O que é necessário saber para ter uma boa infraestrutura de TI

Por Mais Empresas  |  01/06/2020  |  Comente »

Uma boa infraestrutura de TI se refere a todos os elementos necessários que garantem e fornecem tecnologia a um usuário final. 

Essa infraestrutura inclui servidores, armazenamento de dados, rede e sistemas convergidos.

Além disso, também conta com virtualização, gerenciamento, automação e orquestração para entregar aplicativos na forma de sistemas usados pelo cliente.

Estes podem ser smartphones, laptops, tablets, etc. Com isso, as empresas geram resultados reais, pois todos os serviços de tecnologia são apoiados em uma estrutura subjacente que funciona.

A tecnologia é algo importante e que precisa fazer parte das empresas de absolutamente todos os setores. É por meio dela que os serviços e produtos têm sua qualidade garantida – mas não é só isso.

Uma boa infraestrutura de TI também garante um bom funcionamento da empresa como um todo. 

Hoje em dia, todas as informações que fazem parte de uma organização estão envolvidas com a tecnologia.

Por isso, é importante contar com profissionais dedicados tanto a essa área quanto a suas subáreas, para que o funcionamento adequado da organização seja garantido.

Por isso, neste artigo, vamos falar sobre o que é infraestrutura de TI, como ela funciona e como desenvolvê-la adequadamente.

O que é infraestrutura de TI?

A infraestrutura de TI de uma empresa está relacionada a todos os componentes indispensáveis para o funcionamento do negócio. 

Dentre os principais podemos destacar:

  • Dispositivos como desktop, notebook, etc.;
  • Servidor (e-mail, banco de dados, armazenagem, etc.);
  • Rede (internet, roteador, cabeamento, etc.);
  • Impressoras;
  • Telefonia.

Portanto, se uma fabricante de tubo quadrado se pergunta sobre quais itens de informática são necessários para que ela opere com qualidade, com certeza todos os itens acima entram como resposta.

Como funciona uma infraestrutura de TI

Uma boa infraestrutura de TI consiste na combinação de diversos elementos, sendo estes software, hardware, rede e também os recursos humanos. Eles permitem que uma organização forneça serviços de tecnologia da informação para a equipe.

Existem diversos componentes-chave em uma boa infraestrutura de TI, sendo que a mais óbvia é o hardware, isso porque, sem ele, é impossível ter uma área de TI na empresa.

Portanto, a organização precisa de computadores, servidores, roteadores, switches e outros componentes. 

Para entender um pouco melhor, vamos especificar um pouco mais os principais componentes de uma boa infraestrutura de TI:

1 – Hardware

O hardware, apesar de ser o mais importante, não funciona sem um software. Dentro de uma empresa de licença de operação um software inclui aplicativos de produtividade, planejamentos de recursos empresariais e também CRM.

Alguns desses aplicativos podem ser comprados prontos, já outros precisam ou podem ser desenvolvidos pela área de TI. Isso, contudo, vai depender da necessidade da empresa.

2 – Internet

Vivemos em um mundo dominado pela internet, por isso, ela se transformou em um fato essencial para que os negócios possam ser bem conduzidos.

Dessa maneira, a conectividade da rede se tornou indispensável. Isso porque os funcionários dependem de e-mails, acesso à web e serviços telefônicos VOIP.

Isso faz da conexão de rede algo necessário, pois diversas máquinas precisam ser conectadas ao mesmo tempo. Para isso, é necessário configurar fios, hubs de rede, switches e roteadores.

3 – Pessoas

Para que cada componente de uma boa infraestrutura de TI funcione adequadamente, o elemento humano é o mais importante. 

Isso porque ele é o responsável por adequar todas as partes, de acordo com a necessidade de cada empresa.

Os profissionais de TI podem ser desenvolvedores, administradores de sistema ou administradores de rede. 

São eles que analisam as necessidades da organização para determinar quais softwares e hardwares farão todo o trabalho.

Para atender às necessidades da organização, esses profissionais precisam comprar ou desenvolver uma solução. 

Um exemplo disso é escolher uma solução local ou nuvem para uma fabricante de placa vibratória.

Todos os componentes da infraestrutura de TI dependem um do outro. Isso, porque no final das contas, todas as empresas precisam de software, hardware e rede para funcionar adequadamente.

Mesmo assim, eles podem se tornar inúteis, caso não haja a presença de um profissional para comprá-los, configurá-los e mantê-los funcionando do jeito certo.

Como ter uma boa infraestrutura de TI

Independentemente do tamanho do negócio e de qual é o seu mercado de atuação, ter uma área de TI é fundamental.

Isso, porque toda empresa possui informações que são confidenciais e que não podem ser compartilhadas com todos os colaboradores e clientes.

O TI permite que a empresa controle quem tem acesso a essas informações, bem como de que maneiras elas estão sendo usadas.

Toda a configuração da rede de computadores deve ser feita pelos profissionais de TI. Portanto, dentro de uma empresa de consultoria ambiental, são esses profissionais que vão garantir que tudo seja executado dentro dos padrões da organização.

Eles também garantem que o ambiente digital seja seguro, atualizado e, principalmente, estável. É isso que protege os computadores das instituições de ameaças.

Também serão esses profissionais que vão resolver qualquer problema técnico com o software, bem como qualquer tipo de contratempo que surgir relacionado com a rede de computadores.

No entanto, para que a empresa possa usufruir de todos esses benefícios, ela precisa de uma infraestrutura de TI que englobe as seguintes subáreas:

Desenvolvimento web

Desenvolvimento web é uma subárea do TI dedicada ao desenvolvimento de sites na internet ou na intranet de uma empresa.

Geralmente, atua mais na marcação, programação, configuração e trabalhos de retaguarda. No entanto, ele também pode atuar no projeto visual das páginas e desenvolvimento de comércio eletrônico.

Além disso, se uma empresa de metalização tiver essa subárea em sua infraestrutura de TI, pode usá-la para o desenvolvimento de páginas estáticas e aplicações ricas. Bem como comércio eletrônico e redes sociais.

Também é importante que a subárea de desenvolvimento web atue com as mais diferentes linguagens de programação. Dentre elas:

  • Java;
  • JavaScript;
  • PHP;
  • Python.

Análise de sistemas

É fundamental que qualquer empresa conte com um profissional de análise de sistemas. Isso, porque é ele quem encontra o melhor caminho para que a informação seja processada.

Para isso, ele leva em conta os diversos sistemas existentes entre hardwares, softwares e o usuário final. 

Após isso, o profissional desenvolve soluções padronizadas e transcritas de maneira que o computador possa executar.

É nessa subárea do TI que se concentra a administração dos sistemas computacionais usados, por exemplo, por empresas de automação industrial.

Esta área organiza, implanta e cuida da manutenção de aplicativos e redes de computadores. Para isso, os profissionais fazem um levantamento de todas as informações da empresa.

Eles utilizam essas informações para desenvolverem um sistema que atenda às necessidades da empresa.

Portanto, a área de análise de sistemas funciona como uma tradutora entre as necessidades da organização e o programa a ser desenvolvido.

Só que para que isso seja possível, o profissional atuante dentro dessa área do TI precisa ter acesso a todos os dados do negócio, ou seja, conhecê-lo profundamente.

A partir disso, ele consegue implantar as regras do negócio ao sistema que será desenvolvido para ele.

Web design

Na área de web design de uma fabricante de tubos flexíveis de aço inox existirá harmonia entre beleza e funcionalidade em suas páginas na web.

Isso, porque os sites precisam mais do que simplesmente funcionar bem, eles também precisam agradar aos olhos do usuário.

O profissional de web design consegue garantir isso, portanto, ele leva até o visitante do site de uma empresa, bem como aos funcionários que usam os sistemas intranet, uma experiência positiva de uso.

Afinal, os profissionais da área de TI são formados para que falem a língua dos computadores e para serem extremamente analíticos e detalhistas. Então, sua maior preocupação é com a funcionalidade dessas páginas.

Quando a organização conta com um web designer, dentro de sua infraestrutura de TI, ele consegue transformar essa linguagem do computador para algo mais humano nos softwares utilizados.

Portanto, ele pode ser considerado a ponte entre os computadores e as pessoas. Para isso, ele trabalha para uma empresa de resistência tubular com um conceito de interface.

Esse papel é fundamental para melhorar a interação entre usuários e páginas, para que elas executem o seu papel. Isso, inclusive, influencia no marketing externo e interno das organizações.

Conclusão sobre infraestrutura de TI

Tudo o que diz respeito à tecnologia é importante para as empresas do mundo moderno. É ela que vai garantir que todos os processos funcionem como esperado, garantindo a produtividade da organização.

Além disso, a tecnologia facilita processos e traz mais segurança para os negócios. Mas para que isso funcione, é importante que a empresa tenha uma boa infraestrutura de TI.

A partir da implantação dessa estrutura, qualquer negócio estará atuando com a tecnologia da maneira mais segura e eficiente.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Nenhum comentário ainda.

Deixe seu comentário: