Você sabe o que é AEO?

Por Mais Empresas  |  27/04/2020  |  Comente »

Se você acompanha o marketing digital e busca transformar o seu site para obter melhores resultados na internet, certamente já ouviu falar em AEO e nos seus benefícios.

Assim como o SEO (Search Engine Optimization) se tornou essencial para que um site fosse encontrado durante uma pesquisa, o AEO (Answer Engine Optimization) também veio para compor o cenário. 

É inegável que a internet se transformou no meio mais utilizado para a realização de pesquisas, sobre qualquer assunto que seja. Além disso, a facilidade com que as pessoas fazem buscas online é cada vez mais importante. 

Para encontrar uma caixa de passagem 4×2, por exemplo, é preciso apenas retirar um smartphone do bolso e inserir as palavras-chave referentes ao assunto ou produto que se quer adquirir. 

O AEO veio como uma estratégia essencial para compor esse cenário, sendo uma maneira simples e direta de fazer buscas na internet e encontrar aquilo que se procura de modo assertivo. 

Essa ferramenta deve ser implementada pelas empresas, justamente por ser uma evolução do SEO, permitindo que os usuários realizem pesquisas rapidamente, utilizando os recursos de voz. 

Se você quer saber mais sobre o AEO, de modo a entender qual é a sua importância para as empresas dos mais diversos segmentos, siga na leitura deste artigo. 

O que é o Answer Engine Optimization?

É cada vez mais comum ver pessoas utilizando os seus celulares para fazer pesquisas por voz. Além de ser um mecanismo simples, ele se tornou um método prático de encontrar uma resposta sobre qualquer assunto. 

Os assistentes de voz presentes nos celulares são um exemplo prático de como essa ferramenta veio para auxiliar o dia a dia das pessoas. 

Como não poderia deixar de ser, os mecanismos de busca estão sempre se atualizando, como forma de proporcionar uma experiência melhor para os usuários e, com isso, o AEO vem ganhando grande destaque na internet.  

Se antes era preciso digitar um termo como “empresas de software de gestão empresarial”, hoje você pode facilmente dizê-lo.

Fazendo assim com que o buscador ofereça uma resposta direta, sem que você precise clicar em vários sites até encontrar o que procura.

Isso porque quando você faz a sua pesquisa em formato de pergunta, a estrutura da resposta tenta ser o mais direcionada possível, de modo que os resultados serão vistos de maneira clara e objetiva. 

Sendo assim, as principais características do AEO são:

  • Otimização de tempo;
  • Respostas rápidas e diretas;
  • Melhora da experiência do usuário;
  • Maior visibilidade para um site na internet.

É possível notar que todos esses elementos buscam oferecer ao usuário uma forma cada vez mais facilitada de busca.

Benefícios do AEO

Nesse sentido, gera benefícios também para os sites que aplicam o SEO em sua estrutura e querem ser vistos nas primeiras posições do Google. 

Por exemplo, a página de um fabricante de talha elétrica que otimize o seu conteúdo para ser encontrado em uma pesquisa por voz, certamente terá melhores resultados do que aquelas que não se atualizaram.

Isso se dá por meio das informações postadas no site, de modo que o buscador vai selecionar e exibir para o usuário um trecho de uma determinada página, que ofereça a resposta mais apropriada para a pergunta realizada por ele. 

Sendo assim, é possível dizer que o AEO é uma evolução, já que ele está se tornando uma tendência de pesquisa. Afinal, a ferramenta pode ser utilizada por pessoas de qualquer idade, sejam elas alfabetizadas ou não, transformando a maneira de fazer buscas online.

Como utilizar o AEO em uma empresa

É possível que AEO seja utilizado por uma indústria de polias industriais, assim como por um escritório de contabilidade, justamente porque ele não é uma ferramenta nichada. 

Uma das principais funções do Answer Engine Optimization é melhorar a experiência do usuário.

E por isso, ela deve ser uma prioridade dentro do site, de modo que essa otimização seja reconhecida pelos buscadores, trazendo resultados para a página.

Assim, se você já utilizava o SEO no seu site, certamente já possui experiência com a otimização de conteúdos para atender aos parâmetros dos buscadores e ganhar maior visibilidade na internet. 

E com o AEO, o processo deve ser o mesmo.

Afinal, ele não se trata de uma substituição do SEO, mas sim uma melhoria que dá enfoque ao formato com que se expõe informações, levando em consideração as dúvidas dos potenciais clientes do seu negócio. 

Sendo assim, se um usuário deseja alugar gerador de energia SP e faz essa pesquisa na internet, é importante que a sua empresa ofereça dados assertivos que podem ajudar o público-alvo do estabelecimento a encontrar as respostas para as suas dúvidas. 

Portanto, o AEO significa que você precisará fazer com que os seus conteúdos sejam desenvolvidos de modo a apresentar informações organizadas e objetivas. 

Os resultados do AEO

Já não é segredo para ninguém que, ao ser exibida nos primeiros resultados, uma página pode facilmente captar novos clientes e alcançar um número de negócios cada vez maior. 

Mas, para que isso aconteça, não basta criar um site e esperar que ele seja bem ranqueado. É preciso agir e organizar toda a estrutura da plataforma, de modo que ela ofereça uma experiência agradável ao usuário. 

Sendo assim, uma página que traga informações sobre rufo galvanizado, por exemplo, deve ser elaborada levando em consideração as técnicas de otimização para os mecanismos de busca. 

Isso inclui desde boas fotos, descrição completa e de fácil entendimento, até o carregamento rápido de conteúdo e o formato responsivo do layout da página. 

Ao oferecer essas características, o site é bem avaliado pelo buscador, que entende que aquele material pode ser interessante para quem quer encontrar aquele determinado produto. 

O AEO entra para complementar esse cenário, tornando possível que o usuário encontre a resposta da sua dúvida de maneira rápida e assertiva. 

Dados estruturados

Se você deseja que o seu site seja encontrado por meio do AEO, é essencial organizá-lo de modo prático e funcional. 

Para isso, é preciso usar dados estruturados, que levem em consideração variados detalhes, imaginando como o público-alvo do negócio realiza a pesquisa desse item na internet. 

Se você vende reservatório apoiado, é necessário elaborar uma descrição que seja detalhista, ao mesmo tempo em que cria um diálogo com o potencial cliente, tal como ocorre em uma negociação presencial. 

Ou seja, se ao vender presencialmente um produto você entende as principais dúvidas do comprador e as responde com clareza, essa deve ser a postura mantida no seu site. 

Assim, é mais simples reconhecer que o conteúdo presente na página pode ser uma fonte adequada de resposta.

Credibilidade da página 

Quando uma busca é feita na internet, o usuário espera que os resultados exibidos sejam compatíveis com o tema que ele deseja saber, caso contrário a pesquisa não é satisfatória. 

Sendo assim, fica claro que a credibilidade de uma página será mensurada pelos buscadores, justamente para levar conteúdos de qualidade para as pessoas, fazendo com que elas tenham uma boa experiência em sua pesquisa. 

Uma empresa que atua com placa de sinalização em ACM, por exemplo, deve estar preocupada com o fato de que tudo o que está disponível do seu site será avaliado, como uma forma de levar informações valiosas para os usuários. 

O AEO prioriza as páginas que possuem credibilidade, ou seja, que oferecem dados e conteúdos de qualidade, e que se destacam, como uma forma efetiva de mostrar uma resposta apropriada para as dúvidas das pessoas. 

Inovação

O Answer Engine Optimization é uma ferramenta importante do marketing digital. Isso quer dizer que ela foi elaborada diante de uma necessidade apresentada pelos usuários, atuando para trazer melhores experiências online. 

As pesquisas são ações efetuadas diariamente na internet, por milhões de pessoas, em todo o mundo. 

Nesse cenário, a preocupação dos buscadores é oferecer maneiras eficientes de levar conteúdos para os seus usuários, de modo cada vez mais assertivo.

Não à toa, é imprescindível que o site de uma empresa esteja sempre atualizado, com as informações mais recentes sobre o seu segmento, de maneira organizada e prática, com o intuito de facilitar o entendimento do visitante da página. 

Mas para que isso seja possível, é fundamental que os empresários estejam atualizados com o que há de mais inovador dentro do marketing digital, conquistando assim a atenção dos seus potenciais clientes e garantindo novos negócios.

Ao utilizar o AEO, a empresa se destaca das concorrentes, estando a frente delas dentro do seu nicho e, com isso, conquista o seu mercado de modo eficiente e satisfatório.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Nenhum comentário ainda.

Deixe seu comentário: