Passo a passo para entender o papel da UX

Por Mais Empresas  |  23/04/2020  |  Comente »

UX é uma sigla para User Experience, conceito essencial para o sucesso de qualquer estratégia relacionada ao Marketing Digital. E mesmo sendo muito importante, ainda existe muita confusão a respeito de seu significado.

Muitas empresas também não sabem ao certo como usá-lo, mas o fato é que as maiores e mais populares estão sempre muito preocupadas com o que diz respeito à experiência do usuário.

Apesar de ser prioridade das maiores empresas do mercado, o UX pode ser usado por todos os segmentos. 

Por isso, independentemente de qual seja o tamanho de uma marca, ela deve usar essa estratégia.

As plataformas e-commerce têm crescido cada vez mais no Brasil e no mundo, principalmente no momento que estamos vivendo agora. Com o comércio físico fechado, as compras on-line não param de aumentar.

Só que existe muita concorrência no meio digital, por isso, é importante garantir que o consumidor tenha a melhor experiência possível, para que ele escolha o seu negócio para fazer uma compra, ao invés do concorrente.

Em vista disso, vamos falar sobre a importância do e-commerce na vida das pessoas, os benefícios trazidos por ele, e como o UX pode ajudar essas plataformas, bem como as diferenças e complementações entre o UX e o UI.

Importância do e-commerce

E-commerce é um modelo de negócios que funciona 100% pela internet. Ou seja, se o consumidor encontra uma loja de elementos filtrantes hidráulicos e-commerce, esta loja não possui estabelecimento físico.

Além disso, a escolha dos produtos, a forma de pagamento e todo o processo de compra é feito de maneira totalmente on-line, bem como a comunicação com essas plataformas.

Elas permitem que os consumidores comprem qualquer coisa que precisam, no momento em que desejarem. Ou seja, ele pode querer comprar um produto tanto às 3 da manhã, quanto ao meio-dia.

Novas oportunidades de negócios

As lojas on-line favorecem a geração e exploração de oportunidades novas e únicas de negócios. 

Com isso, elas geram mais valor tanto para quem vende, quanto para quem compra, fazendo mais com menos.

Mas além de permitir novos modelos de negócio, o e-commerce também traz vantagens como:

  • Atendimento 24 horas por chat;
  • Mais comodidade;
  • Melhor acompanhamento da compra;
  • Mais opções de produtos.

Algo que chama muito a atenção dos consumidores nas plataformas e-commerce é que eles têm acesso a mais opções de produtos e serviços.

Por exemplo, se uma empresa precisa de peças para estação elevatória de esgoto, numa plataforma e-commerce ela pode encontrar diversas marcas e opções.

O mesmo acontece, por exemplo, com uma loja on-line de lingerie. As clientes encontram uma enorme variedade de peças que dificilmente vão encontrar em lojas comuns.

Além de tudo isso, os preços do e-commerce são muito mais atraentes, não importa o que o consumidor queira comprar. Além de encontrar tudo o que precisa, ele encontra por um preço mais justo.

Só que mais do que criar um site para vendas on-line, é importante garantir que o consumidor tenha uma boa experiência na plataforma para que a venda aconteça.

Existem muitas lojas oferecendo o mesmo produto ou serviço, e essa concorrência só pode ser vencida com o uso de estratégias. como o UX.

Como UX ajuda plataformas e-commerce

O UX é uma estratégia que engloba tudo o que diz respeito a uma interação on-line, incluindo os sentimentos despertados no usuário ao acessar um site.

Portanto, ele não diz respeito apenas às facilidades do acesso, mas também ao emocional do cliente durante esse processo. Sendo assim, ele ajuda os negócios e-commerce de muitas maneiras, como:

1 – Experiência otimizada

O UX ajuda a evitar problemas como a lentidão do site e a falta de direcionamento adequado. Por isso, ele também guia o consumidor dentro do ambiente virtual, para que ele encontre o que procura.

Sendo assim, um UX otimizado faz com que o site carregue rapidamente, se ajuste a qualquer tamanho de tela e crie um caminho simples para o acesso.

2 – Facilidade

Ao acessar uma plataforma e-commerce de uma empresa que faça digitalização de documentos históricos e que aproveite o User Experience, o cliente tem mais facilidade na hora de finalizar a compra.

Para isso, a estratégia mostra no site apenas o que é importante, como formas de pagamento, opções de parcelamento, endereço de entrega, entre outros, tudo da maneira mais clara possível.

3 – Aumento da taxa de conversão

O UX faz com que o site tenha processos simples, navegação bem direcionada e bons elementos visuais e de comunicação.

Ou seja, ele garante a arquitetura ideal do site, melhorando as taxas de conversão. Para isso, uma loja on-line de visor acústico pode, por exemplo, encurtar o caminho entre a compra e elementos desnecessários.

Diferenças entre UI e UX

Em vista da importância do UX para o e-commerce, é fundamental entender a diferença entre ele e o UI.

Enquanto o UX é focado na experiência do usuário, o UI (ou User Interface), é focado no direcionamento deste. E para entender melhor, as principais diferenças entre eles são:

1 – O UI possui apenas uma interface visual

O UI está diretamente relacionado com as interfaces visuais de um site ou aplicativo. Portanto, sem que exista uma tela, não existe a interface do usuário. Mas no caso do UX isso não acontece.

Isso porque a experiência do usuário está relacionada à qualidade da navegação, e não com a tela em si. 

Por isso, a experiência em um site de uma loja de peças para instalações industriais pode ficar bem mais agradável com algumas etapas eliminadas.

2 – O UI guia o usuário

Enquanto o UI guia o usuário, o UX faz a navegação ser agradável e valer a pena. Logo, o primeiro mostra ao usuário o que ele deve fazer, enquanto o segundo garante uma navegação que agrada. 

Portanto, é uma estratégia que torna as ações mais simples de serem realizadas.  

3 – UI razão vs. UX emoção

Na maioria dos países do mundo, as pessoas lêem de cima para baixo e da esquerda para a direita. 

Em vista disso, a aplicação UI é mais simples e racional do que a aplicação do UX, que precisa saber como despertar uma boa emoção no usuário.

Isso vai depender de quem é ele, da situação em que ele se encontra, além de uma série de outros fatores que implicam nesse processo.

Como se complementam

Até aqui deu para entender que, independentemente de ser uma fabrica de injeção plastica ou uma loja de artigos PET, é importante usar essas estratégias para garantir uma boa experiência ao usuário.

O uso das duas estratégias é algo complementar, e que para uma plataforma e-commerce, funciona da seguinte maneira:

O design de um site de uma loja on-line é como um cérebro. Sendo que o UX é a parte mais intuitiva e emocional, e o UI é mais racional.

Tendo isso em mente, quando aplicadas em conjunto, essas duas estratégias oferecem ao site de uma venda de cartão de controle de acesso tanto uma preocupação com o comportamento de quem o acessa, quanto com a aparência do site.

Sendo assim, juntos, esses conceitos moldam uma aparência para que a página se torne agradável e intuitiva para o consumidor, despertando nele boas emoções durante todo o período de acesso.

É claro que nisso também entra a criação de elementos que facilitam o acesso e otimizam a qualidade da página, evitando problemas que alterem as emoções do usuário.

Um exemplo disso é simplicidade da disposição de elementos de cada página que compõe o site, para que o usuário localize facilmente o que ele precisa.

Por exemplo, se ele está procurando por fita de aço para embalagem, por meio da aplicação em conjunto do UI e UX, ele encontrará com mais facilidade.

Isso despertará nele uma sensação de satisfação, pois ele teve suas necessidades atendidas durante sua navegação. 

Esse processo agradável só foi possível porque o site todo foi construído em cima de sua boa usabilidade e das emoções do cliente.

Conclusão sobre o papel da UX

Estamos vivendo em um período em que as lojas on-line se tornaram a melhor saída para o consumo de diversos tipos de produtos. Por meio delas, os consumidores compram o que precisam, por um preço justo e sem sair de casa.

Mas pelo fato de existirem muitos comércios na internet, a concorrência é muito grande, e os consumidores vão sempre optar por aqueles sites que facilitam a sua experiência de compra.

Esses e-commerces entendem a importância de garantir uma boa experiência aos usuários para que estes se tornem seus clientes, e consequentemente, se fidelizem.

Portanto, mais do que ter uma loja on-line que venda produtos de qualidade e com preço justo, é importante garantir que os consumidores tenham a melhor experiência com a sua marca.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Nenhum comentário ainda.

Deixe seu comentário: