Instagram for Business para ecommerce: como utilizar

Por Mais Empresas  |  13/03/2020  |  Comente »

O Instagram for Business se tornou uma das principais redes sociais para os negócios. Dessa maneira, ele se apresenta como essencial para o marketing das empresas, inclusive dos negócios e-commerce.

Ele cresceu muito nos últimos anos, tendo se transformado em uma das redes sociais com mais contas ativas no Brasil e no mundo. 

Por conta disso é considerado uma das ferramentas mais valiosas para quem vende na internet.

Isso fez com que essa rede social passasse a ganhar ferramentas que não só contribuíram para o seu crescimento como também para melhorar a experiência de compra na internet.

Também em franco crescimento está o modelo de negócios e-commerce, que não apenas no Brasil, mas no resto do mundo, tem ganhado cada vez mais a atenção dos consumidores.

O Instagram se tornou a principal rede social para os negócios e-commerce porque ela ajuda na divulgação e também a própria venda, já que possui recursos para isso.

No entanto, não basta que a loja crie o seu perfil, é necessário saber usá-lo adequadamente para alcançar o sucesso em seu negócio e-commerce.

Por isso, neste artigo, vamos falar sobre o que é Instagram for Business, como ele funciona e dar dicas de como usá-lo para e-commerce.

O que é Instagram for Business?

Como o próprio nome já entrega, o Instagram for Business é uma versão da rede social Instagram voltada para as empresas. 

Ela permite que os negócios que possuem conta consigam analisar quem são seus seguidores para alavancar resultados.

Com essa rede social, mais do que divulgar dados da empresa como telefone, endereço e descrição do negócio, os gestores da conta têm acesso a dados relacionados à impressão, alcance e engajamento das publicações.

Esses dados mostram em detalhes quem são os seguidores da conta, dando detalhes como gênero, idade, localização e horários que mais acessam.

Além disso, as empresas, como e-commerces e fabricantes de válvula direcional hidráulica conseguem promover suas publicações e, também, realizar vendas pelo aplicativo. Isso sem dúvidas gera impacto positivo para a empresa.

Criado em 2016, essa funcionalidade do Instagram funciona por meio de um conjunto de ferramentas que facilitam o trabalho nas empresas na rede social. 

Em vista disso, é possível imaginar quantos benefícios ela pode trazer ao e-commerce.

Benefícios do Instagram for Business para e-commerce

Por se tratar de uma das redes sociais mais populares do mundo, fica fácil imaginar que ela concentra consumidores dos mais variados perfis, como aqueles interessados em gestão de facilities.

Isso significa que uma loja e-commerce de roupas também vai encontrar no Instagram o seu público. Com mais de 300 milhões de usuários ativos no Brasil, essa rede social ainda tem a capacidade de gerar mais tráfego para as páginas.

E dentre os principais benefícios oferecidos por ela estão:

  • Comunicação fácil;
  • Incentivo ao compartilhamento e Interação;
  • Geração de tráfego para o site;
  • Educa o público;
  • Fideliza os clientes.

O administrador de uma conta no Instagram for Business precisa entender como funciona as ações da rede social para impulsionar as vendas. Esse entendimento facilita o seu uso e traz resultados mais satisfatórios.

Investir em vídeos é um dos primeiros passos para conseguir boas visualizações na rede social. Por exemplo, uma fabricante de rede Mesh pode criar um vídeo explicando as funcionalidades do seu produto.

Mencionar os seguidores em postagens também é uma boa estratégia que ajuda o perfil a impulsionar as vendas.

Manter-se ativo também é importante, não apenas publicando, mas também interagindo com outras publicações.

Além dessas funcionalidades que permitem ao Instagram for Business impulsionar suas vendas, existe uma utilização mais específica para as plataformas e-commerce.

Como usar o Instagram for Business para alavancar bons resultados

O e-commerce depende exclusivamente do ambiente virtual para conquistar seus clientes e fechar boas vendas. Sendo assim, nada melhor do que marcar presença nas melhores redes sociais.

No entanto, de nada adianta criar um perfil e não saber usá-lo adequadamente. Existem infinitas possibilidades de e-commerce, desde os que vendem graxa grafitada preço até ótica on-line.

Isso mostra que essa rede social é muito versátil, exigindo conhecimento e estratégias simples para alcançar bons resultados. Dentre essas estratégias estão:

Investir tempo

Para administrar a conta com mais organização, é necessário separar um tempo para cuidar do perfil do e-commerce no Instagram.

Isso envolve um planejamento semanal e mensal de publicações, ajudando a criar campanhas efetivas que enriqueçam a comunicação com o público.

Saber com quem conversa

É fundamental estudar o mercado, conhecer o público-alvo e, com base nele, criar uma persona.

A persona é um modelo fictício de cliente ideal que auxilia as empresas, como um e-commerce de locação de caminhão Munck a produzir o conteúdo ideal. Isso acontece porque as postagens são criadas especificamente para a persona.

Para criar uma persona que realmente funcione, é necessário dar nome a ela, definir idade, família, rotina e qualquer outra característica que seja determinante e fiel ao cliente final.

Explorar potenciais

As empresas possuem um excelente desempenho no Instagram, pois cerca de 80% dos usuários seguem ao menos uma marca, e a cada 10 hashtags publicadas, cerca de 7 são de empresas.

Isso reforça o fato de que, para as marcas, ter um bom perfil no Instagram traz mais credibilidade, aumenta as vendas e melhora o engajamento do público.

Outra dica fundamental é separar o perfil pessoal do perfil profissional. Isso porque os consumidores desejam fazer parte da rotina da marca e não de seu gestor.

Exatamente por isso a conta da marca precisa estar no modo comercial, para que também dados importantes sobre os seguidores e o negócio sejam analisados.

Esses dados permitem que a empresa, como uma fabricante de máquina de fazer bloco saiba quais publicações têm melhor desempenho e qual o melhor horário para publicá-la.

A organização também consegue saber quem clicou no link, quantas pessoas saíram da história, quem visitou o perfil dentre outros dados.

Criar uma identidade visual para o perfil

Uma identidade visual deixa o perfil mais atrativo, aumentando a quantidade de seguidores. 

Para isso, é importante escolher uma paleta de cores que ajude a trabalhar a identidade visual, além de fotos de qualidade.

É importante considerar que o cérebro humano ignora propagandas óbvias, portanto, o ideal é que a plataforma e-commerce de entreposto aduaneiro ou qualquer outra opte por imagens objetivas e impactantes.

Também é importante evitar imagens com muita informação, grande quantidade de fotos, imagens com textos muito grandes e até mesmo filtros excessivos.

É interessante usar fundos que chamem menos atenção do que o produto em si. Isso porque o Instagram for Business é uma rede social 100% visual, o que exige um conteúdo bem elaborado e bem organizado.

Estabelecer uma frequência de postagens

A frequência ideal de publicação varia de empresa para empresa, mesmo em modelos e-commerce. 

Isso porque, uma loja e-commerce de roupas de bebê não vai publicar no mesmo horário que uma de chapa expandida galvanizada.

Isso acontece porque são públicos diferentes, portanto, é fundamental acessar a ferramenta Insights para descobrir qual o melhor horário para publicação e aumentar o engajamento.

Saber usar o Stories

Desde 2016, uma das principais ferramentas do Instagram tem sido o Stories. Para as empresas é o espaço ideal para compartilhar promoções, realizar enquetes e se aproximar ainda mais do público.

Como consequência dessa aproximação o número de vendas aumenta. Esse espaço é perfeito para chamar a atenção do cliente. 

Para aproveitar ao máximo seus benefícios, é recomendado que a empresa deixe a opção de resposta ativa.

Usar hashtags

As hashtags são muito conhecidas, sendo importantes para atrair pessoas interessadas em um conteúdo publicado.

Os negócios e-commerce precisam encontrar aquelas que são relevantes para o seu mercado e que facilitam a vida do seu público, permitindo que ele os encontrem com mais facilidade.

Também é importante ressaltar que as hashtags nunca devem ser deixadas de lado, pois elas aumentam muito a taxa de engajamento.

Elas permitem que determinado conteúdo apareça para algum usuário, mesmo que este não siga a empresa no Instagram.

Usar o shopping Instagram

Essa ferramenta foi lançada como uma promessa para melhorar a experiência de compra dos usuários junto às empresas, algo fundamental para as plataformas e-commerce.

Para elas, o perfil pode funcionar como uma verdadeira vitrine de produtos. Além disso, essa ferramenta inclui o botão comprar, além de permitir precificar os produtos.

Ter um perfil do Instagram for Business é a chave do sucesso para qualquer plataforma e-commerce. No entanto, é preciso paciência para colher os frutos semeados nesta rede social.

Analisando estratégias que não deram certo para implementar as novas, usar o Instagram para os negócios e-commerce é garantia de sucesso. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Nenhum comentário ainda.

Deixe seu comentário: