Dropshipping: o que é esta nova prática e como iniciar?

Por Mais Empresas  |  07/01/2020  |  Comente »

Com o avanço da tecnologia e da Internet a cada dia, estamos cada vez mais nos acomodando aos novos tempos e nos adequando às novas utilizações das ferramentas que temos em mãos.

Se antes as pessoas tinham medo de fornecer informações em sites e principalmente seus dados pessoais e dados bancários, hoje em dia, com mais conhecimento, sabemos que a segurança também tem avançado juntamente com toda essa tecnologia.

Com isso, as pessoas estão deixando o medo pra trás e se jogam cada vez mais nas lojas online, descobrindo o prazer que é em comprar na comodidade de sua casa e ainda receber o seu produto na porta de casa também.

Neste universo das lojas virtuais, um modelo tem crescido e conquistado um grande número de clientes com o passar dos anos: o modelo de dropshipping. Se você é um comprador online, provavelmente já deve ter comprado em alguma loja deste modelo e nem sabe.

Amazon, Mercado Livre, AliExpress e Americanas.com são uns dos exemplos de grandes lojas deste modelo.

Mas como funciona este tipo de mercado? Caso você queira tirar esta dúvida e se aprofundar, fique por aqui e iremos explicar cada detalhe.

Como funciona?

Podemos dizer que o dropshipping funciona a partir de uma logística que deve ser bem elaborada entre dono da loja e fornecedor, pois trata-se de uma técnica na qual deve haver uma parceria em sintonia.

De forma bem simplificada, no esquema de dropshipping, temos as seguintes etapas:

  1. o comprador faz uma compra em seu site e realiza o pagamento colocando os detalhes de entrega e informações detalhadas.
  2. neste momento, o dono da loja faz o encaminhamento de forma automatizada ou manual para o fornecedor.
  3. o fornecedor é que é a pessoa responsável por separar o produto, embalar e enviar à residência do comprador.

Ou seja, o dono está presente até determinado momento da compra apenas.

O restante do serviço é feito por este fornecedor,mas este detalhe nem passa pela cabeça do comprador, pois ele acredita que está se envolvendo apenas com uma pessoa que é o próprio site de compras.

E o modelo dropshipping tem obtido cada vez mais adeptos no mercado e tem mostrado suas vantagens.

Algumas vantagens do modelo dropshipping

Alguns empresários tem entrado cada vez mais neste universo por conta das facilidades e menos burocracia para ter uma loja de dropshipping pelas seguintes razões:

  • com um dropshipping você não precisa de estoque nem tampouco de depósito para armazenar suas mercadorias, pois você não precisa deles para iniciar sua loja. É o fornecedor que irá proporcionar estes produtos.
  • você não irá ter gastos com aluguel de espaço físico.
  • também não terá gastos com pagamentos e cadastros de funcionários, pois você mesmo pode fazer todo o trabalho, que não muito grande se você souber se organizar desde o início.

Embora pareça ser bem simples, você só terá facilidade em trabalhar com dropshipping se estiver bem disposto e presente diariamente no site e também presente nos trabalhos de divulgação de sua loja e produção de conteúdo para gerar um bom tráfego em seu site e atrair público.

Então, basta ficar atento a estas dicas a seguir para saber como investir bem na sua divulgação e cuidado com sua loja:

Pontos para ajudar na divulgação

Invista nas redes sociais

Usar as redes sociais para divulgar seu negócio hoje em dia é uma das formas de atrair público de forma mais rápida, pois as redes são mais responsivas do que um email, por exemplo.

Então, vale a pena pensar na produção de conteúdo para cada tipo de rede social na qual você pretende divulgar a sua loja.

Algumas são de perfil mais profissional e outras já são de perfil mais informal e despojado, então basta adequar a linguagem, o conteúdo e o direcionamento para o tipo de público que você acredita que se identifica com sua loja e partir para a divulgação.

Faça parcerias

Por falar em redes sociais, uma parceria de sua loja com alguém que tem boa influencia no ambiente de blog, Instagram ou Facebook, por exemplo, pode te ajudar muito na divulgação e captação de tráfego para seu negócio.

Uma ideia pode ser pedir que um digital influencer teste um dos produtos de sua loja em vídeo em sua rede social, pois desta forma, o público deste influencer irá saber onde encontrar e clicar direto no link que estará aparecendo no vídeo.

Tenha um fornecedor de confiança

Algumas pessoas podem ter aborrecimentos por conta de produtos não entregues ou pelo atraso na entrega.

Sabendo que esta é uma tarefa do fornecedor, você deve prestar atenção a este detalhe.

Procure saber se este fornecedor possui uma boa reputação e tenha uma boa comunicação com ele.

Verifique sempre seus e-mails , recados no site e responda sempre às perguntas dos clientes.

Todo público que faz perguntas ou demonstra interesse de compra em seu site deve ser prontamente  atendido e respondido.

Então, esteja presente diariamente  em seu site, conferindo os produtos, as dúvidas e respondendo-as. O cliente irá se sentir valorizado e com certeza mais confiante em realizar uma compra em sua loja.

Desta forma, você também estará construindo uma ponte de confiança e quem sabe, conquistando um cliente que poderá fazer novamente uma compra no futuro.  

Escolha a Plataforma Ideal

Dentre tantas opções de plataformas que trabalham com dropshipping disponíveis no mercado, você deve pesquisar e escolher a que se identifica mais com o seu perfil de loja.

Algumas exigem mais conhecimentos técnicos levando em conta a construção e organização do site.

Já outras são totalmente simplificadas, facilitando o acesso e organização dos produtos.

Isto é bom para o empresário que está entrando aos poucos neste universo digital e ainda não tem muita intimidade com todas as técnicas necessárias para tal tarefa.

Por exemplo, o Shopify é uma boa plataforma considerando que seu foco não seja no desenvolvimento do site.

Conclusão Dropshipping

Iniciar uma loja de dropshipping é um ótimo passo para o empresário que não tem muita experiência no ambiente virtual devido às facilidades e simplicidades do processo de iniciação.

Com uma boa organização e um bom suporte técnico para seu site, uma boa hospedagem que atenda às necessidades de sua loja e funcionalidades do site, basta investir na divulgação e boa organização da loja online e também na produção de conteúdo de qualidade para atrair cada vez mais público.

Uma vez que estas etapas estão cumpridas de forma correta, você só deve aguardar as compras e ir administrando seu lucro que aos poucos irá aparecer.

Agora que você já conheceu um pouco mais sobre este estilo de vendas, não tenha medo de se arriscar. Siga as dicas e boa sorte!

Nenhum comentário ainda.

Deixe seu comentário: