7 dicas para aumentar o faturamento de um consultório odontológico

Por Mais Empresas  |  18/06/2020  |  Comente »

Para quem está pensando em montar um consultório odontológico ou quer aumentar o faturamento do seu, deve procurar novas estratégias para adotar na rotina da clínica para conquistar novos pacientes e manter os recorrentes. 

Cada vez mais consultórios odontológicos surgem a cada ano e os pacientes devem permanecer sendo incentivados a procurar um dentista. Com maior concorrência, é ideal usar alternativas para aumentar o volume de pacientes e assim, o faturamento. 

Procurar um sistema de franquias odontológicas é uma maneira mais assertiva para quem está começando, o que promove maior ajuda e levando um nome já conhecido para iniciar os negócios. 

Ainda assim, para quem quer adotar novas medidas para aumentar o faturamento de um consultório odontológico, confira algumas dicas:

1 – Estabelecer um ambiente acolhedor

O primeiro passo para ter um gerenciamento inteligente de um consultório odontológico é saber como deixar aquele ambiente único. Dessa forma, pode começar aderindo a uma estética que gire em torno dessa identidade.

A personalidade, sistemas, valores, comportamentos e expectativas contribuem para criar um estilo de liderança. Também vão influenciar a maneira como a equipe vai se comportar, assim como se comunicar com os outros e com os pacientes.

Ainda assim, a cultura do consultório depende de uma estrutura social que deve ser definida através de ações e escolhas. Decorar o ambiente, colocar uma música que toque na sala de espera contribuem para essa imagem. 

Aproveitar essa imagem única dentro do consultório pode melhorar a produtividade da equipe, atraindo funcionários de maior qualidade, além de manter os pacientes retornando para mais. 

Reunir os membros da equipe para discutir como serão as atividades do dia, assim como objetivos de longo prazo. A equipe pode contribuir e descrever o que eles acreditam ser mais importantes. Essas ideias compartilhadas permitem que a equipe esteja alinhada na mesma página, trabalhando a fim de obter o mesmo objetivo. 

2 – Equipe bem treinada

O primeiro contato pode interferir positiva e negativamente com a experiência de um paciente em relação ao consultório odontológico. Normalmente, eles conversam com alguém da recepção no primeiro momento. 

É preciso garantir que a pessoa da recepção saiba lidar com essas interações de maneira profissional, com uma atitude acolhedora e com habilidades de comunicação bem claras. 

Portanto, uma equipe bem treinada é parte fundamental de como administrar uma clínica odontológica de sucesso. Garanta que os funcionários consigam entender como aproveitar o máximo de cada interação com o paciente, solidificando o relacionamento.

Cada funcionário deve ser incentivado a participar de cursos que melhorem a sua prática, com um treinamento profissional adicional que possa aumentar a satisfação dos pacientes, mas também dos lucros da clínica. 

3 – Marketing do consultório odontológico

Todos os pacientes em potencial estão presentes nas redes sociais, por isso, ter uma presença no ambiente virtual faz parte de como conseguir aumentar o faturamento do consultório odontológico. 

As redes sociais podem ser usadas para gerar conteúdo para os pacientes em potencial, com conteúdo em vídeos, imagens do resultado do procedimento de algum paciente, por exemplo. Esse tipo de conteúdo é ótimo para engajar com o paciente, melhorando a comunicação e relação.

É possível encontrar um bom conteúdo de clínicas que já apresentam um grande sucesso no seu faturamento através do sistema de franquias. Um site sobre franquias odontológicas apresenta as opções mais rentáveis e que utilizam de grandes estratégias de marketing. 

4 – Aumento anual 

Programar um aumento modesto dos valores cobrados pela clínica todo ano é uma maneira bem sensata de obter um faturamento maior. Muitos procedimentos perdem esses pequenos aumentos e acabam ficando para trás.

Um aumento modesto da taxa deve ser acima de 2 a 3%. Com isso, é possível manter os valores cobrados atualizado, sem acabar superando a concorrência. 

Aumentar as taxas anualmente em torno de 4 a 5% coloca um valor bem acima. Confira a tabela de preços dos procedimentos atuais. É possível aumentar alguns preços mais do que outros, portanto, evite aumentar a uma porcentagem fixa em todos.

Verifique os serviços que estão sendo oferecidos pela clínica, o quanto eles custam e qual o valor que fornecem para o paciente. Algumas taxas podem já estar no ponto certo, enquanto outras precisam de um aumento para estar no mesmo nível. Reequilibrar a sua tabela de preços pode melhorar uma receita extra imediatamente. 

5 – Oferecer mais serviços

Quanto mais procedimentos a clínica conseguir oferecer, menos pacientes vai precisar para alcançar a mesma meta de receita. Não vai ser preciso arranjar 1000 pacientes para uma limpeza quando os mesmos poucos pacientes façam diversos procedimentos na sua clínica.

Adicionar novos procedimentos deixa a rotina muito mais ocupada. Existem cada vez mais novidades que podem ser feitas e que são um grande sucesso, sendo uma maneira de aumentar os seus lucros. Esses treinamentos podem ser oferecidos por franquias odontológicas.

6 – Relacionamento com os pacientes

O envolvimento com os pacientes é essencial para ter um gerenciamento lucrativo da clínica odontológica. A base principal de pacientes, aqueles que visitam regularmente, mantem a estabilidade da clínica.

Reter os pacientes existentes é algo que custa menos do que realizar o marketing para conquistar novos. Especialmente quando eles são incentivados a encaminhar amigos e familiares para a clínica. 

Ter um bom retorno de pacientes é mais do que apenas oferecer horários convenientes e serviços médios, com um local de fácil acesso. Também envolve melhorar o relacionamento com os pacientes, ganhar a sua confiança e criar um relacionamento duradouro. 

Além disso, ter uma presença ativa nas redes sociais, com mensagens mensais com dicas úteis a serem enviadas por e-mail, pode manter os pacientes sempre em contato e lembrando que precisam voltar. 

7 – Seja uma referência para os pacientes

Os pacientes leais vão querer compartilhar as suas experiências positivas com amigos e familiares. Naturalmente, isso se traduz em referências que traz mais pessoas para a sua clínica e aumenta a receita. As pessoas confiam nas recomendações pessoais mais do que qualquer outra para tomarem uma decisão de compra. 

Com uma rotina cada vez mais agitada, pode ser que os pacientes nem sempre se lembrem de compartilhar como foi a experiência. Assim, é necessário ser mais proativo, pedindo referências aos pacientes.

Pode ser enviado um cartão por e-mail ou nas redes sociais. Além disso, um cartão de referência depois de um procedimento pode ajudar. Fornecer um link através de postagens nas redes sociais para que eles possam dar um feedback. 

Ainda assim, os funcionários podem contribuir oferecendo incentivos para atrair mais pacientes. Qualquer decisão que seja tomada, deve ser acompanhada com os clientes em potencial para que eles possam fechar o negócio. 

Portanto, adotar novas estratégias podem aumentar o faturamento de uma clínica odontológica ou ainda procurar por franquias odontológicas pode ser um ótimo meio para alcançar sucesso em um mercado com muitos concorrentes.

Nenhum comentário ainda.

Deixe seu comentário: