Como podcast pode ajudar o Marketing de Conteúdo da sua loja?

Por Mais Empresas  |  11/03/2020  |  Comente »

O Marketing de Conteúdo se tornou um elemento essencial para que empresas dos mais variados segmentos alcancem um bom posicionamento na internet, e ganhem autoridade dentro do seu nicho de atuação. 

Isso porque as pessoas buscam por cada vez mais conhecimento, valorizando as marcas que oferecem conteúdos relevantes para o público, alimentando os seus principais canais de comunicação. 

O site de um negócio é um deles.

Com a disponibilização de artigos e textos que abordam temas importantes do setor, uma loja oferece conhecimento de qualidade para o leitor da sua página, que começa a acompanhar mais de perto a atuação dela. 

Um exemplo disso pode ser o de uma fabrica de galão de agua 20 litros, que disponibiliza materiais falando sobre a conscientização na economia de recursos naturais, sobre a importância da reciclagem, entre outros. 

Ao falar sobre temas que estão ligados à fabricação dos seus produtos, ela educa os seus clientes e garante o reconhecimento da marca pela sua preocupação social e comercial.

O Marketing de Conteúdo é justamente isso: uma maneira de engajar os potenciais e atuais clientes da sua marca, por meio da elaboração de conteúdos relevantes e valiosos, fazendo com que as pessoas prestem mais atenção na sua loja.

Nesse sentido, o marketing de conteúdo pode ser feito de diferentes maneiras, sendo o podcast uma delas. 

Quer entender mais sobre como esse formato pode ajudar o seu negócio? Então siga na leitura deste artigo. 

O que é um podcast?

O Marketing de Conteúdo é uma ferramenta fundamental para empresas de manta de carvão ativado assim como para escritórios de contabilidade. 

Isso porque o público que utiliza a internet no seu cotidiano, aproveita a produção diária de diversos materiais de qualidade e, com isso, elas se mantêm informadas sobre assuntos gerais. 

O Marketing de Conteúdo pode ser feito em diferentes formatos, tais como:

  • Produção de textos e artigos;
  • Gravação de vídeos;
  • Confecção de e-books;
  • Gravação de podcasts.

A produção de textos e de materiais escritos é uma das maneiras mais conhecidas de aplicar o Marketing de Conteúdo. 

Explicar o que é um cassete histológico e como ele é utilizado em clínicas de diagnóstico é um assunto que pode interessar várias pessoas.

A gravação de vídeos também se tornou bastante comum, pois permite levar ao conhecimento do público de uma marca alguns assuntos relevantes de um modo rápido e dinâmico.

Afinal, é possível utilizar elementos visuais para complementar a demonstração, o que deixa o conteúdo ainda mais rico em informações e dados. 

A confecção de e-books é um meio eficaz de disponibilizar um material mais completo para os leitores, podendo abordar de maneira mais exaustiva um tema específico.

Se você quer falar da importância, dos modelos, e das aplicações de diferentes juntas metálicas, o e-book pode ser o formato perfeito do Marketing de Conteúdo para a sua loja.

Os podcasts também são materiais valiosos para uma empresa. Por meio da gravação de conteúdos em áudio, é possível disponibilizar informações de forma mais simples e fluida. 

Não à toa, os podcasts vêm ganhando destaque, sendo reconhecidos como materiais mais interessantes pelo público e, por isso, devem ser utilizados pela sua loja. 

A ascensão desse formato no Marketing de Conteúdo

Os podcasts, que antes eram pouco explorados pelas empresas, hoje possuem grande relevância para a promoção e divulgação de diversos assuntos. 

O formato, que veio dos Estados Unidos, surgiu em 2005. Desde então, ele vem ganhando espaço nas estratégias de Inbound Marketing, por ser um material acessível e prático. 

No Brasil, o número de ouvintes de podcast se torna cada vez maior, chegando a 40% do total de 120 milhões de internautas, segundo uma pesquisa de 2019 realizada pelo IBOPE (Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística). 

Isso quer dizer que o formato foi bem aceito pelo público brasileiro, o que faz com que ele seja uma das possibilidade mais atrativas para lojas que desejam alcançar cada vez mais pessoas na internet.

Sendo assim, se um negócio que oferece pallet de plastico preço no seu estabelecimento quer divulgar os benefícios do material para a decoração externa de um imóvel, o podcast pode ser uma maneira interessante de dizer isso ao público.

Como trabalhar a estratégia no Marketing de Conteúdo

Levando em consideração o avanço tecnológico, assim como a facilidade de se acessar a internet por meio dos smartphones, cada vez mais pessoas buscam informações e conteúdos relevantes em diferentes momentos do dia. 

Seja durante um trajeto ao trabalho, ou seja em paralelo a alguma atividade cotidiana, a busca por conteúdos em áudio se tornou uma ferramenta eficaz para conhecer o funcionamento de um gerador a diesel preço de modo prático e rápido.

Em vez de apenas apostar em propagandas de divulgação, com o podcast é possível fazer com que o público seja impactado pela sua empresa de modo discreto.

Isso porque o conteúdo abordado dentro de um podcast tem caráter informativo, ou seja, ele não é explicitamente uma propaganda da sua loja.

Além disso, um podcast pode ser criado para várias finalidades, atraindo a atenção do público. 

Ele conta com uma série de abordagens, que devem ser escolhidas de acordo com a estratégia da sua loja.

Podcast para entretenimento

O podcast de entretenimento é aquele que utiliza narrativas para chamar a atenção do público. 

Ele pode ser aplicado para estabelecer laços com os seus clientes, que podem encontrar no material um momento de descontração ou de lazer. 

Sendo assim, você pode gravar o conteúdo de modo individual ou chamar um convidado especial para participar, criando um tipo de bate-papo.

Além disso, o podcast pode ter uma periodicidade interessante, para que ele se torne um hábito na rotina dos seus clientes. 

Você pode enviar notificações sempre que disponibilizar novos conteúdos, fazendo com que o seu público saiba desses lançamentos.

Podcast formativo

O podcast formativo é voltado para a divulgação de materiais relevantes.

Ou seja, ele pode abordar a importância da creatina monohidratada comprar para quem pratica esportes de alta intensidade. 

Com abordagens mais teóricas sobre o tema, é possível educar os seus ouvintes sobre a importância da suplementação atlética para que os resultados das práticas de exercícios físicos sejam cada vez mais positivos. 

A ideia desse formato é educar os seus clientes sobre temas de importância, que possam agregar valor para as pessoas. 

Nesse tipo de podcast, é possível trazer convidados que sejam autoridades no assunto abordado, fazendo com que o material possa se tornar ainda mais especial. 

Podcast informativo

O podcast informativo é bastante utilizado por sites e por negócios que levam informações atuais sobre um segmento para os seus clientes. 

Eles focam na divulgação de notícias, para que as pessoas possam conhecer o que há de novo no mercado. 

O lançamento de um tipo de concertina galvanizada, por exemplo, pode ser abordado dentro de um script planejado para comunicar aos clientes os produtos recém-lançados no mercado e que chegaram na sua loja. 

Com isso, o ouvinte pode encontrar uma solução para a sua obra doméstica, fazendo com que ele adquira o produto mencionado durante o podcast. 

Qual tipo de podcast utilizar para minha loja?

Para obter sucesso na sua produção de podcast, não existe um formato engessado que deva ser seguido.

Isso quer dizer que você pode utilizar o que for mais conveniente para a sua loja.

Ou seja, você deve criar conteúdos para o público de acordo com a estratégia que você está seguindo para promover o seu negócio. 

Além disso, ao conquistar cada vez mais ouvintes para os seus podcasts, você deve pensar em aumentar a frequência, para que os seus ouvintes estejam sempre alimentados com bons conteúdos. 

Desse modo, a sua loja se sobressai dentro do seu segmento, justamente porque a produção de novos conteúdos é uma especialidade da sua marca. 

Com a ascensão do formato dentro do Marketing de Conteúdo, o podcast é um elemento que vem conquistando o seu espaço no mundo virtual.

Por isso, se você ainda não utiliza essa ferramenta para promover o seu negócio, comece o quanto antes e conquiste cada vez mais clientes com o podcast. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Nenhum comentário ainda.

Deixe seu comentário: