Profissionais autônomos: Principais ferramentas da internet para atrair clientes

Por Mais Empresas  |  08/07/2020  |  Comente »

Diferente das empresas, muitos profissionais autônomos não têm estrutura de marketing para divulgar os seus serviços e nem para conseguir novos clientes através de publicações nas redes sociais.  

Assim, é importante ter um planejamento e elaborar uma estratégia para isso. Pois, cerca de 40% dos trabalhadores brasileiros, em nove estados, atuam de forma autônoma. Geralmente, estes autônomos são prestadores de serviços, de acordo com o jornal Folha de São Paulo. 

Diante essa situação, a internet se torna uma boa alternativa para conseguir novos clientes e consequentemente, aumentar a sua renda mensal. Isso é fundamental, principalmente em época de isolamento social e quarentena, por conta da pandemia do novo coronavírus.

Assim, não importa que trabalho você faça, como jornalista, advogado, nutricionista, profissional da beleza, artesão ou qualquer outra função, o marketing digital pode aumentar sua presença online e assim, maximizar seu alcance. 

Mesmo que à primeira vista, fazer estratégia de marketing digital possa não ser tão simples, a internet te ajuda a se informar melhor sobre o tema, o que facilita bastante esse processo e também ajuda na sua organização para a aplicação dessas técnicas que iremos te apresentar.

Com a internet, aliada a um bom computador ou smartphone, o profissional autônomo pode criar, de forma simples, conteúdos como fotos, vídeos e textos que podem aumentar a presença digital da marca.

Ou seja, opções não faltam para que esse conhecimento seja investido a seu favor. E essas ações são altamente aconselhadas por especialistas da área. 

Então, se o profissional autônomo tem como objetivo final a ampliação de sua divulgação para captar mais clientes, a internet é sua aliada. 

E para contribuir nisso, neste artigo selecionamos as principais ferramentas da internet que  atrair clientes. Não deixe de conferir!

Marketing digital e a importância para o profissional autônomo

Ao contrário de profissionais contratados, que geralmente atuam empresas que têm clientes estabelecidos, o autônomo deve se preocupar não apenas em captar novos clientes, como fidelizar os já existentes. Isso, em época de pandemia, é ainda mais complicado.

Por isso, o marketing digital se torna tão importante. E não se trata apenas de fazer mera propaganda de seus serviços. 

Com ele, você gera conteúdos que agregam valor aos seus potenciais clientes, criando uma relação. Nela, sua missão é resolver os problemas existentes e solucionar as dores dos seus leads.

E as pessoas estão conectadas ao celular a todo tempo: no transporte público, nas ruas, na fila do banco, nos restaurantes, no trabalho, em suas casas. 

Então, manter uma constante presença digital ajuda na expansão do seu negócio. E é preciso agir rápido, pois os seus concorrentes já descobriram isso e possivelmente estão faturando muito mais.

E para não ficar para trás, veja dicas de ferramentas ideias para o profissional autônomo usar no seu marketing digital e atrair mais clientes. Não perca essa oportunidade e comece a aplicar essas ferramentas agora mesmo!

6 ferramentas da internet para profissionais autônomos atraírem clientes

Neste post, listamos 6 das ferramentas de marketing digital essenciais para você atrair mais clientes. Continue a leitura e confira agora mesmo as melhores estratégias para seu negócio.

1. E-mail marketing

O e-mail marketing ganhou força nos últimos anos e desponta como uma das principais formas de relacionamento com clientes. 

Isso porque o usuário é impactado e pode se transformar em lead para seu negócio. E com o e-mail que você vai enviar conteúdos relevantes para ele, com o intuito de futuramente transformá-lo em cliente. Entre as principais ferramentas utilizadas para isso, o MailChimp é a que mais se destaca.

2. Links patrocinados

A busca do Google ainda uma das formas mais utilizadas pelas pessoas para encontrar produtos e serviços na internet.

E uma das maneiras de estar presente nos resultados do buscador é por meio do investimento em links patrocinados.

Com o uso de uma ou mais palavras-chave que façam sentido para o seu negócio, você indica o quanto está disposto a investir para ter seu link exibido toda vez que alguém buscar por aquela palavra. 

3. SEO

Você pode também apostar nos links orgânicos para o seu negócio por meio das técnicas de SEO

Estes links são do que páginas do seu site, em geral, com assuntos de qualidade, encontradas pelo algoritmo do buscador. Para isso, devem apresentar conteúdo relevante para a palavra-chave buscada.

O investimento em SEO é uma das ferramentas mais efetivas no marketing digital. Isso porque, apesar de os resultados virem em médio e longo prazo, eles costumam ser mais duradouros do que outras estratégias similares e também mais efetivos com relação aos seus clientes.

4. Redes sociais

As redes sociais já fazem parte de nossa vida, e isso significa que o profissional autônomo pode conseguir bons clientes por meio delas. 

E no marketing digital, seus serviços precisa investir para manter uma presença nas redes sociais.

Plataformas como Facebook e Instagram são as mais acessadas diariamente pelos consumidores para interagir com seus amigos, absorver conteúdo, compartilhar notícias, e claro, falar sobre o que estão fazendo e consumindo. 

Ou seja, oferecem uma ótima oportunidade para a sua marca se aproximar ainda mais do seu público-alvo.

5. Blog

Use um blog como uma boa ferramenta para divulgar os seus serviços.E não importa o segmento que você atua, para ser mais visto no mundo online, investir nessa ferramenta se tornou uma grande estratégia. 

Com o blog você tem:

  • Baixo custo;
  • Pode ser encontrado no Google;
  • Oportunidades de negócios;
  • Interação com o seu público;
  • Se torna fonte confiável de informação.

Assim, com um conteúdo com qualidade e técnica, as chances de aumentar a sua autoridade em seu serviço cresce, consequentemente atraindo mais clientes.

6. SMS Marketing

Com a evolução da tecnologia, tornou-se possível interagir com potenciais de uma forma mais personalizada por meio do SMS Marketing.

Essa é uma estratégia que utiliza mensagens de celular para construir a comunicação com os clientes. E se torna uma ferramenta muito eficiente, na medida em que permite um contato próximo e individual, com bem menos gastos do que se o envio da mensagem fosse feito via mala direta.

Lembrando sempre que, se não houver um bom planejamento prévio e um esforço de mensuração e de acompanhamento dos resultados.

7. Google Adwords e Facebook Ads

De acordo com especialistas, para bons resultados com links patrocinados, a principal forma de fazer isso é usando a própria ferramenta do Google Adwords, ou então no Facebook Ads, que gera links dentro da rede social. 

O Facebook Ads é a alternativa mais usada para quem quer anúncios em redes sociais. Embora existam serviços de ads em várias outras redes, como LinkedIn, Twitter e Instagram, o Facebook ainda é considerado o canal de maior retorno, por ser a maior rede social do mundo. 

Já o Google Ads, lançada em 2000, é uma ferramenta de marketing digital que já está consolidada há bastante tempo. Ela é referência na chamada “busca paga”. 

Nesse sentido, a grande vantagem do Google Adwords, comparado aos concorrentes, é o seu alcance. Porque basicamente qualquer usuário de internet no mundo utiliza o Google diariamente.

Esperamos que estas dicas tenham sido úteis para a estratégia de marketing dos profissionais autônomos e assim, possam expandir sua carteira de clientes, criando também uma fidelização.

Nenhum comentário ainda.

Deixe seu comentário: