Como usar o WhatsApp Business no relacionamento com clientes

Por Mais Empresas  |  12/03/2020  |  Comente »

Você conhece as vantagens que o WhatsApp Business oferece para negócios de diferentes ramos, no que se refere ao relacionamento com consumidores?

Que o aplicativo tenha se tornado uma ferramenta indispensável na rotina de muitas pessoas, disso ninguém mais duvida. 

Seja no contato com amigos, parentes ou, até mesmo, com parceiros de trabalho, o WhatsApp é um dos meios mais práticos de enviar ou receber mensagens de texto e de voz rapidamente, facilitando a comunicação das pessoas. 

Com esse cenário, as empresas também viram benefícios no uso do aplicativo para o seu negócio. 

Isso, porque com as opções disponíveis no WhatsApp, é possível enviar informações sobre preços e oferecer serviços, como o de locação de caminhão truck.

A partir disso, os desenvolvedores do aplicativo perceberam a necessidade de algumas ferramentas complementares que pudessem proporcionar maior facilidade de atuação para estabelecimentos variados. 

Então, surgiu o WhatsApp Business, uma versão produzida para complementar de modo ideal as funcionalidades do formato convencional, mantendo o mesmo layout e usabilidade do programa.

Desse modo, o aplicativo traz uma série de vantagens para que um negócio possa aperfeiçoar o seu relacionamento com os clientes. 

Se você tem uma empresa e quer saber mais sobre o assunto, siga na leitura do artigo e saiba como utilizar o WhatsApp Business. 

O que é o WhatsApp Business?

O envio de mensagens instantâneas é uma das formas mais diretas de se fazer um contato hoje em dia. 

Nesse sentido, o WhatsApp veio como uma ferramenta eficiente para que as pessoas pudessem tornar a comunicação próxima e frequente.

Com características tão favoráveis quanto essas, os microempresários perceberam o potencial que o aplicativo podia oferecer para o seu negócio, sendo ele um estabelecimento de cobertura em Vidro ou uma loja de artigos esportivos.

Isso porque se antes era necessário se deslocar até um endereço comercial ou realizar ligações para tirar dúvidas, atualmente basta enviar uma mensagem. 

Desse modo, tornou-se cada vez mais comum encontrar empresas que oferecem um número de WhatsApp, para os clientes fazerem pedidos ou enviar solicitações. 

Depois de ser utilizado para esse tipo de atividade comercial, o aplicativo ganhou uma versão voltada para o universo empresarial, com ferramentas próprias para a rotina de um negócio.

Por isso, o WhatsApp Business é indicado para quem quer ter uma conta empresarial na plataforma.

Saiba mais como garantir uma experiência de usabilidade completa e eficiente para a comunicação com os seus clientes, usando o WhatsApp Business. 

As ferramentas do WhatsApp Business

Além dos recursos já conhecidos na versão convencional da ferramenta, o WhatsApp Business conta com configurações extras, auxiliando no relacionamento com o cliente. 

Entre as principais estão:

  • Envio de áudio, foto e vídeo;
  • Catálogo do perfil comercial;
  • Etiquetas de identificação;
  • Respostas automáticas;
  • Métricas de conversas;
  • Entre outros pontos.

Um estabelecimento que venda válvula de segurança e alívio e outros componentes industriais precisa investir no relacionamento da marca com os seus clientes. Essa ação é composta de várias camadas, que devem ser frequentemente trabalhadas.

Se antes um negócio dependia da visita dos seus compradores para estreitar os laços, a realidade hoje é bem diferente.

Afinal, é possível marcar presença nas redes sociais, investir no envio de e-mail marketing, postar conteúdos relevantes no blog, além de muitas outras alternativas. 

O WhatsApp Business veio para complementar esse cenário, permitindo que toda essa aproximação com os consumidores de uma empresa seja feita de forma prática e eficaz. 

Isso quer dizer que a panfletagem que informava ao público sobre a promoção de uma junta de expansão, hoje se tornou uma mensagem de texto no aplicativo. 

Para tirar maior proveito do WhatsApp Business, é preciso conhecer as principais ferramentas do aplicativo, desfrutando de facilidades e de elementos que otimizam a comunicação com os consumidores de uma marca.

O envio de áudio, foto e vídeo

Quem é usuário ativo do WhatsApp sabe que uma das funções mais práticas que ele oferece é o envio de mensagens por voz.

Os longos textos que demandam tempo e paciência para serem escritos, podem ser gravados em um pequeno arquivo e enviado de modo instantâneo para os seus contatos. 

Do mesmo modo, as fotos e os vídeos são recursos disponíveis no WhatsApp Business, facilitando o envio de materiais para o seu público. 

Isso torna possível a demonstração das etapas de uma lavagem de aeronaves, assim como explicar um orçamento para um consumidor da sua loja, seja por mensagens escritas, pelo envio de imagens ou de vídeos.

Com essas alternativas, o relacionamento com os clientes pode ser feito de modo mais completo e rápido, ajudando no processo de atendimento ou na publicidade dos seus produtos. 

O catálogo do perfil comercial

Um dos recursos presentes no WhatsApp Business é o catálogo de produtos, que pode ser acessado no perfil do estabelecimento dentro do aplicativo. 

Essa se tornou uma grande aposta da plataforma, que levou em consideração que as empresas, muitas vezes, precisam enviar as fotos dos seus produtos para que os clientes possam visualizar os itens mais facilmente. 

Uma loja que oferece produtos para manutenção pode utilizar o catálogo para posicionar fotos de graxa branca preço, assim como de outros materiais, facilitando a consulta por parte dos compradores. 

Desse modo, a empresa não precisa enviar arquivos que possam utilizar a memória do celular dos seus consumidores.

Assim, o cliente pode visualizar diretamente no catálogo todos os itens que estão disponíveis no estabelecimento. 

Essa ferramenta promove o acesso dos compradores ao portfólio da loja, tornando a dinâmica de atendimento ainda mais simples. 

As etiquetas de identificação

O WhatsApp Business pode ser o aplicativo que você mais utiliza para fazer contatos dentro do seu negócio. 

Nesse sentido, ele serve tanto para atender aos seus clientes quanto para se comunicar com os fornecedores do seu negócio. 

Com o passar do tempo, a lista de conversas pode ficar exaustiva, dificultando o momento de enviar mensagens para determinados contatos. 

Para ajudar nessa questão, o WhatsApp Business inseriu as tags, que são etiquetas de identificação, para você visualizar rapidamente quais daqueles contatos são clientes e quais são distribuidores. 

Essa facilidade torna a comunicação e o relacionamento com o cliente muito dinâmico, possibilitando que você envie uma mensagem informativa para os compradores de maneira prática. 

Afinal, se você quer comunicar uma promoção no serviço de aluguel de munck para o final de semana, é fundamental que você envie um comunicado aos seus contatos pelo WhatsApp Business. 

As respostas automáticas

O WhatsApp trouxe como novidade para os usuários da versão Business um recurso bastante interessante: o envio de mensagens automáticas. 

É muito comum que os clientes de uma loja façam o envio de perguntas pelo aplicativo fora do período comercial, o que significava que eles ficariam sem resposta até o próximo dia útil de atendimento. 

Mas ao ajustar as suas respostas automáticas, você pode fazer com que o consumidor receba um retorno imediato, informando sobre o horário de funcionamento do local e indicando que o cliente será contatado o quanto antes. 

Isso não só ajuda no relacionamento com o ele, como também influencia diretamente nos resultados de um negócio. 

Afinal, é indispensável que você se comunique com o seu público, e as respostas automáticas são soluções práticas para períodos em que o seu estabelecimento está em recesso.

As métricas de conversas

Que as métricas se tornaram ferramentas indispensáveis para calcular o alcance de uma empresa, ninguém duvida. 

Ao enviar para toda a sua lista um informativo sobre a inserção de corrediça telescópica no portfólio da sua loja, você deseja saber quantas pessoas receberam e quantas leram a mensagem.

Dessa maneira,é possível mensurar se o envio de materiais pela plataforma está sendo produtivo para o seu negócio. 

Então, você pode ajustar campanhas e entender quais tipos de mensagens atraem mais o seu público no WhatsApp.

Considerações finais sobre o WhatsApp Business

Se você busca meios para aprimorar o relacionamento com o seu público, é essencial que você utilize o WhatsApp Business para isso. 

Enviando mensagens, recebendo feedbacks e facilitando o modo como os clientes da sua marca podem entrar em contato com você, é possível colher resultados bastante positivos para o seu negócio.

A versão comercial do aplicativo pode ser utilizada por empresas de pequeno, médio e grande portes.

Isso significa que ela se tornou um canal de comunicação bastante difundido no mercado, trazendo melhorias para a experiência do cliente com uma marca. 

Por isso, se você ainda não utiliza o WhatsApp Business, é preciso começar o quanto antes. 

Ao inserir um chip no smartphone da sua empresa, você pode baixar o aplicativo, configurar a conta para a versão comercial e começar a desfrutar das vantagens que a plataforma oferece. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Nenhum comentário ainda.

Deixe seu comentário: