Passo a passo para entender sobre o mercado eletrônico

Por Mais Empresas  |  29/05/2020  |  Comente »

O mercado eletrônico trouxe uma nova oportunidade de negócios para pessoas que querem empreender de alguma maneira.

Trabalhar no conforto do lar ou de qualquer lugar do mundo, de maneira simples e prática, é o sonho de todos. E as plataformas e-commerce possibilitaram essa realização.

Esse modelo de negócios tem crescido consideravelmente no Brasil, enquanto muitas lojas físicas estão fechando as portas, ou por optarem somente por esse modelo de mercado, ou por terem sido vencidas por ele.

Imagine, por exemplo, no momento que estamos vivendo devido a pandemia do novo coronavírus. Muitos consumidores estão comprando os mais variados produtos por meio dessas plataformas, uma vez que o comércio está fechado.

Mesmo com o fim da quarentena, a tendência é que esse mercado mantenha-se ainda mais ativo. Portanto, este é o momento de investir em uma loja virtual, pois as pessoas não estão dispostas a se arriscar ao sair para comprar itens que não sejam alimentos e remédios.

Só que, para entrar neste mercado, é importante entender como ele funciona, quais são suas tendências e a melhor forma de colocar em prática. Siga na leitura deste artigo para entender mais sobre este assunto.

Como funciona o mercado eletrônico

Mercado virtual, e-commerce, mercado eletrônico e loja virtual são nomes dados para um modelo de negócios que comercializa seus produtos pela internet. Mas ele é tão parecido com uma empresa física do que se imagina.

Inclusive, é muito vantajoso para as lojas físicas manterem uma versão digital, uma vez que é necessário criar um plano de negócios, divulgar e investir tempo e dinheiro.

Esse modelo de negócios atrai muitas pessoas que desejam vender de tudo, desde roupas até processador de alimentos profissional

Isso ocorre porque o mercado eletrônico passa a impressão de que basta criar um site e colocar os produtos à venda.

No entanto, não é bem assim que acontece. O mercado eletrônico funciona da seguinte maneira: uma empresa investe em uma plataforma de vendas; os produtos são disponibilizados nela; em seguida, é feita a divulgação.

Após isso, o consumidor escolhe o que deseja comprar e é direcionado para a forma de pagamento. Quando o pagamento é concretizado, o consumidor recebe o seu produto.

Só que para que todas essas etapas tenham sucesso, é necessário fazer o uso de algumas estratégias, que envolvem:

  • Comunicação digital;
  • Usabilidade;
  • Marketing digital.
  • Análise de dados.

Todas essas estratégias serão vistas mais à frente. Mas antes, é importante estar por dentro das tendências desse mercado.

Tendências do mercado eletrônico

Por conta do alto crescimento do comércio eletrônico no Brasil e no mundo, algumas das principais tendências são:

1 – Avaliação com fotos e vídeos

Na China, essa tendência já é uma realidade. Qualquer que seja o produto ou serviço, como jateamento abrasivo, as avaliações influenciam muito na decisão de compra do consumidor.

Quando acompanhada de uma foto ou vídeo, a pessoa que está pensando em adquirir determinado produto, consegue ter uma noção real e sente-se mais segura para realizar a compra.

2 – Sites mais leves

Muitos líderes do mercado eletrônico estão usando tecnologias para deixarem os sites mais leves, e esta é uma tendência que veio com tudo nesse ano.

Essa novidade visa transformar sites em aplicativos, que ocupam menos espaço nos dispositivos móveis e possuem navegação mais rápida e fácil, além de baixo consumo da internet.

3 – Comando de voz

Buscar e comprar por comando de voz é a principal tendência para esse mercado a partir de 2020. Isso porque cada vez mais pessoas têm optado por pesquisar aquilo que desejam por comando de voz.

Portanto, o uso de tecnologias voltadas mais para a semântica será prioridade entre as plataformas e-commerce.

4 – Anúncios automatizados

A eficácia da publicidade depende do contexto em que é inserida, e isso inclui o ambiente do usuário. Por isso, a automação vai incluir até mesmo localizações para facilitar a venda dessas plataformas.

Seja para vender revestimentos metálicos ou qualquer outro produto, é importante estar atento a essas tendências, uma vez que elas mudam rapidamente a realidade do mercado eletrônico.

Mesmo assim, existem algumas práticas que são necessárias para que a loja virtual dê certo.

Melhores práticas para o mercado eletrônico

A internet é um vasto campo de possibilidades, e uma delas é o comércio eletrônico. Mas o tempo todo surge uma plataforma que venda os produtos mais procurados, como cabeamento de rede, por exemplo.

Por isso, é importante priorizar algumas estratégias que são fundamentais para que uma loja virtual seja bem-sucedida. E algumas das principais são:

1 – UX

UX é uma sigla para User Experience. Seu principal objetivo é, além de levar o melhor conteúdo aos usuários de um site, fazer com que esses conteúdos sejam consumidos da maneira mais agradável possível.

Portanto, ele preza por um design responsivo, organizado e intuitivo. 

O UX é importante para garantir diversos aspectos que contam para o cliente, como a velocidade de carregamento do site e a experiência ao usá-lo.

Esses dois fatores são importantes porque se o usuário se depara com um site que demora a carregar ou que ele simplesmente não saiba usar, pode acabar desistindo da compra.

2 – Compreender a persona

Independentemente do que uma loja virtual comercialize, como produtos tecnológicos ou bronze tm 23, ela precisa ter e entender a sua persona.

Trata-se de um arquétipo perfeito do tipo de cliente ideal de uma marca. Ela surge com base em pesquisas no público-alvo, ou seja, há um embasamento que ajuda na criação desse perfil.

A partir do momento em que ela é criada, é possível guiar a decisão estratégica de todos os esforços em marketing e produtos. Portanto, a marca cria conteúdos e mensagens que são atraentes para aquele público.

3 – Entender o comportamento do usuário

Compreender o comportamento do usuário é um desafio para as lojas virtuais, bem como para outros tipos de empresas.

Isso acontece porque as informações são atualizadas minuto a minuto, e os usuários costumam navegar em multi-telas.

Por isso, é importante que uma revenda de porta de aço automática, por exemplo, faça uma boa pesquisa comportamental. Essa estratégia é importante para trazer muitos insights positivos para esse tipo de negócio.

Como consequência, elas obtêm mais informações e uma percepção melhor do público-alvo. 

Mas, para isso, são necessários recursos, metodologias apuradas e um pouco de investimento.

Também é fundamental entender quais são as carências que em um determinado momento os usuários têm. Com isso, fica mais fácil definir quais são os objetivos, além de permitir o desenvolvimento de um briefing.

4 – Análise de tráfego

Ter um bom nível de tráfego é importante para qualquer tipo de página na web, principalmente um e-commerce.

Isso porque, se é por meio de um site que uma loja vende máquinas de usinagem de engrenagens, ele precisa ter uma boa quantidade de pessoas trafegando nele.

Por isso, é importante conhecer as métricas e obter bons resultados. Além disso, mensurar e analisar o tráfego permite saber quais serão as próximas ações.

As lojas on-line podem visualizar as métricas de seu site por meio do Google Analytics. Essa ferramenta é gratuita e ajuda a perceber como o site está caminhando e quais são as atitudes que podem ser tomadas para melhorá-lo.

Algumas das principais métricas que precisam ser analisadas são:

  • Número de sessões;
  • Origem do tráfego;
  • Custo por geração de lead;
  • Taxa de rejeição.

Existem outras métricas que podem ser avaliadas, mas estas podem ajudar as plataformas a tomarem decisões mais assertivas para a venda de puxadores para portas e muitos outros produtos.  

5 – Arquitetura da informação

A arquitetura da informação em sites tem a função de auxiliar os usuários a encontrarem o que estão procurando.

Essa estratégia é muito importante para que o visitante de uma plataforma e-commerce não fique perdido e encontre facilmente o produto que estava procurando.

Ela garante uma boa usabilidade do site e também uma experiência positiva para o consumidor, pois quando o site não tem essa atenção, o consumidor acaba desistindo e partindo para o site do concorrente.

Esse dano é muito significativo, uma vez que esses problemas podem acontecer com outras pessoas que visitem a página. Portanto, para não perder bons negócios, é preciso investir em arquitetura da informação.

Conclusão sobre o mercado eletrônico

O mercado eletrônico veio para simplificar a vida das pessoas, trazendo até elas a oportunidade de comprar bons produtos, por preços acessíveis e de onde estiverem, recebendo no conforto do lar.

Só que para que ele funcione da melhor forma possível, é necessário estar atento às tendências do mercado eletrônico e aplicar as principais estratégias.

O mercado digital é muito atraente para os consumidores, mas ele não deve ser feito de qualquer maneira. Apesar de simples, requer alguns cuidados que garantem o sucesso da loja e a satisfação dos consumidores.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Nenhum comentário ainda.

Deixe seu comentário: