Marketing para concessionárias: 5 formas de aumentar as vendas

Por Mais Empresas  |  03/02/2020  |  Comente »

Qual empresário do mercado de automóveis que não gostaria de saber como aumentar as vendas na concessionária? É possível, inclusive, que você já tenha pensado em usar várias ações diferentes para isso. No entanto, nenhuma funcionou, não é mesmo?

O que é necessário entender é que não existe uma fórmula mágica para vender mais. O que existe é a compreensão de como o sistema de vendas funciona e como utilizá-lo de modo a conseguir gerar mais negócios para a sua concessionária.

A partir do momento que se entende os mecanismos por trás da negociação, é possível obter uma taxa de sucesso consideravelmente maior. Quer ver 5 maneiras de aumentar as suas vendas? Então siga a leitura abaixo!

Entenda o que é necessário para aumentar as vendas na concessionária

Se você busca por boas estratégias para aumentar as vendas na concessionária, precisa entender que a situação pode ser tão simples quanto o motor de um carro.

Para funcionar, o motor de um carro precisa de combustível. Esse combustível pode ser diesel, gasolina ou etanol. Uma vez lá dentro, o combustível é queimado e a energia produzida é direcionada para os eixos, que movem as rodas. O volante, controlado pelo motorista, direciona as rodas e, por consequência, o carro.

A lógica é bem simples, correto? Com as vendas, é a mesma coisa.

Para vender, você precisa que tenha uma pessoa interessada em comprar na sua concessionária. Além disso, você precisa convencê-la a comprar naquele momento.

Ou seja: o segredo para vender mais é atrair mais pessoas + fechar mais vendas. Parece simples, mas muitos empresários não compreendem esses mecanismos.

Para aumentar as vendas na concessionária você precisa:

  • ou atrair mais gente (e manter sua taxa de conversão);
  • ou atrair o mesmo número de gente (mas aumentar a taxa de conversão);
  • ou, que é a melhor opção, atrair mais gente E aumentar a taxa de conversão.

É simples assim. Se mais pessoas entrarem na sua loja e seus vendedores fecharem mais negócios, suas vendas dobram. Como conseguir isso que é o difícil. Vejamos algumas maneiras nas dicas a seguir.

Invista em Marketing Digital para atrair mais clientes

Uma das maneiras de colocar mais pessoas dentro da sua concessionária é pela Internet. Ela é eficaz porque é mais barata do que métodos tradicionais e consegue atingir mais gente também.

Existem muitas ferramentas dentro do Marketing Digital para que a sua concessionária receba mais interessados em comprar os seus carros.

A primeira das ferramentas é o Marketing de Conteúdo. Ele é útil para aumentar a autoridade da sua concessionária e educar o seu público sobre como comprar carros da melhor maneira possível. Ele gera leads mais qualificadas, que são mais fáceis de converter.

As redes sociais também são importantes para aumentar o número de pessoas na sua região que conhecem a sua empresa e, por consequência, possam se interessar pelos seus carros.

Os anúncios pagos, como links patrocinados ou posts impulsionados, são muito versáteis para expandir seu alcance e conquistar possíveis novos clientes.

Uma ferramenta muito útil e pouco utilizada é o geotargeting, que permite entregar anúncios e mensagens para pessoas que estão fisicamente próximos da sua concessionária, como 100 metros de distância, 150 metros.

Entre em contato com antigos clientes para renovar as vendas

A idade média da frota de carros brasileira é alta, com mais de 9 anos de idade em média. No entanto, nem todo motorista leva tanto tempo assim para comprar um carro novo.

Se você quer aumentar as vendas na concessionária, que tal contatar seus clientes antigos? Se eles já compraram uma vez, provavelmente vão querer comprar de novo e você tem o contato deles do primeiro negócio feito.

Ligue para eles e convide-os para conhecer as opções para renovar o carro que ele tem. Quando chegarem, coloque seus melhores vendedores para fazer um atendimento de primeira linha. Por falar neles…

Capacite seus vendedores para converter mais leads em clientes

Até agora, tudo que vimos foram maneiras de colocar mais gente na sua concessionária. Mas e como fechar mais negócios e aproveitar esse fluxo de pessoas?

Para isso, é necessário treinar e motivar os seus vendedores. Afinal, eles são essenciais para o sucesso da sua concessionária.

Portanto, invista em treinamentos modernos e direcionados a aumentar a taxa de vendas dos seus vendedores. Estabeleça métricas e controle o desempenho deles, para verificar se os treinamentos estão ajudando a fechar negócios mais facilmente.

Flexibilize as suas formas de pagamento para vender mais

Um impeditivo que pode estar evitando a sua concessionária de vender mais é as suas condições de pagamento. É possível que você precise flexibilizar um pouco mais as condições para fechar mais negócios.

Por isso, estude maneiras de tornar as coisas mais fáceis para os seus clientes. Faça acordo com as montadoras e aceite usados como entrada ou estabeleça uma concessionária de seminovos para isso, por exemplo.

Seguindo essas 5 maneiras de aumentar as vendas na concessionária, você conseguirá vender mais carros em 2020 e ter um ano muito mais lucrativo do que em 2019.

Gostou das nossas dicas? Então deixe um comentário abaixo com a sua opinião!

Nenhum comentário ainda.

Deixe seu comentário: