6 dicas de como usar inteligência artificial no Marketing Digital

Por Mais Empresas  |  27/05/2020  |  1 comentário »

A Inteligência Artificial (IA, ou AI, para seu nome em inglês: Artificial Intelligence) é usada em praticamente todos os segmentos do mercado, por conta da sua personalização.

Por meio da IA, é possível desenvolver as mais variadas tarefas operacionais e também usá-la nas estratégias de tomada de decisão. Inclusive, para as ações de Marketing Digital, a inteligência artificial tem se mostrado um grande recurso.

Há alguns anos, ela era vista como algo futurista, mas atualmente, é usada no dia a dia de empresas e pessoas. Exemplo disso é o uso de smartphones e o crescimento nas compras pela internet.

Portanto, sua aplicação foi difundida e popularizada, e ainda assim, novas pesquisas vêm mostrando que ela ainda possui muitas possibilidades a serem exploradas com o passar do tempo.

No que diz respeito às aplicações em Marketing Digital, a inteligência artificial permite melhorar os resultados obtidos. Isso porque ela pode ser empregada em muitas ações.

Estas visam melhorar o atendimento aos clientes, a experiência do usuário, estudo de público, além de aumentar o rendimento de empresas dos mais diferentes setores, como e-commerces, indústrias, entre outros.

Tendo isso em mente, neste artigo, vamos falar de que maneira a inteligência artificial pode contribuir para os esforços em Marketing Digital e como ela melhora o desempenho de vários setores.

Importância da Inteligência Artificial para o Marketing Digital

A Inteligência Artificial é uma aliada das estratégias em Marketing Digital de empresas como uma de enclausuramento de máquinas. Essa ferramenta é eficaz e proporciona melhorias contínuas para as organizações.

Visão analítica, aprendizado de dados estruturados e não estruturados, como vídeos e imagens, além de personalização para experiências cada vez mais humanizadas são apenas alguns exemplos.

Ela ajuda a entender o comportamento de consumidores e parceiros, algo que surge como uma das principais dúvidas dos profissionais de marketing.

Neste momento, a tecnologia e a combinação de ferramentas que usam a Inteligência Artificial entram como facilitadores, afinal, possui a capacidade de aprendizado que facilita a tomada de decisões.

Com isso, as marcas conseguem acertar o seu posicionamento, melhorar produtos e serviços, como sanca de gesso valor, o que gera maior economia financeira e mais tempo para aprimorar cada vez mais as ações.

A importância da IA para as estratégias em Marketing Digital pode ser explicada por meio de suas vantagens, como:

1 – Redução de custos

A previsão de análises e dados tem seu custo reduzido, ajudando a melhorar o direcionamento para a equipe de marketing.

Para os empresários, auxilia em modelos operacionais de custo reduzido, mas que mesmo assim, otimizem os processos no ambiente de trabalho.

2 – Vantagens estratégicas

Empresas que usam a inteligência artificial em suas estratégias de marketing digital estão sempre à frente de seus concorrentes.

Por meio dela, é possível se antecipar quanto à possibilidade de conversão de um cliente, quais são os desejos e necessidades dos consumidores, e prever o comportamento deles.

Com isso, é possível nutrir melhor os leads, fazer conversões, aumentar o número de vendas, fidelizar e adequar os conteúdos ao que realmente interessa ao público-alvo.

3 – Melhora a eficiência do marketing

Por meio de dados avaliados com a IA, é possível saber o quanto o cliente está interessado em valvula esfera tripartida ou qualquer outro produto ou serviço.

A empresa também consegue saber quanto tempo precisa investir para que o consumidor efetue uma compra. Para as vendas B2B, isso é ainda mais importante, uma vez que são mais longas e precisam ser mais bem trabalhadas.

Ao se deparar com leads relevantes, a marca terá o tempo necessário para trabalhar a venda, de maneira econômica, obtendo resultados mais satisfatórios.

Uso da Inteligência Artificial em Marketing Digital

Uma das principais aplicações da IA por parte das empresas é nas ações em marketing digital. Apresentamos, a seguir, seus principais usos em uma estratégia.

1 – Chatbots

Os chatbots são importantes para melhorar o atendimento das empresas. Ele é programado de modo a simular uma conversa humana em um chat.

Isso automatiza tarefas repetitivas e burocráticas relacionadas a dúvidas frequentes e maneiras de dialogar, predefinindo esse diálogo entre o usuário e o robô.

Se um usuário pesquisar por toldos no abc e encontrar uma empresa que use chatbots em seu site, estará lidando, então, com um programa de computador que responderá perfeitamente a maioria de suas dúvidas.

Ele simula uma conversa e automatiza aquelas tarefas repetitivas, deixando os profissionais livres para se dedicarem a assuntos mais importantes e de resolução mais complexa.

Essa espécie de “robô” pode ser empregada em diferentes processos, tais como:

  • Vendas;
  • Consultas de pagamentos;
  • Dúvidas frequentes;
  • Sugestões e elogios.

Com isso, a empresa pode colocá-lo em um fluxograma, isso permite estruturar um diálogo previamente cadastrado em uma ferramenta apropriada. Este diálogo é baseado nas dúvidas e necessidades mais comuns.

2 – Segmentação de público

Segmentar o público é muito importante para que a empresa possa atuar de maneira personalizada. Com a IA isso é possível, além de facilitar a atração de clientes com perfil que corresponda ao da empresa.

É uma excelente maneira para uma revenda de sistema de proteção contra descargas atmosféricas garantir mais retornos em vendas.

Trata-se de um processo muito conhecido pelo marketing, mas que foi potencializado com essa tecnologia, pois antigamente a segmentação tinha resultados pobres e muito amplos.

Por meio da IA, é possível esmiuçar a característica de cada público-alvo, o que projeta uma análise de dados mais efetiva. Isso permite trabalhar em nichos de mercado que estejam precisando de mais ofertas em produtos e serviços.

Com isso, a empresa pode direcionar seus esforços para que potenciais clientes sejam conquistados.

3 – Melhorar a experiência do usuário com a inteligência artificial

A Inteligência Artificial permite que a empresa acompanhe o comportamento dos consumidores. Dessa forma, é possível avaliar a qualidade no atendimento e também dos produtos e serviços oferecidos.

Isso é feito com base nas buscas que são realizadas diariamente pelos consumidores e também por meio dos acessos ao site da empresa. 

Estes são elementos preciosos para atuação e também corrigir ações estratégicas em marketing.

A empresa passa a ter mais capacidade para se aproximar de seu público-alvo, pois ele estará bem mapeado, por meio das informações obtidas com a tecnologia. Como por exemplo, você que é dono de uma empresa de software erp pode aderir e os seus clientes irão se sentir mais acolhidos com a prática

4 – Geração automatizada de conteúdo

A Inteligência Artificial consegue fazer uma análise comportamental e, com isso, sugerir conteúdos mais adequados para serem publicados no blog, site, redes sociais e outras plataformas utilizadas pela empresa.

Com isso, uma fabricante de filtro prensa consegue direcionar de maneira mais segura as informações necessárias para atrair a atenção de possíveis clientes. 

Além do mais, a empresa também consegue fidelizar aqueles que já compraram com ela.

Como consequência, o posicionamento da marca é favorecido, pois existe uma continuidade nas postagens de maneira séria e direcionada àquilo que realmente interessa ao consumidor.

5- Processos e acompanhamento de vendas com inteligência artificial

Por meio da atuação da Inteligência Artificial com o Marketing Digital, é possível acompanhar os processos de vendas e melhorá-los. Essas ações aumentam a conversão de clientes, margem de lucro etc.

Isso se dá por conta da redução de controles manuais que melhoram a segurança, uma vez que serão substituídos pela tecnologia.

A conquista de clientes integrada às ações de marketing pode ser avaliada em tempo real, com mais segurança e detalhamento inovador.

6- Conhecimento de mercado

Qualquer segmento de mercado, independentemente do produto ou serviço que venda, desde softwares para empresas até utensílios domésticos, pode usar os fatos e dados mostrados pela inteligência artificial para gerir melhor a concorrência.

A prática de preços também pode ser inclusa nisso, pois informações referentes à concorrência estão muito mais acessíveis atualmente. 

O custo com a aplicação da IA para isso é muito mais baixo do que os meios tradicionais.

Os dados, ao contrário, têm valor muito maior, o que permite avaliar melhor as margens, desenvolver novos produtos, além de criar novas estratégias de vendas. 

A inteligência artificial no rendimento das empresas

Em quase todos os segmentos de negócios, a inteligência artificial é aplicada em algum momento nas estratégias de marketing digital. Isso porque ela é flexível e pode ser facilmente personalizada.

Ela pode estar presente no desenvolvimento estratégico, relacionamento com o consumidor, entre outras ações que melhorem o desempenho de empresas, como os negócios e-commerce.

Uma plataforma e-commerce que venda capa para piscina grande pode aplicar a IA para oferecer a melhor experiência aos seus usuários.

Para isso, identificam-se as preferências dos consumidores, seus hábitos de navegação e consumo, entre outras características, para que ele tenha a melhor experiência de compra.

Com base nos comportamentos de alguns clientes, essas plataformas podem fazer sugestões a outros consumidores. Portanto, além de oferecer uma boa experiência, elas garantem um bom atendimento.

Uma plataforma e-commerce pode vender tela de arame, produtos digitais, utensílios domésticos e muitos outros produtos e serviços.

Daí a importância de usar a IA para conhecer seu público e seus hábitos de compra, para que eles tenham a melhor experiência possível.

Conclusão sobre o uso da inteligência artificial no Marketing Digital

A Inteligência Artificial é muito ampla, pois possui aplicações diversas. Ela está presente no dia a dia de pessoas e empresas, em muitas atividades rotineiras.

Portanto, é fundamental entender como ela funciona, como é usada e como poderá ser útil em um futuro bem próximo.

Dessa forma, as organizações poderão aplicar essa tecnologia em seus processos, melhorando seus lucros e levando mais vantagens aos consumidores.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

1 comentário:

Deixe seu comentário: