se engajem nas suas campanhas.

O papel da automação

Mas como fazer isso de modo eficiente? Nesse caso, é preciso investir na automação de marketing, já que um sistema apropriado permite programar as publicações, fazendo com que os seus funcionários otimizem o tempo e possam empenhar outras tarefas.

Nesse mesmo software é possível estruturar campanhas de marketing para enviar para a sua lista de leads, otimizando até mesmo as suas ações de e-mail marketing.

É por isso que a automação é essencial dentro da sua rotina de marketing, garantindo um trabalho mais eficiente e ajudando nos seus negócios.

Os benefícios trazidos com a automação de marketing

Administrar uma empresa exige bastante conhecimento e dedicação. Isso porque é preciso acompanhar o mercado para que você esteja sempre à frente dos seus concorrentes e alcance a liderança do segmento.

Com a modernização de diversas frentes você pode tornar o seu negócio muito mais produtivo e, nesse caso, a automação de marketing pode ser fundamental.

Afinal, você pode ter um excelente processo de fabricação de portão de ferro galvanizado, mas os seus clientes precisam saber disso.

Essas características diferenciadas podem ser elementos importantes no momento da compra.

Sendo assim, as suas campanhas de marketing devem ser desenvolvidas e pensadas para que elas impactem o seu público e, assim, gerem mais resultados para o negócio.

Desse modo, você conseguirá melhores processos e eficiência investindo na automação de marketing da sua empresa.

Por isso, entre os principais benefícios dessa decisão, estão:

  • Otimização do ciclo de compras;
  • Redução do CAC;
  • Eficiência no envio de materiais;
  • Personalização dos seus conteúdos.

Ciclo de compras

Toda empresa trabalha com um funil de vendas, de modo que para comprar piso laminado, por exemplo, o cliente vai passar por diversas etapas.

Isso quer dizer que um visitante vai entrar no seu site e conhecer os seus produtos. Se ele se interessar, certamente vai inserir o seu e-mail de contato para receber as novidades do negócio.

Pode ser que nessa visita o potencial cliente visualize um modelo que desperte nele a vontade de finalmente realizar a obra para substituir o piso da sala, que já está pendente há alguns meses.

Com isso, quando ele começa a receber os seus e-mails promocionais, o futuro cliente passa a colocar entre as suas prioridades a compra do produto, de modo que ele decide aproveitar uma promoção que o e-commerce esta oferecendo.

Desse modo, ele opta por realizar o pedido na sua loja e, assim, o ciclo de compras dele estará concluído.

Quando você utiliza o seu sistema de automação de marketing, é possível diminuir as etapas de compra que serão percorridas pelo seu cliente de modo mais eficiente.

Isso porque com uma programação planejada, em que cada etapa do processo já está previamente mapeada, a sua empresa interage de modo acertado e no tempo certo.

Assim, em vez de trabalhar o contato com os potenciais clientes manualmente, o seu sistema já estará habilitado para seguir cada fase no momento oportuno, enviando materiais de acordo com a etapa do funil em que o comprador se encontra.

Redução de CAC

O CAC (custo de aquisição por cliente) vai indicar qual o valor investido pela sua empresa para levar o cliente até o momento da compra.

Isso inclui o tempo gasto, os custos da sua campanha e outra série de elementos que devem ser considerados levando em conta cada fase do trabalho.

Assim, se a sua equipe pode utilizar a automação de marketing para agilizar essas etapas, haverá uma redução nesses custos.

Afinal, todo o processo é feito em menos tempo, sem demandar a atenção exclusiva de um funcionário para atender a cada cliente.

Com isso, o seu CAC será cada vez menor, trazendo mais lucros para o negócio.

Eficiência no envio do e-mail marketing

Se você deseja oferecer um desconto especial para que os seus clientes adquiram rufo para muro na sua loja virtual, certamente você apostará em uma campanha de e-mail marketing.

Imagine só ter que disparar manualmente diferentes e-mails para toda a sua lista de leads?

Isso não só daria um trabalho extra para a sua equipe, como faria com que o tempo necessário para essa tarefa fosse imenso.

Com um sistema de automação, isso ocorre de modo simples e rápido, contando com a vantagem da personalização, tema do próximo tópico.

Personalização dos seus conteúdos

Qual cliente não gosta de ser tratado com atenção e exclusividade? Se você quer investir em um atendimento de qualidade, essa deve ser uma das suas principais metas.

Com a automação de marketing, você pode colher os benefícios de personalizar os contatos com os seus clientes de modo bastante interessante.

Assim como um adesivo de segurança pode ser personalizado com o logo do estabelecimento, por que não apostar no envio de e-mails que levam o nome de cada cliente?

Com um sistema de automação isso é possível, garantindo que, ao abrir a mensagem, o seu cliente seja tratado de modo único, despertando a sua atenção.

Você ainda pode customizar o seu conteúdo de acordo com o que você planejou, fazendo com que as suas campanhas ofereçam exatamente aquilo que você quer transmitir para o seu público.

Nenhum comentário ainda.

Deixe seu comentário: