Saiba as melhores práticas para melhorar o E.A.T

Por Mais Empresas  |  25/05/2020  |  Comente »

O E.A.T, sigla para Expertise, Authoritativeness and Trust, em tradução “expertise, autoridade e confiabilidade”, é um novo fator de rankeamento do Google, sendo parte do conjunto de diretrizes do mecanismo que avalia a qualidade de um website.

Embora ainda existam algumas dúvidas e controvérsias sobre o E.A.T como parte das técnicas de otimização para o Google, muitas páginas já estão implementando a prática dentro do SEO (Search Engine Optimization), ou otimização para os mecanismos de busca, visto que é possível melhorar o tráfego orgânico.

Além do mais, o E.A.T é uma estratégia benéfica para os sites. Quer dizer, mesmo que ele não influencie na classificação no Google, é uma prática que proporciona uma melhor experiência ao usuário.

Quer saber mais sobre o conceito? Acompanhe o texto e saiba as melhores práticas para melhorar o E.A.T do seu site!

O que é o E.A.T?

Os algoritmos do Google são um verdadeiro mistério. Isso porque eles podem se transformar e usar novas diretrizes de avaliação e classificação. 

Existe até um documento, conhecido como Quality Raters’ Guidelines (QRG) que descreve os principais fatores de boas práticas SEO.

Ou seja, é preciso ficar atento às mudanças do buscador, visto que, mesmo em um bom conteúdo sobre empilhadeira pode sofrer influência de novos tipos de rankeamento e, por isso, deve ser adaptado.

Desde fevereiro de 2019, o próprio Google confirmou que o E.A.T entrou como parte do seu algoritmo na qualificação de páginas.

A tríade do E.A.T (expertise, autoridade e confiabilidade) forma as principais diretrizes do QRG, que são recomendadas pelo Google. Ou seja, é preciso ter uma página de qualidade, com reconhecimento e de confiança, proporcionando uma boa experiência aos usuários.

Abaixo, confira um pouco mais sobre cada um dos elementos do E.A.T.

1 – Expertise

O expertise refere-se ao conhecimento, isto é, o quanto um conteúdo é aprofundado e informativo sobre um determinado assunto.

Na prática, podemos pensar em um artigo sobre coleta resíduos recicláveis. Quanto mais informações aprofundadas, inclusive explanação de termos técnicos, melhor o algoritmo do Google entende o seu conteúdo e atua na classificação.

O Google costuma determinar dois tipos principais no nível de expertise, que são: o Main Content (MC) e o Supplementary Content (SC).

O Main Content, ou “conteúdo principal”, consiste no tema-chave que é desenvolvido com maior quantidade de palavras, com foco na qualidade da informações e com o máximo de objetividade para o leitor. 

Além de artigos, o Main Content também pode conter fotos, notícias, resenhas, vídeos, entre outros materiais.

Por exemplo, o MC pode tratar de processos para tirar a carteira cnh pcd, trazendo todas as especificações, documentos necessários, etc. Esse conteúdo pode ser tratado em vídeo, bem como em textos ou com infográficos.

Já o Supplementary Content, ou “conteúdo adicional”, tem como objetivo direcionar o visitante dentro do site, com link internos para navegação em outras páginas, ou para outros materiais dentro próprio website.

Imagine, por exemplo, um artigo que trata sobre dicas de decoração e traz um hiperlink para modelos de papel de parede. Neste caso, o conteúdo adicional encontra-se no link, que irá direcionar para conhecer os tipos de revestimento.

Além desses dois tipos principais de avaliação do conteúdo, existem ainda os advertisements, ou ads, que são os anúncios patrocinados dentro da página. 

Quer dizer, são links pagos que são ótimos para monetização, mas em excesso, essas propagandas prejudicam a experiência do usuário.

Importante ressaltar que, dentro do expertise, o Google costuma privilegiar:

  • Conteúdos produzidos por especialistas;
  • Divulgação de temáticas em páginas relacionadas;
  • Uso de informações de fontes confiáveis;
  • Explanação o mais completa possível aos usuários.

Quer dizer, ao tratar de conteúdos sobre chaves codificadas, por exemplo, a classificação tende a ser melhor quando o material é publicado no blog de um chaveiro automotivo chave codificada, com informações relevantes e escrito por pessoas que entendem do assunto.

Portanto, no expertise, o rankeamento se dá pela produção de conteúdo relevante. Dessa forma, é possível se destacar diante da grande quantidade de sites e blogs presentes na internet.

2 – Autoridade

A autoridade consiste em uma estratégia de SEO e de link building. 

Considera-se “ter autoridade” um site que é bem reconhecido pelo restante da internet, conta com menções (hiperlinks) de qualidade e costuma ser citado em portais importantes, como sites de notícias, veículos jornalísticos, etc.

Ou seja, para construir a autoridade é necessário, em primeiro lugar, ter conteúdos de alta expertise, para receber backlinks de outros sites, e assim, ter reconhecimento no mundo virtual e no mercado.

Importante dizer que cada página na internet tem a sua própria autoridade. Quando recebe um link para outro site, essa autoridade é repassada.

Por esse motivo, um único hiperlink em uma página de alta relevância pode ser muito mais relevante do que dezenas de menções em sites de baixa qualidade.

3 – Confiabilidade

O último elemento do E.A.T é a confiabilidade. Aqui é importante considerar os requisitos mínimos de segurança, já que o Google considera a proteção dos usuários algo extremamente importante para o rankeamento.

Por esse motivo, ao construir um site de um chaveiro 24 horas, vale a pena cuidar dos protocolos de segurança, para que sua página não seja considerada perigosa e acabar tendo a classificação prejudicada.

Fora a segurança estrutural, a confiabilidade também diz respeito à confiança que um site passa com a produção do conteúdo. 

Ou seja, erros gramaticais e de ortografia, ou até mesmo uma diagramação confusa, podem impactar negativamente a experiência do usuário. Desse modo, as páginas passam a ser vistas como de baixa qualidade.

Por conta disso, mesmo em um artigo simples sobre buffet a domicílio de churrasco, é preciso ter cuidados com a forma de escrita, a leiturabilidade e, é claro, a segurança do site.

O impacto do E.A.T no YMYL (Your Money Your Life)

De acordo com o Google, o primeiro passo para obter uma boa classificação é compreender o propósito do seu site. Quer dizer o que a sua página quer oferecer aos usuários e quais são as intenções de comunicação com a audiência.

Nesse sentido, os sites que não têm um objetivo claro e bem definido, geralmente possuem menor expertise, autoridade e confiabilidade – o que impacta no rankeamento.

Assim, como forma de proporcionar a melhor experiência aos usuários, o Google valoriza ainda mais o E.A.T nos sites YMYL, normalmente associados às áreas médicas, jurídicas e financeiras (ou seja, assuntos que tratam diretamente de assuntos relacionados à vida dos usuários).

Em resumo, os sites YMYL são as páginas que aconselham as pessoas e influenciam em decisões importantes.

Importa compreender que a reputação das páginas YMYL está diretamente relacionada com a avaliação do Google. 

Por isso, elas precisam ter conhecimento e especialidade em seus conteúdos, passar confiabilidade e ter autoridade, ainda mais porque esses sites têm caráter consultivo para maioria dos usuários.

Dicas para impactar positivamente a sua página com E.A.T

Percebe-se que, apesar da controvérsia diante do E.A.T, os elementos constituintes dessa concepção são extremamente importantes para a construção de uma página de qualidade e, consequentemente, na classificação do Google.

Nesse sentido, não adianta nada escrever um texto sobre porta banner, seguindo as principais técnicas de SEO, como o uso de palavras-chave, mas desconsiderar a especialidade do conteúdo, com informações relevante.

Por conta disso, a primeira dica para impactar positivamente sua página com E.A.T é focar na produção de conteúdo de qualidade, com informações comprovadas (científicas, por exemplo) e com palavras de especialistas.

Também é necessário que os autores do texto tenham reconhecimento na internet. 

Quer dizer, encontrar alguém que tenha autoridade no nicho de atuação para colaborar com a produção de conteúdo.

Vale dizer que é imprescindível ter informações suficientes sobre quem é o responsável pelo site, bem como de atendimento ao cliente, em especial quando há transações financeiras envolvidas.

Conclusão

O E.A.T é relativamente novo dentro do Google, e por conta disso, muitas pessoas ainda estão interpretando como os elementos de expertise, autoridade e confiabilidade impactam na classificação no buscador. 

Percebe-se que aplicar as técnicas de produção de conteúdo relevante já é algo extremamente positivo para os sites.

Sendo assim, é importante focar no oferecimento de materiais ainda mais especializados, sem perder a qualidade e propondo soluções eficientes aos usuários. 

Tudo isso irá impactar diretamente na experiência dos leitores e, por consequência, a classificação no Google.

Ademais, vale a pena ter uma boa confiabilidade em quesitos de segurança, focando em distribuir um material bem elaborado também, com poucos erros. Isso demonstra profissionalismo e competência, algo que também faz parte do rankeamento.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Nenhum comentário ainda.

Deixe seu comentário: