Por quê migrar do WhatsApp para o Telegram?

Por Mais Empresas  |  11/07/2020  |  Comente »

Você já ouviu falar no Telegram, o comunicador instantâneo que está ganhando a preferência de muitos empresários, sendo uma ferramenta eficaz de contato com o seu público?

A comunicação com os clientes sempre foi um elemento crucial para qualquer empresa. 

Estar sempre disponível e atento às solicitações do consumidor é essencial para o sucesso de qualquer negócio.

Com a internet cada vez mais presente no dia a dia das pessoas e dos estabelecimentos, esse relacionamento virtual se tornou imprescindível, de modo que para que uma marca esteja acessível para os seus compradores, ela deve utilizar os principais recursos atuais.

Assim como o WhatsApp tem sido responsável por fornecer informações para os alunos de uma auto escola para habilitados, o Telegram surge nesse cenário como uma opção atrativa e interessante para qualquer tipo de empresa.

Apesar de possuírem finalidades muito parecidas, que é a da comunicação a distância, os dois mensageiros possuem diferenças significativas entre si, o que tem feito muitas pessoas aderirem ao Telegram na sua rotina. 

Se você é empresário e quer conhecer melhor a ferramenta, entendendo os motivos pelos quais você deve migrar do WhatsApp para o Telegram, siga na leitura deste artigo e saiba mais sobre o assunto. 

Telegram: O que é e como ele funciona?

Os comunicadores instantâneos sempre estiveram presentes no dia a dia das pessoas. 

Um exemplo disso é o do saudoso Messenger, chamando de MSN, ou mesmo do ICQ, que fizeram parte do passado de muitos usuários da internet. 

Com o aprimoramento dos smartphones, o acesso ao mundo virtual se tornou muito mais simples e dinâmico, o que trouxe a necessidade de adaptações, ou seja, do desenvolvimento de recursos móveis. 

Assim, surge o WhatsApp, como uma ferramenta útil para que as pessoas pudessem se comunicar, assim como um meio prático para que uma farmácia que realiza a entrega de remédio pudesse atender aos seus clientes mais facilmente.

Como o mercado é competitivo e aberto para novas ideias, eis que o Telegram aparece, e vem se destacando cada vez mais, ganhando espaço na rotina de várias empresas e usuários. 

Sendo um app de comunicação instantânea, ele possui a finalidade de enviar e receber mensagens, tanto por texto quanto por áudio, além de permitir o compartilhamento de vídeos. 

Entre as principais funcionalidades do Telegram, é possível mencionar:

  • Criação de grupos;
  • Versão web do aplicativo;
  • Compartilhamento de localização;
  • Envio de arquivos em vários formatos;
  • Entre outros.

Esses são alguns exemplos das principais ferramentas encontradas no app, que o tornam cada vez mais interessante para os empresários. 

Como utilizar o Telegram na sua empresa

Se você reconhece que a tecnologia pode ter um papel fundamental dentro de qualquer negócio, seja uma clínica de estética ou uma empresa de coleta de entulhos, certamente vai querer saber como o Telegram pode ser usado na sua empresa

1. Envio de mensagens

Enviar mensagens para um grande número de contatos pode ser uma ótima maneira de divulgar os seus produtos e serviços de modo dinâmico e produtivo. 

Com um comunicador instantâneo isso é ainda mais fácil, e essa transmissão pode ser feita tanto dentro de um grupo específico de clientes, quanto de maneira individualizada, o que gera bons resultados para o seu negócio. 

2. Uso da versão web

Ter que administrar um smartphone o dia todo pode ser bastante complicado no período comercial. 

Pensando nisso, uma das principais funcionalidades do Telegram é permitir o uso da versão web, que facilita o envio de mensagens para os clientes pelo desktop.

No WhatsApp isso também é possível, porém vale ressaltar que o Telegram possibilita o envio de mensagens pelo navegador do computador mesmo quando o celular não possui carga suficiente na bateria.

Dessa forma, uma negociação com os clientes não é interrompida caso o seu smartphone descarregue no durante a conversa. 

3. Compartilhamento de localização

Se um cliente está procurando pelos serviços de um arquiteto e quer conhecer alguns dos principais trabalhos feitos por ele presencialmente, é possível encaminhá-los para o seu showroom com o compartilhamento da localização da empresa.

Ao chegar no local, ele poderá visualizar o portfólio do trabalho de paisagismo jardim pequeno feito pelo estabelecimento, e aproveitar a visita para fechar o seu pedido. 

4. Envio de arquivos

O envio de arquivos é uma funcionalidade de suma importância, pois pode ser um fator determinante dentro de uma negociação com o cliente. 

Além disso, pode servir para comunicar mais facilmente as novidades da empresa, como o lançamento de um filtro de ar condicionado automotivo, onde as fotos do produto podem ser compartilhadas com os seus contatos.

Um catálogo, um vídeo explicativo e um ebook são outros exemplos de arquivos que podem ser disponibilizados para os seus clientes, independentemente do formato em que eles foram produzidos. 

Como aplicar o Telegram em uma estratégia de marketing digital?

Há uma série de funcionalidades que tornam o uso do Telegram indispensável para as empresas, podendo ser uma ferramenta de aumento de produtividade e de melhoria de resultados. 

Promover meios de contato para facilitar a comunicação com os seus clientes é a forma eficiente de potencializar as ações de marketing do seu estabelecimento, e por isso o app pode ser inserido facilmente no planejamento de divulgação da sua marca. 

É possível informar o número de contato em anúncios, divulgá-lo nas redes sociais e aproveitar das principais funcionalidades do Telegram para fazer contatos e divulgar os serviços de uma escola fundamental 2, por exemplo, de forma rápida e eficaz. 

Por isso, ao desenvolver o planejamento de marketing digital do seu negócio, não deixe de inserir o comunicador instantâneo entre as principais ações e ferramentas de publicidade.

WhatsApp vs Telegram: por que mudar?

Se você já conhece os dois aplicativos, mas não sabe dizer quais são os principais motivos que estão levando as empresas a migrarem do WhatsApp para o Telegram, chegou o momento de entender melhor essas razões. 

Grupos sem limitações

Um dos principais recursos desses comunicadores é a possibilidade de criar grupos para divulgar conteúdos, tanto para aumentar o número de vendas de uma caldeira a vapor, quanto para enviar um vídeo abordando um assunto importante do seu nicho. 

Reunir diferentes contatos em uma única conversa agiliza e diminui as ações necessárias para divulgar um produto para um grande número de pessoas e, por isso, essa funcionalidade é tão interessante. 

Mas, no WhatsApp, existe uma limitação para os grupos: eles não podem conter mais do que 256 pessoas, enquanto no Telegram essa restrição não existe. 

Justamente por isso, esse se torna um ponto positivo do uso do Telegram para as empresas. 

Conversas que se autodestroem

A segurança e a privacidade são elementos fundamentais do relacionamento entre uma marca e o seu público, principalmente na internet, com processos de pagamento e o envio de dados pessoais. 

Enquanto esses recursos são poucos explorados pelo WhatsApp, no Telegram existem vários mecanismos que ampliam a proteção dos usuários. 

Um deles é a criação de um chat secreto, onde os participantes podem abrir uma nova conversa com um prazo para terminar, e todo o conteúdo dali será excluído automaticamente após o período estipulado. 

Assim, se um cliente solicitou o serviço de sinalização horizontal de cor vermelha para um endereço que não deve ser divulgado, ele pode compartilhar esses dados com o seu estabelecimento em particular e saber que a informação foi destruída posteriormente.   

Outra funcionalidade também permite que você saiba se o outro usuário fez uma captura de tela da conversa, identificando se é possível confiar nele ou não. 

Iniciar e utilizar múltiplas sessões

No WhatsApp, a usabilidade do comunicador é restrita a apenas um aparelho e um desktop. 

Esse pode ser um recurso bastante limitado, principalmente se você possui uma equipe de vendas com muitos colaboradores. 

Enquanto isso, o Telegram permite que a empresa inicie várias sessões do mesmo número de contato em diferentes aparelhos, o que também pode ser de grande importância para os sócios de uma empresa que administram o negócio em conjunto. 

Assim, eles podem acessar e responder as conversas de um único número, auxiliando no conhecimento das informações necessárias para a entrega de um pedido para um determinado cliente, o que torna a conclusão do processo muito mais direta e rápida. 

Considerações finais

Os comunicadores instantâneos são fundamentais para qualquer empresa atualmente, pois permitem um atendimento virtual amplo, onde as pessoas podem receber respostas simultâneas por parte do seu estabelecimento. 

Com isso, além de agilizar os processos, é possível potencializar os resultados do negócio, sendo um meio interessante de investir no relacionamento com o seu público. 

Dessa forma, se você ainda não utiliza o Telegram para anunciar os seus produtos e serviços e atender às solicitações dos seus clientes, não deixe de instalar o app o quanto antes e colha diversos benefícios com essa ferramenta indispensável de comunicação.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Nenhum comentário ainda.

Deixe seu comentário: