Como a identidade define o sucesso de uma empresa

Por Mais Empresas  |  13/02/2020  |  Comente »

O desenvolvimento de atividades profissionais com base na Internet é uma realidade do século 21. Perante um mercado online muito saturado e dificilmente permeável, conhecer os elementos que definem o sucesso e que tornam um negócio viável torna-se fundamental. Venha saber, então, de que forma a identidade da marca é definidora do seu sucesso.

A situação da economia brasileira leva muitas pessoas a procurar trabalhos ou rendimentos extra de forma não convencional. Largando as noções enraizadas dos trabalhos mais comuns, as pessoas lançam-se nas ideias mais ou menos originais que possam ter para utilizar a Internet como fonte de rendimento ou de renda passiva.

Com um número cada vez maior de empresas no mundo digital, e havendo também muitas pessoas a usar a mídia social para ganhar alguns reais, é natural que cada vez mais marcas apareçam e se espalhem no universo digital, saturando-o.

Estima-se que, somente no ano 2018, o aumento internacional no número de lojas digitais tenha atingido os 23%. No mesmo ano, dados lançados pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) vieram revelar que, embora cenário idêntico se manifestasse no Brasil, os índices de sucesso eram baixos, sendo que somente 40% das empresas criadas conseguiam aguentar mais do que um ano. Este número reduzia ainda para 20% quando se consideravam os primeiros 18 meses de atividades destas empresas online.

Demonstrando bem as dificuldades dos novos empreendedores, estes números geram questões sobre os elementos fundamentais para os contrariar e ter sucesso no mundo digital. De fato, os aspectos da identidade da marca são um ponto de partida incontornável para quem deseja ter sucesso, tratando-se, também, de um dos primeiros momentos da criação de um negócio físico ou online.

Mas, afinal, quais são os elementos que compõem a identidade da marca? E como podem estes garantir que uma loja online tenha sucesso perante a saturação do mercado dos nossos dias? Venha descobrir mais sobre essa questão.

Estudiante, Escribir, Teclado, Texto, Mujer, Inicio

Os elementos fundamentais para criar sua marca

Quando você transforma uma ideia numa empresa, alguns dos primeiros momentos a considerar têm a ver com a identidade da marca. De fato, se pensar nisso, toda a gestão de uma marca começa, justamente, por nomeá-la.

A identidade da marca é muito importante para que essa possa ter sucesso. Um empreendedor deve, por isso, ter atenção ao nome da sua empresa e também aos outros elementos que a distinguem das demais e lhe dão uma identidade própria. Falamos, aqui, de elementos como o logotipo e o slogan.

Parte da identidade física, visual e criativa da marca, estes elementos tornam-se cruciais para o sucesso. São eles que vão garantir que uma marca se posiciona no mercado e se destaca das demais no seu setor de atividade. Isto garante, portanto, que o público pode ser atingido, da forma como o empresário deseja, motivando o consumo e garantindo a visibilidade da loja digital.

Sendo um dos primeiros elementos e também um dos mais importantes, o logo representa uma identidade visual, que permite aos consumidores identificá-la com um simples olhar. Assim, tal como o nome e o slogan, o logotipo para a sua empresa deve ser cuidadosa e criteriosamente criado.

Devo investir muito dinheiro na criação da identidade da marca?

Nem todos os empreendedores têm, no momento de criação de um negócio, verbas que permitam investimentos substanciais nos elementos da identidade da marca.

A contratação de especialistas da área do marketing de comunicação ou do design pode, realmente, ser bastante dispendiosa e dificultar bastante o lançamento da marca, em termos econômicos.

Na atualidade, ainda assim, existem alternativas viáveis que permitem a construção da identidade da marca por valores acessíveis ou mesmo de forma gratuita, graças aos sites especializados no apoio aos empreendedores digitais.

Alguns sites criam, para este efeito, ferramentas úteis, como os geradores de nomes, de slogan ou de logótipo, onde é possível desenvolver este tipo de elemento, sem precisar de fazer investimentos substanciais ou de contratar profissionais da área do e-marketing.

Estas ferramentas são, na atualidade, muito importantes, na medida em que os constrangimentos econômicos poderiam, sem elas, impedir o acesso de milhares de pessoas às oportunidades do século 21.

O apoio deste tipo de ferramenta, bem como a criação de novas formas de gestão dos negócios – como, por exemplo, o Dropshipping – permitem que este meio se torne mais abrangente, mais simples e mais acessível para todos os interessados, reduzindo os custos efetivos da criação de negócios digitais.

Desta forma, com os aliados certos e a consciência da importância da identidade da marca, pode tornar-se mais simples para uma nova empresa online contrariar as tendências dos dados lançados pelo SEBRAE e conquistar efetivamente o sucesso pretendido. Além disso, como vimos, o mundo online tem, cada vez mais, a possibilidade de que o faça sem que os custos desta ação sejam impeditivos.

Nenhum comentário ainda.

Deixe seu comentário: