3 ferramentas para te ajudar a produzir conteúdo para redes sociais

Por Mais Empresas  |  10/07/2020  |  Comente »

As redes sociais tornaram-se um novo modelo de SAC para as empresas, uma vez que são utilizadas para uma comunicação de maneira personalizada e eficiente com os clientes. 

Mas elas também podem ser usadas de outras formas, o que ressalta a sua importância.

O fato é que, independentemente de qual seja o tamanho do negócio ou sua área de atuação, essas plataformas são indispensáveis, pois todas as marcas possuem pelo menos um perfil ativo nas redes sociais.

Inclusive, isso chega a ser duvidoso para os consumidores modernos, pois vivemos na era digital em que se espera encontrar qualquer empresa na internet.

Por meio das redes sociais, as pessoas conseguem se comunicar com as marcas, expressar sua opinião e avaliar o que os outros consumidores estão dizendo. 

Dessa forma, mais do que uma boa comunicação, as redes sociais ajudam a estabelecer uma relação de confiança, o que é muito importante nos dias de hoje. 

Mas não basta apenas estar presentes nas redes sociais, é preciso saber como produzir bons conteúdos para atrair a atenção dos consumidores. 

Abordaremos sobre este assunto neste artigo, por isso, não deixe de acompanhar a leitura.

Vantagens das redes sociais

O comportamento do consumidor atual mudou muito, pois eles estão cada vez mais conectados e também mais informados sobre os produtos ou serviços que desejam adquirir.

Por exemplo, se alguém está precisando de locação de espaço comercial,vai pesquisar referências sobre esse assunto na internet e escolher a empresa que oferece as melhores informações.

Esses conteúdos podem ser compartilhados nas redes sociais, mas, de uma forma geral, essas plataformas trazem vantagens como:

Consolidação da marca

Um dos maiores desafios que as empresas tem hoje é desenvolver e fortalecer a sua imagem. Isso porque elas precisam mais do que criar um conceito, mas também trabalhar a imagem e se aproximar das pessoas.

Aqui as redes sociais são fundamentais, uma vez que elas permitem o fortalecimento da marca e a aproximação com o público-alvo por meio de diversas mídias. E algumas dessas ações são:

  • Compartilhamento de conteúdo;
  • Anúncios;
  • Atendimento via chat;
  • Interação com o público.

No entanto, é a postagem de conteúdos em formatos diferentes, como texto, vídeo e áudio que ajudam a desenvolver um bom conceito de marca e a humanizá-la. Isso pode ser feito por qualquer empresa, como um despachante de veículos.

Mais engajamento

As redes sociais têm como principal objetivo construir relacionamentos. E quando uma empresa cria o seu perfil nessas plataformas, consegue se relacionar com seus seguidores, uma estratégia que chega a fortalecer até mesmo o sistema de vendas.

Por meio de conteúdos de qualidade, é possível estimular as pessoas a curtir, comentar e compartilhar o que a empresa publica de uma forma natural.

Isso aumenta a interação com os seguidores, a audiência, o alcance das postagens e torna a empresa mais relevante nos meios digitais.

Prospecção

Se uma empresa de laudo spda faz um bom trabalho nas redes sociais, ela consegue atrair e conquistar novos clientes.

Aliás, isso acontece na internet de uma forma geral, uma vez que as pessoas acessam a web à procura de produtos e serviços, para obter informações e comparar as melhores empresas e preços.

Por isso, é importante desenvolver estratégias para se destacar, uma vez que oferecer as melhores opções de compra já não é mais o suficiente.

É preciso atrair os consumidores com produtos de qualidade e que agreguem valores à vida deles de alguma forma. Uma das maneiras de fazer isso é por meio das redes sociais.

Como as redes sociais podem ser utilizadas

Agora que você já conhece as vantagens que as redes sociais trazem para as empresas, vamos falar sobre as maneiras de melhor usá-las. E algumas das principais são:

Publicação de anúncios

Os anúncios são um recurso disponível em quase todas as plataformas, no entanto, é preciso priorizar aquelas em que o negócio terá bom retorno da audiência.

Por exemplo, uma fabricante de lâmpada de led para gesso pode ser uma boa resposta aos seus anúncios no Facebook, mas não no Instagram. 

É fundamental avaliar os prós e contras para evitar gastos desnecessários.

Também é importante levar em consideração outros critérios, tais como objetivos, tipo de anúncio e o investimento que será feito. É isso que vai garantir que a campanha seja bem-sucedida.

Publicações de conteúdos

Publicar conteúdo de valor nas redes sociais é essencial para que o perfil da empresa seja visto de maneira positiva pelos seguidores. 

Não adianta investir somente em anúncios, porque os ideais dos consumidores mudaram muito.

A informação é importante para eles, não apenas para que possam saber mais o que é selo mecanico cartucho ou qualquer outro assunto, mas porque é dessa maneira que eles conseguem avaliar a autoridade da marca e se ela entende do que faz.

Isso traz mais confiança para o público e torna a empresa uma referência. Só que além de compartilhar esses conteúdos é importante pensar no fluxo de compartilhamentos, que não pode ser nem muito e nem pouco.

Com alguns testes, você vai descobrir com que frequência e quais os melhores horários para compartilhar essas publicações.

Interagir com o público

Além de anunciar e compartilhar conteúdos, é fundamental que a empresa interaja com o público. É importante responder rapidamente e de maneira cordial aos comentários, mesmo que se trate de uma reclamação.

As mensagens enviadas no privado das redes sociais também devem ser respondidas, além de qualquer outro tipo de interação do público. 

Com isso, as pessoas percebem que a marca é atenciosa e está disposta a falar com eles sempre que precisarem.

Dicas para criar bons conteúdos para as redes sociais

A criação de conteúdos é muito importante hoje em dia, uma vez que os consumidores querem mais do que qualidade e preço acessível. 

Se uma escola de música que oferece aulas de percussão traz um conteúdo melhor do que outra, esta primeira vai conseguir mais alunos.

Só que para produzir excelentes materiais para as redes sociais, é preciso estar atento a algumas estratégias, tais como:

1. Criar uma persona

Para falar com o público e abordar os assuntos do interesse dele, é necessário conhecê-lo. 

Aliás, saber quem são as pessoas que compram ou querem comprar de você, além do que elas estão interessadas, é fundamental para qualquer estratégia.

Para isso, é necessário definir a persona, uma representação semifictícia e simplificada do cliente ideal de um negócio, que garante que todos os conteúdos desenvolvidos pela empresa estão de acordo com o que interessa o público.

Para criar a persona, é necessário avaliar algumas informações, como dados demográficos e outros. Um bom exemplo seria:

“Júlia, 31 anos, arquiteta, divorciada e mãe de um filho. Atualmente, está em busca de informações sobre decoração de quarto infantil, como persiana horizontal pvc e outras opções. Gosta de itens modernos e práticos para o dia a dia.”

2. Segmentar as campanhas

Postar o mesmo conteúdo da mesma maneira em todas as redes sociais é um erro. 

Um exemplo disso é copiar e colar um texto e mudar apenas a imagem dele em cada plataforma.

É importante segmentar as campanhas, ou seja, direcionar um tipo de conteúdo para cada uma delas, pois cada formato pode engajar mais (ou menos) em plataformas diferentes.

Por exemplo, o Instagram é uma rede social totalmente voltada para a visualização de imagens. Se você publicar um texto, poucas pessoas vão ler, ao contrário do que acontece no Facebook.

Por isso, postar conteúdos direcionados, únicos e exclusivos, garante que eles serão entregues da melhor maneira possível aos seguidores.

3. Ter uma comunicação assertiva

De que maneira o seu público-alvo se comunica? Tão importante quanto uma fabricante de escada grande conhecer seu público, é ela saber de que maneira ele se comunica.

Cada empresa possui uma maneira de abordar seu público-alvo. 

Por exemplo, uma loja de roupas sociais não vai falar com um empresário usando a mesma linguagem que uma loja de roupas infanto-juvenil usaria para falar com um adolescente.

São pessoas diferentes que se entendem e se identificam com uma linguagem distinta. Por isso, é importante compreender quem é o público, como ele se comunica e de que forma os assuntos devem ser abordados.

Conclusão

As redes sociais são excelentes plataformas para que uma marca possa se comunicar com seus clientes de diversas maneiras, inclusive com a publicação de conteúdos de valor.

Dessa forma, ela consegue impactar seus seguidores de maneira positiva, mostrando a eles que domina seu mercado e sabe o que faz, além de despertar sua confiança para poder fechar negócio.

Mais do que publicar anúncios e se comunicar pelo chat, as redes sociais são excelentes para que a sua empresa mostre o valor e o conhecimento que possui através da produção de conteúdos.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Nenhum comentário ainda.

Deixe seu comentário: