Como usar QR Code nas estratégias da sua loja virtual

Por Mais Empresas  |  14/03/2020  |  Comente »

O QR Code não é algo novo, apesar de muitas pessoas pensarem o contrário. Em 1994, ele já era usado por empresas de logística para melhorar as entregas.

Isso porque esse código possui uma incrível capacidade de armazenar informações, muito maior do que um código de barras comum. 

Além disso, ele é de fácil acesso, podendo passar informações rapidamente, para qualquer pessoa que deseje tais informações.

Apesar de ser uma tecnologia útil e que pode facilitar o dia a dia das pessoas e das empresas, muita gente ainda não conhece a sua funcionalidade.

No entanto, graças aos aparelhos smartphones, a popularidade do QR Code cresceu muito e ele passou a ser mais conhecido entre os usuários.

Ele também está cada vez mais presente nas ações de marketing, apesar de ainda se parecer mais com um enigma do que com uma maneira eficiente de transmitir informações.

Mesmo gerando muitas dúvidas, o uso dessa tecnologia nas estratégias de marketing tem feito toda a diferença. O que reforça a necessidade de entendê-lo melhor.

Neste artigo, vamos falar sobre o que é QR Code e como utilizá-lo nas estratégias de marketing das empresas e, principalmente, lojas virtuais.

O que é QR Code?

O QR Code nada mais é do que um código de barras em 2D que pode ser escaneado por aparelhos móveis que possuam um leitor de QR Code. Esse leitor é um aplicativo que usa a própria câmera do celular para a leitura.

Após a decodificação, o QR Code pode se transformar em um texto, link de acesso a algum site dentre outras opções.

Inicialmente, ele foi criado por uma empresa japonesa, em 1994, para ajudar a identificar peças automobilísticas, mas desde 2003 tem sido utilizado para fornecer dados a aparelhos telefônicos.

Atualmente, o Qr Code tem sido muito usado por revistas, campanhas publicitárias e até em jogos de videogame.

Uma comissária de despachos aduaneiros pode usar o QR Code para fornecer ou acessar os dados necessários referente aos objetos e documentos a serem despachados.

Ainda assim, um de seus principais usos atualmente está mesmo em campanhas de marketing on-line e off-line por parte das marcas.

O uso do QR Code em campanhas de marketing

O mercado ainda está conhecendo as diversas possibilidades oferecidas pelo uso do QR Code. Antigamente, as soluções trazidas por ele estavam sempre atreladas a levar o usuário até um site, como de uma loja de bateria VRLA.

Atualmente, podemos ver o QR Code ao lado de um produto, em museu, a respeito de uma obra dentre muitas outras possibilidades. 

Ainda assim, a maior mudança que ele trouxe é a possibilidade de ser usado como forma de pagamento.

Para o consumidor, é interessante que este comece a usar o QR Code para fazer alguns pagamentos, preparando-o para o uso de outras ferramentas que serão aplicadas futuramente.

Essas ferramentas, assim como o QR Code, facilitam para que o consumidor não precise usar carteira, cartão e ainda ter que se lembrar de sua senha. Com essas facilidades, ele precisará apenas do celular para realizar essas transações.

No Brasil, existem muitas empresas que estão usando o QR Code, como as fabricantes de máquina de medição tridimensional. Muitas conseguem zerar taxas cobradas por bandeiras de cartões, sem nem mesmo cobrar mensalidade.

O crescente número de utilização do QR Code também se deve à capacidade de processamento dos celulares.

Os smartphones atuais podem interagir sem dificuldades com aplicativos de realidade aumentada, como no caso dos filtros do Instagram.

Vantagens de usá-los nas estratégias de marketing

O QR Code parece estar eliminando por completo o famoso código de barras. Isso porque ele tem a vantagem de possuir inúmeras aplicabilidades, inclusive nas estratégias de marketing de organizações dos mais variados tipos, como empresas de aluguel de geradores SP.

Dentre as principais vantagens do uso dessa tecnologia nos sites é a possibilidade de melhorar a experiência de gestão. Isso porque o QR Code tem a capacidade de atender às demandas cotidianas das organizações.

Essas demandas podem variar desde controle de acesso até lançamentos de campanhas de marketing. 

Essas aplicações serão utilizadas anos a fio, tendo em vista a familiaridade com tecnologia das novas gerações de consumidores.

Dessa forma, dentre as principais vantagens trazidas pelo uso do QR Code nas estratégias de marketing on-line e off-line de lojas virtuais e outras empresas estão:

  • Quebrar barreiras entre estratégias on-line e off-line;
  • Conquistar a confiança do cliente facilmente;
  • Baixo custo;
  • Fácil mensuração.

Com tantas vantagens, é natural que cada vez mais empresas, desde lojas virtuais até fabricantes de banheiro químico preço comecem a empregar o QR Code em suas estratégias de marketing.

Como utilizá-lo em estratégias de marketing off-line?

Tanto as lojas virtuais quanto os demais modelos de negócios, que atuam com os mais variados produtos e serviços, podem usar o QR Code em suas estratégias de marketing off-line. 

Dentre os principais usos estão:

Cartões de visita

O QR Code pode ser impresso no cartão de visita de uma empresa. Ao acessá-lo, o consumidor pode ter acesso a informações referente à empresa como endereço, telefone e e-mail.

Além disso, o QR Code aplicado a um cartão de visita pode levar o consumidor ao site da empresa. 

Tal ação ajuda nas estratégias de marketing on-line, como aumento no tráfego do site, por meio de uma estratégia de marketing off-line, usando o QR Code.

Banner

Uma loja de filme Stretch preço pode também ter uma loja virtual e alavancar as vendas dela por meio do uso de QR Code em banners.

Vamos supor que essa empresa esteja participando de uma feira de exposições e ali ela exponha um banner com um QR Code.

O frequentador do evento, ao aproximar o seu celular e ter acesso ao conteúdo dele do banner, pode ser direcionado a um link do perfil da rede social da empresa.

Ali mesmo ele já pode obter informações relevantes sobre a marca, como a satisfação de pessoas que já compraram com ela, informações de produtos e muitas outras possibilidades.

Ao ser convencido e se sentir seguro, o cliente pode comprar o produto durante o evento, ou no site da loja virtual, ao mesmo tempo em que passa a conhecer melhor a marca.

Aqui é possível notar mais uma vez o uso dessa ferramenta em uma estratégia off-line que leva às vendas em um site virtual.

Panfletos

A distribuição de panfletos é muito comum e está entre as principais ações de marketing off-line, principalmente de construtoras.

O QR Code aplicado em panfletos pode levar o consumidor a obter detalhes sobre o empreendimento e também sobre um vendedor em particular, como seu contato e horário de atendimento.

Para as lojas virtuais como e-commerce, o panfleto com QR Code pode direcionar o usuário diretamente para o site de compras.

Como utilizar o QR Code nas estratégias de marketing on-line?

Assim como as empresas podem usar o QR Code em suas estratégias de marketing off-line, elas também podem usá-lo em suas estratégias de marketing on-line. 

Dentre as principais possibilidades estão:

Em sites

Uma empresa de filtro de carvão ativado industrial pode usar ele em seu site para que o cliente tenha acesso a informações detalhadas e complementares do seu produto.

É natural que, no caso de alguns bens de consumo, os consumidores tenham dúvidas na hora da compra. 

O QR Code no site pode ajudar a trazer informações complementares que não cabem numa única página.

Para vendas on-line

O dia a dia das pessoas está cada vez mais corrido, pois elas já não encontram muito tempo disponível para realizarem atividades corriqueiras, como compras no supermercado, por exemplo.

Em site de lojas virtuais podem ser usadas vitrines com ele atrelado aos produtos. Para comprá-los, basta apenas que o usuário escaneie o código com o aplicativo da loja.

Esse tipo de venda é muito rápido e pode ser usado por muitos tipos de negócios, desde lojas virtuais de sapato até contenção de taludes.

Esse código é uma tecnologia inteligente e que pode ser utilizada de muitas maneiras pelas organizações, trazendo mais facilidades para elas e seus consumidores.

Apesar da alta tecnologia envolvida, não se trata de algo complexo, muito pelo contrário. É algo de simples aplicação e de muita versatilidade, que pode ser usado pelos mais diferentes tipos de negócios, principalmente lojas virtuais.

A ideia é enriquecer as estratégias de marketing, facilitando a compra do consumidor em seu aparelho móvel e evitando que as marcas percam oportunidades de bons negócios, que nem sempre podem ser recuperados depois.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Nenhum comentário ainda.

Deixe seu comentário: