6 dicas de como usar inteligência artificial no Marketing Digital

Por Mais Empresas  |  27/05/2020  |  Comente »

A Inteligência Artificial (IA, ou AI, para seu nome em inglês: Artificial Intelligence) é usada em praticamente todos os segmentos do mercado, por conta da sua personalização.

Por meio da IA, é possível desenvolver as mais variadas tarefas operacionais e também usá-la nas estratégias de tomada de decisão. Inclusive, para as ações de Marketing Digital, a inteligência artificial tem se mostrado um grande recurso.

Há alguns anos, ela era vista como algo futurista, mas atualmente, é usada no dia a dia de empresas e pessoas. Exemplo disso é o uso de smartphones e o crescimento nas compras pela internet.

Portanto, sua aplicação foi difundida e popularizada, e ainda assim, novas pesquisas vêm mostrando que ela ainda possui muitas possibilidades a serem exploradas com o passar do tempo.

No que diz respeito às aplicações em Marketing Digital, a inteligência artificial permite melhorar os resultados obtidos. Isso porque ela pode ser empregada em muitas ações.

Estas visam melhorar o atendimento aos clientes, a experiência do usuário, estudo de público, além de aumentar o rendimento de empresas dos mais diferentes setores, como e-commerces, indústrias, entre outros.

Tendo isso em mente, neste artigo, vamos falar de que maneira a inteligência artificial pode contribuir para os esforços em Marketing Digital e como ela melhora o desempenho de vários setores.

Importância da Inteligência Artificial para o Marketing Digital

A Inteligência Artificial é uma aliada das estratégias em Marketing Digital de empresas como uma de enclausuramento de máquinas. Essa ferramenta é eficaz e proporciona melhorias contínuas para as organizações.

Visão analítica, aprendizado de dados estruturados e não estruturados, como vídeos e imagens, além de personalização para experiências cada vez mais humanizadas são apenas alguns exemplos.

Ela ajuda a entender o comportamento de consumidores e parceiros, algo que surge como uma das principais dúvidas dos profissionais de marketing.

Neste momento, a tecnologia e a combinação de ferramentas que usam a Inteligência Artificial entram como facilitadores, afinal, possui a capacidade de aprendizado que facilita a tomada de decisões.

Com isso, as marcas conseguem acertar o seu posicionamento, melhorar produtos e serviços, como sanca de gesso valor, o que gera maior economia financeira e mais tempo para aprimorar cada vez mais as ações.

A importância da IA para as estratégias em Marketing Digital pode ser explicada por meio de suas vantagens, como:

1 – Redução de custos

A previsão de análises e dados tem seu custo reduzido, ajudando a melhorar o direcionamento para a equipe de marketing.

Para os empresários, auxilia em modelos operacionais de custo reduzido, mas que mesmo assim, otimizem os processos no ambiente de trabalho.

2 – Vantagens estratégicas

Empresas que usam a inteligência artificial em suas estratégias de marketing digital estão sempre à frente de seus concorrentes.

Por meio dela, é possível se antecipar quanto à possibilidade de conversão de um cliente, quais são os desejos e necessidades dos consumidores, e prever o comportamento deles.

Com isso, é possível nutrir melhor os leads, fazer conversões, aumentar o número de vendas, fidelizar e adequar os conteúdos ao que realmente interessa ao público-alvo.

3 – Melhora a eficiência do marketing

Por meio de dados avaliados com a IA, é possível saber o quanto o cliente está interessado em valvula esfera tripartida ou qualquer outro produto ou serviço.

A empresa também consegue saber quanto tempo precisa investir para que o consumidor efetue uma compra. Para as vendas B2B, isso é ainda mais importante, uma vez que são mais longas e precisam ser mais bem trabalhadas.

Ao se deparar com leads relevantes, a marca terá o tempo necessário para trabalhar a venda, de maneira econômica, obtendo resultados mais satisfatórios.

Uso da Inteligência Artificial em Marketing Digital

Uma das principais aplicações da IA por parte das empresas é nas ações em marketing digital. Apresentamos, a seguir, seus principais usos em uma estratégia.

1 – Chatbots

Os chatbots são importantes para melhorar o atendimento das empresas. Ele é programado de modo a simular uma conversa humana em um chat.

Isso automatiza tarefas repetitivas e burocráticas relacionadas a dúvidas frequentes e maneiras de dialogar, predefinindo esse diálogo entre o usuário e o robô.

Se um usuário pesquisar por toldos no abc e encontrar uma empresa que use chatbots em seu site, estará lidando, então, com um programa de computador que responderá perfeitamente a maioria de suas dúvidas.

Ele simula uma conversa e automatiza aquelas tarefas repetitivas, deixando os profissionais livres para se dedicarem a assuntos mais importantes e de resolução mais complexa.

Essa espécie de “robô” pode ser empregada em diferentes processos, tais como:

  • Vendas;
  • Consultas de pagamentos;
  • Dúvidas frequentes;
  • Sugestões e elogios.

Com isso, a empresa pode colocá-lo em um fluxograma, isso permite estruturar um diálogo previamente cadastrado em uma ferramenta apropriada. Este diálogo é baseado nas dúvidas e necessidades mais comuns.

2 – Segmentação de público

Segmentar o público é muito importante para que a empresa possa atuar de maneira personalizada. Com a IA isso é possível, além de facilitar a atração de clientes com perfil que corresponda ao da empresa.

É uma excelente maneira para uma revenda de sistema de proteção contra descargas atmosféricas garantir mais retornos em vendas.

Trata-se de um processo muito conhecido pelo marketing, mas que foi potencializado com essa tecnologia, pois antigamente a segmentação tinha resultados pobres e muito amplos.

Por meio da IA, é possível esmiuçar a característica de cada público-alvo, o que projeta uma análise de dados mais efetiva. Isso permite trabalhar em nichos de mercado que estejam precisando de mais ofertas em produtos e serviços.

Com isso, a empresa pode direcionar seus esforços para que potenciais clientes sejam conquistados.

3 – Melhorar a experiência do usuário com a inteligência artificial

A Inteligência Artificial permite que a empresa acompanhe o comportamento dos consumidores. Dessa forma, é possível avaliar a qualidade no atendimento e também dos produtos e serviços oferecidos.

Isso é feito com base nas buscas que são realizadas diariamente pelos consumidores e também por meio dos acessos ao site da empresa. 

Estes são elementos preciosos para atuação e também corrigir ações estratégicas em marketing.

A empresa passa a ter mais capacidade para se aproximar de seu público-alvo, pois ele estará bem mapeado, por meio das informações obtidas com a tecnologia.

4 – Geração automatizada de conteúdo

A Inteligência Artificial consegue fazer uma análise comportamental e, com isso, sugerir conteúdos mais adequados para serem publicados no blog, site, redes sociais e outras plataformas utilizadas pela empresa.

Com isso, uma fabricante de filtro prensa consegue direcionar de maneira mais segura as informações necessárias para atrair a atenção de possíveis clientes. 

Além do mais, a empresa também consegue fidelizar aqueles que já compraram com ela.

Como consequência, o posicionamento da marca é favorecido, pois existe uma continuidade nas postagens de maneira séria e direcionada àquilo que realmente interessa ao consumidor.

5- Processos e acompanhamento de vendas com inteligência artificial

Por meio da atuação da Inteligência Artificial com o Marketing Digital, é possível acompanhar os processos de vendas e melhorá-los. Essas ações aumentam a conversão de clientes, margem de lucro etc.

Isso se dá por conta da redução de controles manuais que melhoram a segurança, uma vez que serão substituídos pela tecnologia.

A conquista de clientes integrada às ações de marketing pode ser avaliada em tempo real, com mais segurança e detalhamento inovador.

6- Conhecimento de mercado

Qualquer segmento de mercado, independentemente do produto ou serviço que venda, desde softwares para empresas até utensílios domésticos, pode usar os fatos e dados mostrados pela inteligência artificial para gerir melhor a concorrência.

A prática de preços também pode ser inclusa nisso, pois informações referentes à concorrência estão muito mais acessíveis atualmente. 

O custo com a aplicação da IA para isso é muito mais baixo do que os meios tradicionais.

Os dados, ao contrário, têm valor muito maior, o que permite avaliar melhor as margens, desenvolver novos produtos, além de criar novas estratégias de vendas. 

A inteligência artificial no rendimento das empresas

Em quase todos os segmentos de negócios, a inteligência artificial é aplicada em algum momento nas estratégias de marketing digital. Isso porque ela é flexível e pode ser facilmente personalizada.

Ela pode estar presente no desenvolvimento estratégico, relacionamento com o consumidor, entre outras ações que melhorem o desempenho de empresas, como os negócios e-commerce.

Uma plataforma e-commerce que venda capa para piscina grande pode aplicar a IA para oferecer a melhor experiência aos seus usuários.

Para isso, identificam-se as preferências dos consumidores, seus hábitos de navegação e consumo, entre outras características, para que ele tenha a melhor experiência de compra.

Com base nos comportamentos de alguns clientes, essas plataformas podem fazer sugestões a outros consumidores. Portanto, além de oferecer uma boa experiência, elas garantem um bom atendimento.

Uma plataforma e-commerce pode vender tela de arame, produtos digitais, utensílios domésticos e muitos outros produtos e serviços.

Daí a importância de usar a IA para conhecer seu público e seus hábitos de compra, para que eles tenham a melhor experiência possível.

Conclusão sobre o uso da inteligência artificial no Marketing Digital

A Inteligência Artificial é muito ampla, pois possui aplicações diversas. Ela está presente no dia a dia de pessoas e empresas, em muitas atividades rotineiras.

Portanto, é fundamental entender como ela funciona, como é usada e como poderá ser útil em um futuro bem próximo.

Dessa forma, as organizações poderão aplicar essa tecnologia em seus processos, melhorando seus lucros e levando mais vantagens aos consumidores.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Nenhum comentário ainda.

Deixe seu comentário: