Qual a importância de criar um e-mail para sua empresa?

Por Mais Empresas  |  21/08/2020  |  Comente »

Mesmo com o crescimento exponencial das redes sociais e dos aplicativos de mensagens instantâneas, o e-mail ainda é considerado o canal de comunicação mais eficiente entre pessoas e empresas em todo o mundo.

Atualmente, estima-se que existam mais de 4,3 bilhões de contas de e-mail e que 92% dos usuários de internet usam o recurso, sendo que 61% diariamente. 

Além disso, 72% dos consumidores afirmam que preferem o e-mail para tratar de assuntos com as empresas.

No entanto, é preciso separar as contas pessoais das profissionais, principalmente quando lidamos com estratégias de marketing e relacionamento com os clientes. 

Endereços personalizados, como e-mails corporativos com o nome da marca no domínio, transmitem mais credibilidade e confiança ao público.

Por isso, caso a sua empresa ainda não tenha um e-mail próprio, está na hora de começar a investir na estratégia.

No artigo de hoje, saiba qual a importância de criar um e-mail para a sua empresa e as principais vantagens de um endereço eletrônico corporativo. Acompanhe a leitura!

O que é um e-mail corporativo?

O e-mail corporativo ou profissional é um canal de comunicação personalizado com o nome da sua empresa, que pode integrar diferentes setores ou pessoas, por exemplo:

“atendimento@nomedasuaempresa.com.br” ou “seunome@nomedasuaempresa.com.br”.

A partir disso, já é possível perceber a diferença desse tipo de e-mail com o convencional, geralmente hospedados nas plataformas mais populares, como o Gmail, Yahoo, Outlook, Hotmail, etc.

Engana-se quem pensa que o e-mail corporativo só é adotado por grandes empresas. 

Ao contrário, todo e qualquer negócio pode ter um endereço profissional. Assim, uma escola de violão, por exemplo, pode criar uma conta própria e outros e-mails para os professores.

No ambiente profissional, ter esse tipo de conta vai além de uma opção, mas é uma maneira de transmitir credibilidade ao público.

Pois mostra que a sua empresa está disposta a ir além do amadorismo, se importando com os detalhes da comunicação.

Além disso, o e-mail corporativo reforça o nome da marca na mente dos clientes, colaboradores e parceiros. Ou seja, é uma estratégia de marketing e uma maneira de aumentar o reconhecimento do seu negócio.

Quais as principais vantagens de um e-mail corporativo?

Mas do que melhorar a credibilidade da empresa e reforçar a imagem da marca, o e-mail corporativo é uma maneira de transmitir confiança para a audiência. 

Hoje em dia, muitas pessoas têm medo de cair em golpes na internet, que são comuns por hackers que criam contas falsas de e-mails.

Portanto, quando a sua escola de música disponibiliza um e-mail com domínio próprio para tratar sobre aulas de violino, os interessados se sentem mais protegidos, o que é extremamente benéfico para os negócios.

Abaixo, separamos outras vantagens do e-mail corporativo para a sua empresa. Confira!

1 – Maior segurança de dados

O e-mail profissional permite que a empresa acompanhe todos os dados que entram e saem do seu negócio. 

Isso porque muitas plataformas de domínio próprio contam com sistemas de backups diários para proteção das informações, com gerenciamento em nuvem para aumentar a capacidade de armazenamento.

Essa segurança permite acompanhar com mais assertividade a comunicação, evitando ruídos nas mensagens. 

Por exemplo, a empresa pode consultar os dados a respeito da locação de salas para treinamento e, com isso, verificar corretamente quais clientes fizeram a requisição de aluguel.

Além disso, o e-mail corporativo utiliza de uma criptografia de ponta para dificultar o acesso às informações e evitar o uso de dados por hackers

O domínio também oferece a possibilidade de bloqueio de spam, entre outras mensagens suspeitas que podem infectar o sistema com vírus.

2 – Relacionamento profissional

Quando um usuário recebe uma cotação para restauração de fachada de um e-mail pessoal, ao invés de um endereço corporativo, a empresa transmite a ideia de amadorismo. 

Isso se reflete na forma como o cliente enxerga o seu trabalho, o que pode ser extremamente prejudicial para os negócios.

Fora isso, o e-mail corporativo permite o desenvolvimento de estratégias de marketing.

Como por exemplo cadastro em newsletter, envio de contato para download de material rico, entre outras iniciativas que aumentam a geração de leads (potenciais clientes).

Inclusive, o endereço de e-mail corporativo pode aparecer em outras peças publicitárias, como na impressão adesivo, nos cartões da empresa, entre outros.

3 – Flexibilidade de criação de contas

As empresas que lidam com um grande volume de dados e operam com diferentes setores têm a liberdade de usar o domínio para criar vários e-mails corporativos.

Assim podem ser separados por ramo de atendimento ou até mesmo para cada colaborador.

Isso torna a comunicação mais efetiva, uma vez que um cliente interessado na cotação para aluguel de espaço comercial pode falar diretamente com a equipe de vendas.

Enquanto isso, outro consumidor interessado em mudar especificações contratuais pode entrar em contar com o suporte.

Com isso, o atendimento torna-se mais direcionado, sendo possível resolver as requisições do público com mais facilidade. Além disso, os próprios usuários podem decidir para qual setor desejam enviar uma mensagem.

Como criar um domínio de e-mail próprio?

Diante de todas as vantagens apresentadas, é nítida a importância de criar um domínio personalizado de e-mail para a sua empresa. 

No entanto, muitas pessoas têm dúvidas por onde começar, qual ferramenta escolher e quanto custa o desenvolvimento de um endereço profissional.

Basicamente, é possível contratar um serviço de domínio de e-mail em um site de hospedagem. Caso a sua empresa já tenha uma página própria, vale a pena verificar se a plataforma oferece planos para criação de e-mails personalizados.

De maneira geral, os planos mais básicos contam com esse recurso.

Caso a sua empresa não tenha o interesse de criar várias contas de e-mail, o site de hospedagem pode dar conta do recado.

E se o seu domínio de página não ofereça essa possibilidade, uma outra alternativa é contratar um plano diretamente em plataformas gratuitas de e-mail, como o Gmail. 

Tudo irá depender dos objetivos da sua estratégia com o endereço corporativo e a quantidade de contas vinculadas que se deseja criar.

Quanto custa ter um domínio de e-mail?

O preço para criar um e-mail profissional pode variar muito, conforme a plataforma, a hospedagem ou o plano escolhido. 

Para se ter qualidade, é provável que o valor seja um pouco mais dispendioso.

Por isso, é necessário avaliar o quanto a sua empresa dispõe para investir na estratégia.

Há opções de 20 a 30 reais mensais, bem como serviços de hospedagem gratuitos. 

Contudo, é preciso avaliar se o e-mail tem limitações para envio de mensagens, se o nome será o mesmo da sua marca e se é acessível ao público.

Por isso, na hora de decidir onde criar o seu domínio de e-mail, leve em consideração alguns pontos:

  • Quantos e-mails a sua empresa precisa?
  • As mensagens serão enviadas de maneira convencional?
  • Qual é a segurança do meio de hospedagem?
  • A sua empresa conta com servidores com capacidade adequada?

Além disso, se a intenção é usar o e-mail como estratégia de marketing, é necessário ter um contato de fácil assimilação, possibilitando a leitura em inúmeras peças publicitárias, como um adesivo automotivo.

Isso porque muitos sites gratuitos para a criação de e-mails corporativos disponibilizam nomes muito longos, que comprometem a identificação pelo público.

Por isso, vale a pena encarar o custo de um domínio de e-mail como um investimento.

A criação do endereço profissional melhora o relacionamento com o cliente, aumenta a credibilidade e pode ter um excelente ROI (Retorno sobre Investimento).

Mesmo para as pequenas e médias empresas, como um empreendimento de sinalização vertical de advertência, recomenda-se procurar por uma solução inteligente de criação de conta de e-mail corporativo

Assim, há uma melhora no alcance da marca e conquista maiores chances de vendas.

Conclusão

Como vimos, o e-mail ainda é a ferramenta de comunicação mais popular da internet. 

Mesmo com o crescimento das redes sociais, aplicativos de trocas de mensagens e dos chatbots em plataformas comerciais, a troca de e-mails permanece como uma das formas mais eficientes para estabelecer um relacionamento entre usuários e empresas.

Não é à toa que grande parte das estratégias de marketing incluem ações de e-mails.

Como por exemplo newsletter, envio de ofertas exclusivas e respostas de inquietações dos clientes diretamente pelo endereço de correio eletrônico.

A popularidade do e-mail justifica-se pela sua confiabilidade, sendo uma ferramenta que transmite credibilidade e profissionalismo. 

Por isso, muito mais do que ter uma conta de e-mail, as empresas devem contar com endereços corporativos, separando seus canais pessoais e profissionais.

Com um pouco de investimento, é possível usufruir de todos os benefícios de um e-mail corporativo.

Além disso, você tem maior controle de dados e informações, evitando ações de hackers e pessoas mal intencionadas que podem comprometer a imagem da empresa.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Nenhum comentário ainda.

Deixe seu comentário: