Como o Blockchain pode se tornar uma tendência de mercado

Por Mais Empresas  |  02/06/2020  |  Comente »

Você sabe o que é Blockchain e como essa tecnologia pode se tornar uma tendência no mercado?

Tendo surgido juntamente com o bitcoin, a principal finalidade do Blockchain era possibilitar as transações virtuais com as criptomoedas. Contudo, esse potencial sistema teve sua utilização ampliada para fora do mercado financeiro.

É possível comparar o Blockchain a um tipo de banco de dados, porém de uso comunitário, sendo alimentado por diferentes usuários em todo o mundo. 

As informações incluídas neste sistema devem seguir regras pré-estabelecidas, tornando todos os dados seguros e confiáveis. 

Além disso, é possível ter acesso a todo o histórico disponíveis no Blockchain, deixando as informações acessíveis a qualquer momento. 

Justamente pela sua estrutura nova e tecnológica, o Blockchain vem ganhando grande espaço no mercado. Apesar de ser um conceito novo, ele se tornou uma das grandes apostas para o futuro das negociações comerciais, conquistando a atenção devida. 

Um distribuidor de rolamentos, por exemplo, muito em breve poderá considerar a utilização do Blockchain para as suas transações internas, colhendo benefícios com o uso da tecnologia em diversas áreas da empresa. 

Sendo assim, ele pode ser considerado uma aposta promissora para o mercado em geral. 

Se você quer saber mais sobre o Blockchain, o seu funcionamento e como as empresas dos mais diversos segmentos podem utilizá-lo em seus negócios, siga na leitura deste artigo para aumentar os seus conhecimentos sobre o assunto.

O que é o Blockchain e como ele funciona?

A tradução do termo Blockchain significa “cadeia de blocos”. Isso quer dizer que ele se trata de uma tecnologia onde a transmissão de dados ocorre em cadeia, onde cada informação é processada em um local diferente, compondo esse sistema tecnológico.

O seu funcionamento não depende de intermediários, sendo essa uma forma importante de garantir maior segurança e evitar que fraudes sejam cometidas. 

Essa estrutura permite que uma empresa de portaria virtual possa considerar o uso do Blockchain em processos futuros, precisando de investimentos tecnológicos para desfrutar desse sistema eficiente.

O funcionamento do Blockchain é sequencial, de maneira que cada informação complementa a outra.

Por isso, ele é descrito como uma cadeia de blocos, onde cada um deles é unificado e se torna parte das informações do sistema. 

Para fazer parte dessa cadeia, a informação inserida precisa ser validada. Após esse processo, ela é inserida no Blockchain, e se espalha por diversos computadores no mundo todo. 

Esse se torna um dos elementos mais fundamentais para garantir a segurança do Blockchain. Afinal, cada modificação precisaria passar por todos esse locais, o que impede fraudes no sistema.

A sua estrutura sequencial também impede que dados extras sejam adicionados posteriormente.

Dessa maneira, o Blockchain se mostra como um sistema seguro, o que torna a sua usabilidade interessante para uma caldeiraria industrial, ou para um escritório de contabilidade, que precise manter os seus dados sempre devidamente protegidos. 

As vantagens do uso do Blockchain

Além de ser um elemento tecnológico, o que torna diferentes empresas muito mais competitivas e atualizadas no seu nicho, o Blockchain pode oferecer diferentes vantagens. 

A confiança e a transparência são outros benefícios do sistema, justamente porque ele atua com quatro conceitos principais:

  • Ledger distribuído;
  • Privacidade;
  • Contrato inteligente;
  • Consenso. 

O ledger distribuído é o chamado “livro-razão”, ou seja, o local onde os registros de todas as transações é armazenado e compartilhado entre vários computadores na rede, acessível a qualquer pessoa.  

A privacidade também é outro elemento importante do Blockchain. Apesar de as transações serem verificáveis por toda a rede, ela prioriza a segurança. 

Para um estabelecimento conciliador de cartões, esse tipo de elemento é fundamental, pois garante o sigilo de suas atividades..

Enquanto cada movimentação de criptomoeda é aberta ao público, o Blockchain prioriza a proteção dos dados dos usuários envolvidos.  

Sendo assim, se uma pessoa realizar uma determinada ação, inserindo informações nessa cadeia de blocos, os seus dados particulares são preservados. 

O Blockchain também permite o uso de um tipo de contrato inteligente, ou seja, qualquer documento que faça parte do sistema não será alterado depois de estipulado. 

Assim, uma empresa de cftv que queira aplicar o Blockchain na sua estrutura financeira pode ser beneficiada com esse ponto, uma vez que tudo o que está estabelecido previamente será seguido sem alterações.

Por fim, o consenso também é uma das características vantajosas do Blockchain. Afinal, as transações realizadas na rede são verificadas pelos participantes do sistema, impedindo fraudes. 

Como o Blockchain pode ser utilizado nas empresas

Apesar de ser um sistema utilizado essencialmente em transações financeiras, o Blockchain já está sendo aplicado em diversas outras funções.

A sua estrutura dinâmica é perfeitamente adaptável para outros tipos de usabilidade, o que possibilita uma série de ações para tornar o funcionamento de diferentes empresas muito mais eficiente e seguro. 

Um sistema para loja de roupas, por exemplo, pode ser desenvolvido utilizando as premissas do Blockchain, priorizando a validade e a relevância das informações, unificando dados em cadeias de blocos, para assegurar o sigilo financeiro da empresa. 

Sendo assim, o Blockchain já vem garantindo o seu espaço no mercado em alguns pontos específicos, com potencial para se tornar tendência em várias outras áreas. 

O Blockchain e a Internet das Coisas (IoT)

A Internet das Coisas é uma das grandes promessas para o segmento tecnológico. A conectividade de vários dispositivos ao mesmo tempo traz uma série de comodidades, o que também implica na necessidade de investimentos em segurança. 

Nesse caso, o Blockchain pode ajudar na validação da conexão entre esses dispositivos, impedindo invasões e garantindo a verificação dos dados trocados durante o uso da IoT.

O Blockchain e a validação de documentos

Para garantir o funcionamento e a troca de informações seguras entre a matriz de uma empresa especializada na produção de chapa de aço galvanizado com as suas filiais, é preciso criar processos internos de grande segurança.

O mesmo pode ocorrer quanto ao relacionamento de um advogado com o seu cliente, sendo esse um trabalho que muitas vezes exige sigilo absoluto das informações. 

Muitos desses processos incluem documentos e a validação deles, que normalmente demoram horas ou dias para serem finalizados. O Blockchain pode ser aplicado para diminuir esse período de maneira eficaz. 

Afinal, a sua estrutura é propícia para um acesso rápido e seguro, impedindo possíveis fraudes ou adulterações. 

O Blockchain e a transparência de informações

Empresas dos mais variados segmentos e até mesmo alguns órgãos governamentais assumem o compromisso de manter a transparência das suas informações, publicando-as em canais acessíveis ao público. 

No entanto, a segurança desses dados, muitas vezes, são passíveis de veracidade, deixando a confiança das pessoas abalada. 

Ao se utilizar o Blockchain para disponibilizar dados de interesse comum, esse tipo de desconfiança some do horizonte. 

Afinal, a publicação de informações em bloco, dentro da cadeia existente no sistema do Blockchain é estruturada justamente para evitar qualquer modificação, tornando os dados disponibilizados muito mais confiáveis. 

O Blockchain e os acordos comerciais

Os acordos comerciais firmados entre uma empresa de grampo para cabo de aço e uma grande indústria de metais pode exigir uma série de etapas para a sua conclusão. 

Além de uma assessoria jurídica, muitas vezes é necessário utilizar também a financeira, por tratar de negociações que demandam altas quantias em dinheiro. 

Uma maneira eficaz de tornar esses processos e etapas simples e seguros é investir em um Blockchain, onde cada informação pertinente ao acordo pode ser firmada em um contrato inteligente. 

Isso quer dizer que as cláusulas e as imposições de ambas as partes serão facilmente acessadas e não passarão por modificações não autorizadas, deixando todo o processo mais claro e direto. 

Além disso, é possível manter a segurança de diversos dados relacionados ao negócio. Dessa maneira, os dois lados ficam resguardados, para que o contrato firmado possa ser mais seguro e tranquilo. 

O Blockchain e a redução de custos

Grandes empresas com atuação internacional viram no Blockchain uma maneira prática de realizar as suas transações bancárias de modo mais seguro e econômico.

Para efetuar pagamentos de valores considerados altos, muitas delas recorrem aos serviços financeiros proporcionados pelo Blockchain, que possui estrutura semelhante aos pagamentos feitos com criptomoedas. 

Assim, cada etapa da operação é rastreável e verificável, tornando-a mais segura e ágil. A grande capacidade de processamento do Blockchain, unificada com a transparência permitida pelo sistema contribuem positivamente para isso. 

Apesar de ainda serem utilizadas de maneira discreta por grandes bancos mundiais, as transações via Blockchain mostram fortes tendências para o setor financeiro, possibilitando uma comunicação mais efetiva entre empresas de diferentes continentes. 

Que o Blockchain seja um sistema efetivamente seguro, e que vem ganhando destaque no cenário econômico mundial, disso ninguém duvida. 

A tecnologia presente na estrutura dessa cadeia de informações em blocos transmite cada vez mais segurança para os seus usuários, possibilitando uma série de ações que serão implementadas dentro de diversos estabelecimentos em um futuro muito próximo. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Nenhum comentário ainda.

Deixe seu comentário: