Saiba como o Outbound Marketing ainda pode ser uma boa opção para o seu negócio

Por Mais Empresas  |  06/02/2020  |  Comente »

O Outbound Marketing é uma das estratégias mais utilizadas dentro do Marketing Digital.

Na internet, existem milhões de páginas de diferentes marcas que oferecem os mais variados tipos de produtos e serviços. 

Isso só é possível porque o Marketing Digital vem fornecendo oportunidades iguais a todas as empresas.

Só que, ao mesmo tempo em que proporciona essas oportunidades, a concorrência entre as marcas aumenta e quem sai ganhando é o consumidor. 

Ele tem acesso a tudo o que precisa, com vantagens que variam de acordo com a organização e o produto que oferece.

Para se destacar, as marcas precisam encontrar maneiras de atrair a atenção do seu perfil de consumidor, por meio de estratégias que atendem às mais diversas necessidades.

O Outbound é um recurso do Marketing Digital que pode ser aplicado por qualquer marca, visando atingir os mais diversos objetivos. Mas antes de escolher uma estratégia, é necessário conhecer um pouco cada uma delas.

É natural que pessoas interessadas pelas estratégias de Outbound, mesmo que não entendam muito do assunto, tenham dúvidas.

Neste artigo, explicaremos o que é Outbound Marketing, como ele funciona e quais são as vantagens de aplicá-lo no dia a dia. Confira:

O que é Outbound Marketing?

Quando pensamos em Marketing Digital, estamos nos referindo a um termo abrangente que traz consigo uma enorme variedade de estratégias.

É natural que, quando falamos dele, muitas pessoas que conhecem um pouco o assunto se lembrem automaticamente das estratégias orgânicas de atrair o consumidor.

De fato, o Marketing Digital se popularizou muito porque ele traz possibilidades iguais, tanto para uma pequena empresa fabricante de rampa de acessibilidade quanto para uma multinacional do mesmo nicho.

No entanto, o mesmo Marketing Digital também oferece outras estratégias, como o Outbound, que ao contrário de despertar a atenção do cliente e atraí-lo, tem como objetivo trazê-lo por meio de produtos e serviços.

Em outras palavras, as empresas vão atrás do cliente ativamente, e essa estratégia é bem antiga, surgindo antes mesmo do Marketing Digital.

Há algumas décadas, as campanhas de Outbound Marketing eram veiculadas nos meios mais tradicionais.

Tais meios eram, basicamente, anúncios em estações de rádio ou canais de TV, panfletos, jornais e outros. 

Atualmente, com o advento da tecnologia digital, esse tipo de propaganda também existe e podemos citar como exemplo aquelas que interrompem um vídeo que você está assistindo na Internet.

Outros tipos são os pop-ups, e-mails em massa, banners e diversos recursos que temos contato diariamente, enquanto acessamos a Internet.

O Outbound também é muito diferente quando se trata do preço dele, em comparação com os investimentos nas estratégias orgânicas. 

Por exemplo, uma empresa que trabalhe com plano de controle ambiental vai investir um pouco mais em Outbound do que com outras estratégias. Entretanto, os resultados também são mais rápidos e significativos.

Antes de pagar por anúncios, é importante saber como o Outbound funciona na prática. Acompanhe.

Como o Outbound funciona?

Se você chegou até aqui, deve estar pensando que o Outbound é coisa de empresa antiquada, mas está enganado.

Essa estratégia pode ser aplicada por qualquer tipo de organização, desde uma fabricante de rótulo BOPP até uma grande rede de supermercados.

A fabricante mencionada pode fazer uso do Outbound de diversas maneiras, como distribuir panfletos com propaganda. 

Entretanto, nesse sentido, dentro da internet ela também pode agir, usando, por exemplo, recursos em mídias pagas que serão direcionadas para pessoas ou empresas que estejam próximas.

Durante a execução do Outbound, uma empresa não está direcionando suas ações para o seu público-alvo. 

No entanto, dentre aqueles que serão expostos, haverá pessoas interessadas no produto ou serviço oferecido.

Sendo assim, o Outbound funciona da seguinte maneira:

  • Foco em propaganda ativa;
  • Empresa procurando clientes;
  • Prospecção ativa;
  • Comunicação em um único sentido.

Vantagens do Outbound Marketing

Você já conheceu um pouco do Outbound Marketing até aqui, e entendeu que ele pode ser aplicado por tipos diferentes de empresas, desde uma que desenvolva sistema de gestão antissuborno até uma ótica.

Por se tratar de um conceito que traz ações e estratégias distintas, muitas pessoas têm dificuldades em entender suas vantagens. Enumeramos abaixo algumas delas.

1 – Fácil mensuração

Dentro do marketing digital, é muito importante mensurar os resultados para que as campanhas dêem certo. Mas com o Outbound Marketing, fazer isso é muito mais rápido e em tempo real.

Se uma empresa de locação de guindaste faz uma campanha Outbound e segue os dados da mensuração, as taxas de conversão melhoram consideravelmente, o que direciona melhor as estratégias.

Com base nisso, as decisões também são mais assertivas, pois se baseiam em dados concretos, afunilando com eficiência a campanha.

2 – Mais poder de escolha

Quando uma marca opta por usar o Outbound Marketing, ela escolhe ativamente quando deseja falar. 

Se fizer uma análise de dados que aponte o horário e em quais canais o seu público-alvo mais têm acesso, pode veicular seus esforços a partir dessas informações.

Consequentemente, os resultados do Outbound são mais rápidos do que das outras estratégias. 

A partir do momento em que a empresa inicia a prospecção, o público já começa a ser impactado.

3 – Validação mais rápida de ideias

Quando uma organização, seja esta uma fabricante de tinta hospitalar ou qualquer outra, faz uso do Outbound Marketing, consegue-se ter uma boa amostragem do seu perfil consumidor.

Desse modo, tendo como base os retornos do Outbound, é possível passar a veicular as campanhas para um perfil mais assertivo. 

Como aplicar o Outbound Marketing?

Para ter acesso a esses benefícios, é importante conhecer como aplicar o Outbound. Existem muitos caminhos para se trabalhar com o Outbound e um deles é por meio dos anúncios nos vídeos em sites como o YouTube.

As propagandas do YouTube são um ótimo exemplo de Outbound Marketing na Internet. Elas podem aparecer tanto no começo e no meio quanto ao final do vídeo. 

Muitas vezes, as propagandas têm a ver com o vídeo que você está assistindo ou com pesquisas que você fez na internet.

Para aplicar essa estratégia, as marcas costumam investir valores um pouco maiores do que nos demais. 

No entanto, as propagandas em vídeo têm muito poder e dão às empresas uma comunicação mais direta com seus consumidores.

Outra vantagem dos vídeos é a carga visual valiosa que eles trazem. Hoje em dia, as pessoas valorizam muito as imagens, sejam estas fotos ou vídeos. Mas no caso dos vídeos, estes são ainda mais eficientes.

Se, por exemplo, uma fabricante de leitor de RFID faz um vídeo para ser veiculado no YouTube, como propaganda, ela pode explicar de maneira muito mais clara e direta a respeito do seu produto.

É como ter a oportunidade de se comunicar frente a frente com o consumidor, sem que ele precise ler nada.

Além dos vídeos, outro exemplo de Outbound Marketing são os banners. Ao acessar um site ou uma rede social, é muito comum que o usuário se depare com anúncios atraentes e que chamam a atenção, fazendo uso de cores e imagens. Estes são os banners.

O custo-benefício também é outro atrativo dessa ação do Outbound, porque custa muito mais barato do que produzir um anúncio para o YouTube ou transmitir uma propaganda na televisão.

Mas antes de distribuir banners por aí, a empresa precisa fazer um mapeamento do seu público-alvo. Além disso, o número de visitas do site onde deseja levar a propaganda também deve ser considerado.

Por conta disso, é muito comum que as empresas optem pelas redes sociais para veicular anúncios semelhantes.

Nelas, todos os tipos de consumidores estão presentes, ou seja, uma empresa fabricante de isopor encontrará ali pessoas que pesquisam coisas como “onde comprar caixa de isopor”, assim como usuários que procuram por promoções diversas.

Outra dica é não poluir visualmente o banner, ele deve ser atraente, mas não causar incômodo ao usuário. 

Ele precisa ser instigado a clicar, por isso, antes de fazer o banner, é fundamental contar com um profissional que entenda do assunto.

Obviamente, existem outras estratégias em Outbound Marketing que podem ser aplicadas pelas empresas. 

Neste artigo, mencionamos apenas algumas delas para que você possa ter uma noção de como isso funciona pela Internet.

O Outbound possibilita que as empresas busquem ativamente pelos seus consumidores, tendo a oportunidade de estabelecer a sua marca de maneira mais rápida e com resultados praticamente instantâneos.

Sabendo usá-lo, qualquer marca pode atingir seus objetivos rapidamente e de maneira muito satisfatória.

Como também, é possível que as corporações combinem as ações de Outbound com as estratégias de Inbound, potencializando ainda mais os resultados dos negócios.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Nenhum comentário ainda.

Deixe seu comentário: