6 motivos para produzir conteúdo no Tik Tok

Por Mais Empresas  |  13/07/2020  |  Comente »

O Tik Tok tornou-se uma das redes sociais de maior crescimento nos últimos anos. Desde o seu nascimento, em 2017, o aplicativo superou a marca de dois bilhões de downloads em todo o mundo, sendo um dos programas mais baixados no Brasil e na Índia.

O objetivo do Tik Tok é o compartilhamento de vídeos curtos, de 15 a 60 segundos, mas com amplas ferramentas de edição. Dessa forma, é possível incluir filtros, legendas, trilhas sonoras, gifs, fazer cortes, entre outros recursos.

Não é incomum, por exemplo, ver um tutorial rápido de como é feito um banho de ouro em peças metálicas, em um vídeo editado com o aplicativo.

O grande poder de viralização desses conteúdos tornou a rede muito popular, com seus desafios que reproduzem coreografias, imitam pessoas famosas, criam sátiras e outras brincadeiras para atrair o público.

A rede social é febre entre adolescentes e jovens, que produzem e consomem a maior parte do conteúdo da plataforma.

Tanto que há os famosos “TikTokers”, usuários considerados populares dentro da rede social, que já são vistos como influenciadores digitais, fechando parcerias com marcas, organizações e empresas.

O Tik Tok já registrou mais de US$ 456,7 milhões em faturamento com gastos de usuários no aplicativo, principalmente nos celulares com sistema Android. Para os usuários de iPhone, a quantia é de US$ 435,3 milhões.

Mas, além da popularidade, quais são os motivos para produzir conteúdo no Tik Tok?

No artigo de hoje, saiba o porquê é vantajoso investir na rede social e como as empresas podem aproveitar o momento para inovar, atraindo o público por meio de vídeos. Acompanhe a leitura!

1 – Grande alcance de audiência

O Tik Tok é um fenômeno mundial. Com mais de 1 bilhão de downloads, o aplicativo bateu o recorde de instalação mensal, alcançando a marca de 75 milhões em plataformas Google Play e Apple Store.

Em termos de comparação, no ano de 2018, o Facebook teve 711 milhões de downloads e o Instagram, 444 milhões. O Tik Tok, no mesmo período, quase alcançou a rede mais popular do mundo, com 663 milhões.

Hoje, a rede é considerada a quarta maior do mundo, devido à sua grande popularidade e a quantidade cada vez mais crescente de usuários. 

Portanto, é uma boa oportunidade para ampliar o alcance de público, já que muitos internautas estão presentes na plataforma.

Não é à toa que muitas empresas usam o Tik Tok para anúncios patrocinados, aproveitando a oportunidade de criar um vídeo sobre o processo de reciclagem de papel, por exemplo, para conscientizar os usuários do aplicativo.

2 – Alta segmentação do público-alvo

Diante de números tão expressivos, o Tik Tok tornou-se extremamente atrativo para as estratégias de marketing. 

Mas é preciso considerar que os usuários da rede social são altamente segmentados, e nem sempre investir no aplicativo pode ser a melhor iniciativa.

Segundo dados da própria plataforma, cerca de 66% dos usuários do Tik Tok têm menos de 30 anos. Dentre os usuários ativos por mês, 60% possui idade entre 16 e 24 anos. 

Portanto, uma empresa mais formal, que tem uma audiência mais velha, como um negócio que vende alarme antifurto perimétrico, pode não conquistar os resultados esperados com o Tik Tok.

Mas se o seu negócio integra vários nichos, incluindo consumidores jovens, é possível pensar em ações direcionadas na rede social, centralizando a divulgação e colhendo ótimas conversões de leads (potenciais clientes).

Apesar disso, tenha em mente que a idade não é um limitador, nem mesmo o único fator característico do público-alvo. 

É possível criar uma peça extrovertida com o Tik Tok, como um vídeo de como fazer troca de óleo automotivo, e atrair consumidores mais experientes.

Afinal de contas, há uma parcela de adultos que também faz uso da rede social e, além disso, é possível compartilhar o conteúdo do Tik Tok em outras mídias.

3 – Criação de conteúdos virais

Qualquer marca deseja criar uma peça de marketing viral, que atinge um grande número de pessoas e se torna um sucesso na internet. 

A estratégia não somente atrai usuários em quantidade, mas também promove o engajamento, fazendo com que o próprio público passe a mensagem adiante.

As vantagens de um conteúdo viral são inúmeras, incluindo:

  • Popularização de produtos e serviços;
  • Destaque perante a concorrência;
  • Maior reconhecimento da marca;
  • Aumenta a curiosidade do público.

No entanto, não é tão simples criar um material viral, principalmente devido à grande competitividade nas redes sociais.

O Tik Tok quebrou essa barreira, visto que o engajamento no aplicativo tem índices mais altos do que em outras plataformas.

Além do mais, o usuário não consegue simplesmente “rolar o feed”. Ele passa pelos vídeos e, consequentemente, acaba interagindo.

Dessa forma, até um conteúdo simples, como um vídeo mostrando uma revitalização de um móvel com resina epoxi, feito com auxílio das ferramentas de edição do Tik Tok, tem capacidade para ser viral.

Além disso, o tempo gasto na rede social é significativo. Nos Estados Unidos, os usuários passam cerca de 46 minutos por dia na plataforma. Ou seja, é possível criar um material viral, de custo extremamente baixo, ou até nulo.

4 – Encontro de influenciadores

O Tik Tok é uma das mídias mais usadas pelos influenciadores digitais. Grande parte dos youtubers e instagrammers renderam-se ao aplicativo e, além disso, muitos novos influencers surgiram na plataforma.

Isso porque, devido à simplicidade da ferramenta e os efeitos interessantes, é muito mais simples criar um vídeo no Tik Tok do que no YouTube, por exemplo. Assim, a primeira rede passa a ser usada com maior frequência e mais interações.

Para as empresas, essa é uma boa oportunidade de investimento em marketing de influenciadores. 

O Tik Tok ainda não conta com recursos como o Facebook e Instagram Ads, de anúncios patrocinados, mas é possível contar com os famosos da rede para a divulgação de produtos e serviços.

Por exemplo, uma TikToker que faz vídeos sobre casas pode firmar uma parceria com uma empresa de forro de gesso, usar o material e postar o resultado em vídeo no Tik Tok.

Hoje em dia, o marketing de influenciadores é uma das estratégias mais eficientes, pois as pessoas tendem a considerar a opinião de celebridades da internet.

5 – Facilidade de uso da plataforma

Não é preciso ser um grande expert em redes sociais para usar o Tik Tok. 

Aliás, em comparação com o YouTube, a plataforma de vídeos chinesa é muito mais simples, pois os vídeos são gravados e editados diretamente no aplicativo, de forma intuitiva e simples.

Dessa forma, caso um usuário queira falar sobre o que é o procedimento de st metrologia, não é necessário investir em grandes equipamentos ou softwares de edição. 

Com o celular, o Tik Tok e um pouco de criatividade, é possível ter um ótimo conteúdo. 

A proposta da rede social é justamente essa: dar poder aos usuários para criar conteúdos interativos e interessantes, em um programa de fácil manipulação, que permite, ao mesmo tempo, a edição de áudio e vídeo, com os mais diversos filtros e efeitos.

6 – Pouca necessidade de investimento

Por não contar com ferramentas de anúncios patrocinados, o Tik Tok é uma ferramenta muito barata para o marketing. 

Em alguns casos, não é preciso gastar nenhuma quantia para produzir um conteúdo.

Sendo assim, um vídeo sobre como tira entulho de construções, por exemplo, pode ser bastante educativo e, ao mesmo tempo, não gerar gastos para a empresa.

Porém, é importante lembrar que o Tik Tok não é focado em propaganda, mas sim no relacionamento e engajamento entre os usuários. Por isso, é importante ter cuidado na hora de produzir o conteúdo ideal.

Conclusão

O Tik Tok é realmente um fenômeno da internet atual e vem conquistando cada vez mais usuários em todo o mundo. 

Com um enorme potencial para viralidade, a rede social é altamente intuitiva e simples, possibilitando que todas as pessoas possam usar o aplicativo com facilidade.

Entretanto, é necessário lembrar que o Tik Tok, assim como as demais redes sociais, é uma plataforma de entretenimento e não um canal publicitário. 

Por isso, para conquistar o sucesso com marketing, é preciso levar em consideração o perfil dos usuários e o que eles realmente querem consumir na internet.

Além disso, é imprescindível considerar que a audiência do Tik Tok é bastante específica, formada por adolescentes e jovens, majoritariamente. Esse fato pode influenciar a forma como se produz o conteúdo.

Ou seja, devemos investir no poder da criação e deixar a criatividade aflorar, para oferecer um material atrativo e interessante ao público-alvo.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Nenhum comentário ainda.

Deixe seu comentário: